miércoles, 8 de febrero de 2017

1958 Em Família telenovela brasileira 2014

Em Família é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 21 horas, entre 3 de fevereiro e 18 de julho de 2014, em 143 capítulos,substituindo Amor à Vida e sendo substituída por Império. Foi a  "novela das nove" exibida pela emissora.
Foi escrita por Manoel Carlos, com a colaboração de Angela Chaves, Juliana Peres, Maria Carolina, Mariana Torres e Marcelo Saback, contou com direção de Adriano Melo, João Boltshauser, Luciano Sabino, Teresa Lampreia e Thiago Teitelroit, direção geral de Leonardo Nogueira e direção de núcleo de Jayme Monjardim.Foi a última telenovela do horário escrita pelo autor, e com isso, encerra-se o ciclo de Helenas, que começou com Lílian Lemmertz em Baila Comigo no ano de 1981 e termina com a filha da atriz, Julia Lemmertz.

Enredo
Primeira e segunda fase
Duas irmãs, Chica (Juliana Araripe) e Selma (Camila Raffati), são casadas com dois irmãos, Ramiro (Oscar Magrini) e Itamar (Nelson Baskerville), respectivamente. Do casamento de Chica e Ramiro, nasceram Clara (Karize Brum), Felipe (Guilherme Prates) e Helena (Bruna Marquezine). Já Selma e Itamar tiveram Laerte (Guilherme Leicam), um jovem flautista, muito talentoso, namorado da prima Helena e alvo da paixão de Shirley (Alice Wegmann), que é apaixonada por ele desde pequena. Laerte também morre ciúmes
de Helena e um dos alvos do ciúme de Laerte é Virgílio (Nando Rodrigues), um rapaz de origem humilde, que guarda para si o amor que sente por Helena desde criança, em respeito à amizade que tem por ela e Laerte . Shirley, sempre invejosa, viu Helena se afogando em um rio durante a infância e não a ajudou, torcendo para que ela se afogasse. Laerte e Virgílio conseguem salvá-la, mas Laerte tem um ataque de ciúmes, devido a uma respiração boca a boca feita por Virgílio.
O romance, iniciado na infância, de forma ingênua, teria tudo para andar às mil maravilhas, se não fosse pelo excesso de ciúmes que Laerte sente por Helena, o motivo de constantes idas e vindas do casal, que vai crescendo conforme eles ficam adolescentes, tanto que ele exige que ela prove o amor por ele, e então fazem um pacto de sangue, e ele lhe presenteia com o colar de um fênix, a ave que renasce das cinzas, como ele promete ser o amor deles: Infinito, que sempre renascerá. Mas quando os sonhos de Helena e Laerte estão prestes a se tornarem realidade, uma tragédia marca para sempre a vida dos dois: No altar da igreja, no meio da cerimônia de casamento com Helena, Laerte é preso por tentativa de assassinato a Virgílio, pois o navalhou e o enterrou vivo, após Virgílio flagrá-lo na cama com uma prostituta na sua despedida de solteiro, e ter ameaçado contar tudo a Helena. Após todo este escândalo, ainda no altar, o pai da noiva não aguenta, o que acaba provocando um enfarto e a morte em Ramiro, o que o afasta de Helena, que passa a odiá-lo de todo seu coração, por tudo que ele fez e por causar a morte de seu pai. Laerte, então, é condenado a um ano de prisão e preso,porém antes de sair a sentença ele visita Helena e exige que quer participar da vida do filho que Helena espera, mas ela se vinga, dizendo que tirou o bebê. Laerte a agride, a acusando de assassina por ter matado o filho dele. Helena se desespera, mas não revela a verdade e esconde a gestação.
Assustada com tudo, Helena resolve deixar Goiás e se muda para o Rio de Janeiro com a mãe e os irmãos, levando junto sua amiga Neidinha(Jessica Barbosa), irmã de Virgílio, que sonha fazer faculdade de enfermagem e só no Rio teria uma melhor chance. Virgílio, após ficar um pouco melhor, vai para o Rio de Janeiro em busca de emprego e de melhores cuidados médicos, tendo que conviver para sempre com a cicatriz feita por Laerte.
No Rio, Neidinha, virgem, é estuprada por três homens em uma van. A jovem fica em estado de pânico, e toda a família se desespera. Helena fica aterrorizada com a violência que sua melhor amiga sofre, e passa muito mal, sofrendo um aborto espontâneo, entrando em depressão. Virgílio mostra mais uma vez ser o melhor amigo da jovem, a apoiando e amparando.
Após cumprir pena de um ano ,Laerte volta para a casa de sua mãe, que parou de falar com a irmã e os sobrinhos depois de tudo isso, e descobre que teve um filho com Shirley, a grande rival de Helena, que fez de tudo para separá-los, e aos seduzir Laerte enquanto ele esperava seu julgamento em liberdade, conseguiu lhe dar o golpe da barriga, porém Laerte não quer assumir a criança, para desespero de Shirley. Sem saída, ele registra o bebê , mas não deseja uma vida de pai e homem de família, abandonando Shirley e o bebê. Decidido a seguir seu sonho, e esquecer seu passado de dor, ele deixa Esperança, no interior de Goiás, e vai para a Europa se aperfeiçoar como flautista, completando seus estudos de música.
Terceira fase
Passados vinte e quatro anos, Helena se transformou em uma leiloeira, está rica e casada com Virgílio. Eles são pais de Luiza, que é muito parecida com Helena no passado.
Laerte se transformou em um flautista muito famoso, se apresentando pelo mundo. Há dez anos ele é casado com a pianista Verônica, com quem mora a em Viena, na Áustria. Embora Verônica o ame e tente agradá-lo em tudo, Laerte é frio e distante, a tratando com indiferença, sem muito carinho, apenas cumprindo seu dever de marido de forma mecânica, forçada, o que faz Verônica sofrer, se sentindo mal amada e usada. Tentando salvar seu casamento, ela convence Laerte, e então abrem juntos uma escola de música, e ela percebe que eles se dão melhor como parceiros de trabalho que como um casal. Verônica também sempre quis ter filhos, mas Laerte nunca quis ser pai, dizendo que o filho que teve com Shirley foi um acidente e que o único filho que quis ter era com Helena, a acusando de ter destruído tudo. Verônica se revolta a cada vez que ele fala nela, e pensa em sumir, chorando demais. Tudo piora quando vão morar no Rio de Janeiro, pois Verônica sabe da obsessão dele por Helena, e no Brasil ele fica agressivo e impaciente com Verônica, que tenta mudar o marido com ajuda da sogra, Selma.
Ainda na Áustria, em um concerto, ele conhece Luíza e fica fascinado pela semelhança dela com Helena, a mulher que nunca esqueceu. Verônica percebe e passa a ver que Luíza também representa uma ameça a sua felicidade conjugal, entrando em grande fúria. Laerte volta para o Brasil para encontrar o pai que está doente. Aqui, ele reencontra Shirley, que ainda é apaixonada por ele, mas diz que o perdoou e passa a tratá-lo como amigo, embora passe a persegui-lo e seduzi-lo. Ela o apresenta ao filho, Leto, que passa a tentar conviver com o pai, que nunca conheceu pessoalmente, tentando perdoá-lo pelo abandono.
Shirley casou com outros homens, ficou milionária e vive esnobando sua riqueza, humilhando e pisando em todos. Sua obsessão por Laerte é tão alta que ela fez uma tatuagem com o nome dele. Ela teve uma filha do último marido, que faleceu. A menina se chama Bárbara e vive sendo humilhada pela mãe, que não aceita a filha ser gorda, não ter vaidade e viver preocupada com o avô, pai de Shirley, pois sempre desprezou e humilhou o pai, não querendo que ninguém tenha pena dele agora que está idoso. Até hoje Shirley odeia Helena e finge-se de querida colega de infância, mas ambas se tratam com falsidade, e se detestam. Como sempre soube que Laerte só teve olhos para Helena, ela quer vingança e passa a fazer amizade com Luiza, tentando colocá-la contra a mãe, e passa a seduzir Virgílio, desejando que Helena fique sozinha e infeliz. Shirley consegue o que deseja e se torna amante de Laerte, que deixa claro não querer nada sério, só sexo.
O ponto alto da trama é o reencontro de Helena e Laerte. Os dois brigam muito, se acusam e se agridem, despejando todo ódio que sentem um pelo outro, embora haja uma paixão escondida. Laerte também reencontra Virgílio e os dois brigam feio, e Virgílio tenta marcar o rosto dele com uma navalha, como Laerte fez, mas não consegue, e Laerte escapa.
Paralelamente tem as historias de Clara, irmã de Helena, uma dona de casa fiel e feliz, que tem um filho pequeno chamado Ivan, mas que de uma hora para outra passa a viver um grande dilema: O de ficar com o marido, Cadu, que descobre ter problemas cardíacos, ou se entregar a paixão por sua patroa, Marina, uma fotógrafa que se declara apaixonada por ela.
Felipe, o irmão de Helena, é médico e vive o drama da dependência em álcool, buscando ajuda da família para se tratar.
Chica, que após 24 anos viúva e sozinha, reencontra o amor ao viver um romance com Ricardo,que é disputado pela ex-mulher, a mimada e controladora Branca , que vive em guerra com a filha, que apoia o pai ,
Juliana, a irmã caçula de Chica e Selma, nunca conseguiu ser mãe. Ela e o marido se divorciam e passaram a viver um inferno de brigas. Ela fica obcecada pela adoção da filha da empregada, que morre em um acidente. Disposta a tudo para ter a menina, ela chega a sequestrá-la, até que toma uma decisão radical: Casa-se com o pai biológico da criança para tê-la ao seu lado, enfrentando um casamento infeliz por querer ter a criança como filha.
Selma fica viúva e entra em depressão, voltando a falar com a família, tentando se perdoar e perdoar a todos pelo tempo perdido. Como consequência da depressão, ela enfrenta a sensilidade precoce, passando a esquecer das coisas.
André é o namorado apaixonado de Luiza, que sofre por não saber quem são seus pais biológicos, tendo ajuda de sua mãe adotiva para achá-los.
Alice é a filha de Neidinha, que vive em brigas com a mãe, querendo saber quem é seu pai, mas nunca obtém nenhuma resposta, o que gera uma frustração muito grande. Um dia Neidinha revela ter sido vítima de um estupro quando era virgem, por três homens, um branco, um negro e um pardo, e que é impossível descobrir a identidade do pai de sua filha, revelando todo seu amor a menina, pois levou a gravidez adiante e por amor a Deus, sabendo que o bebê não tinha culpa, sendo ajudada por família e pela família de Helena. Alice fica transtornada e com ajuda do namorado, passa a frequentar presídios em busca do pai desconhecido.
A trama tem uma reviravolta quando Laerte passa a seduzir Luiza, quando ela se matricula em sua escola de música para aprender flauta, virando sua aluna. Sem resistir ao primo e professor, passa a se relacionar amorosamente com ele, mesmo ele sendo muitos anos mais velho.Após o ato, Luiza acaba se sentindo culpada, pois sabe de todo mal que ele causou a sua família, mas não consegue resistir aos encantos do flautista, temendo que sua mãe descubra o romance, pois não quer vê-la sofrer, ficando divida entre a paixão por seu namorado, o amor por sua mãe e a atração intensa que sente por Laerte.
















Produção

Em Família marca a última telenovela escrita por Manoel Carlos. Com isto, a Rede Globo escolheu mostrar uma trama baseada em situações familiares e triângulos amorosos, e temas como o alcoolismo (Thiago Mendonça - Felipe), a homossexualidade (Giovanna Antonelli - Clara, Tainá Müller - Marina, Maria Eduarda - Vanessa) e a doença de Parkinson (Paulo José - Benjamin).

Cenário

Os primeiros capítulos da trama, foram gravados no município de Goiásestado homônimo, também conhecido como Goiás VelhoPirenópolis e, também teve locações na capital Goiânia.Segundo o autor, ele preferiu começar a história fora da cidade do Rio de Janeiro porque precisava de um cenário rico, mas que mantivesse os costumes regionais. Além de Goiás e Rio de JaneiroViena na Áustria é outro cenário que faz parte da terceira fase da trama, segundo o diretor de núcleo, Jayme Monjardim, a cidade foi escolhida por ser musical, uma vez que na telenovela contará com quatro músicos entre os personagens principais.

Elenco
Ator/AtrizPersonagem
Júlia LemmertzHelena Proença Fernandes Machado (Leninha)
Bruna MarquezineLuiza Proença Fernandes Machado
Helena Fernandes Machado (Leninha) (2ª Fase)
Humberto MartinsVirgílio Machado
Gabriel Braga NunesLaerte Proença Fernandes
Vivianne PasmanterShirley Soares
Giovanna AntonelliClara Proença Fernandes
Tainá MüllerMarina Meirelles
Reynaldo GianecchiniCarlos Eduardo (Cadu)
Vanessa GerbelliJuliana Castro Proença
Natália do ValeFrancisca Proença Fernandes Muniz (Chica)
Helena RanaldiVerônica Saldanha
Ana Beatriz NogueiraSelma Proença Fernandes
Marcello Melo JrJairo da Silva
Leonardo MedeirosFernando de Castro (Nando)
Bianca RinaldiSilvia Monteiro Passos
Thiago MendonçaFelipe Proença Fernandes
Ângela VieiraBranca Dutra
Bruno GissoniAndré
Louise D'TuaniLívia Couto de Guimarães
Erika JanuzaAlice Machado Torres
Maria Eduarda de CarvalhoVanessa
Herson CapriRicardo Noronha Muniz
Paulo JoséBenjamim Machado
Betty GoffmanMiss Lauren
Polliana AleixoBárbara Soares
Lica OliveiraDulce
Suely FrancoFlora
Antônio PetrinViriato Soares
Ronny KriwatLaerte Proença Fernandes Filho (Leto)
Ágatha MoreiraGiselle Dutra Noronha Muniz
Jéssika AlvesGuiomar
Roberta AlmeidaSandra
Carol MacedoGorete
Cláudia AssunçãoMafalda Soares
Cláudia MauroAna
Remo RochaMauro
Jorge de SáMatias Brito
Maria PompeuWanda
Miguel ThiréGabriel
Rafael ZuluTheodoro (Theo)
Tânia TokoRosa
Elina de SouzaNeide Machado (Neidinha)
Monique CuriTelma
Patrícia NavesVilma
Sacha BaliMurilo
Carla Cristina CardosoIvone (Ivi)
Gisele AlvesZuleika (Zu)
Ju ColomboCeiça
Lionel FischerDaniel
Nicole EvangelineLaiz
Paulo VerlingsLeonardo (Léo)
Renatta GomesKátia
Wilson RabeloBatista Machado
Allan Souza LimaAntonio
Rafael TombiniLeandro Proença
Luisa MoraesFlávia Campos (Flavinha)
Manu GavassiPaula Melo (Paulinha)
Bruna FariaBeatriz de Castro (Bia)
Maria Eduarda MacedoBruna Barcelos
Maria Luísa TorrensAna Clara Barcelos
Vitor FigueiredoIvan Proença Fernandes

1ª e 2ª fase

Ator/AtrizPersonagem
Alice WegmannShirley Soares (2ª Fase)
Antonio SaboiaFernando de Castro (Nando) (1ª e 2ª Fases)
Arthur AguiarVirgílio Machado (1ª Fase)
Bruno AhmedFrederico (Fred) (2ª Fase)
Camila RaffantiSelma Proença Fernandes (1ª e 2ª Fases)
Camilla CamargoAna (2ª Fase)
Cyria CoentroMaria Machado (1ª e 2ª Fases)
Duda MeneghettiRafaela Soares (2ª Fase)
Eike DuarteLaerte Proença Fernandes (1ª Fase)
Gabriela Carneiro da CunhaJuliana Proença Fernandes da Silva (1ª e 2ª Fases)
Giovanna RispoliShirley Soares (1ª Fase)
Guilherme LeicamLaerte Proença Fernandes (2ª Fase)
Guilherme PratesFelipe Proença Fernandes (2ª Fase)
Gustavo ArthiddoroMauro (2ª Fase)
Henrique SchaferViriato Soares (1ª e 2ª Fases)
Jessica BarbosaNeide Machado (Neidinha) (1ª e 2ª Fases)
Julia DalaviaHelena Proença Fernandes Machado (Leninha) (1ª Fase)
Juliana AraripeFrancisca Proença Fernandes Muniz (Chica) (1ª e 2ª Fases)
Karize BrumClara Proença Fernandes (2ª Fase)
Luana MarquezineClara Proença Fernandes (1ª Fase)
Marley DanckwardtMartha Soares (1ª e 2ª Fases)
Nando RodriguesVirgílio Machado (2ª Fase)
Nelson BaskervilleItamar Fernandes
Oscar MagriniRamiro Fernandes (1ª e 2ª Fases)
Pedro BosnichAlberto (Beto) (2ª Fase)
Simone SoaresMafalda Soares (1ª e 2ª Fases)
Vinícius MazzolaFelipe Proença Fernandes (1ª Fase)



Elenco de Apoio

Ator/AtrizPersonagem
Alexandre SlavieroSandro
Aline FanjuRafaela Soares
Ana Carolina DiasCláudia
André TellesFrederico (Fred)
Bianka FernandesTatiane (Tati)
Carol MagnoJúlia ()
Chao ChenNamura
Chris MonizLeila
Christiane AlvesMaria Luísa (Malu)
Gilberto MarmorosHamilton
Herbert Richers Jr.Luciano
Jefferson AlmeidaLeônidas (Léon)
José Rubens ChacháDiogo Meirelles
Leo AlbertRoberto
Luana AzevedoRita (Ritinha)
Magdale AlvesIolanda
Michel MelamedMichel
Michelle MoraesLuana
Orion XimenesPedro
Paulo RezendeJosé
Pedro FarahHelder
Rhavine ChrispimViviane (Vivi)
Silvia QuadrosIsolda

Participações especiais

Ator/AtrizPersonagem
Alfredo Martinsjuiz do julgamento de Felipe
Bernardo DuginLucas
Bernardo FelintoFiscal no Aeroporto
Beto NasciRicardo Noronha Muniz (1ª e 2ª Fases)
Carla Cristina CardosoIvone (Ivi)
Cássio PandolfiSaldanha
Chitãozinho e XororóEles Mesmos
Diogo SallesVlad
Eduardo GalvãoPedro Paulo
Flávia ParedesProstituta de Laerte
Flávio TolezaniMarcelo (novo namorado de Luiza)
Gilberto TorresDoutor
Gustavo MachadoVictor
Hélio Ribeirodiretor do hospital
Isabel GueronClarisse
Jonathan AzevedoRapaz na Van que Abusa de Neidinha
Karen JunqueiraGarota de Programa
Mabel CezarProfessora Cotinha
Marcelo BatistaEstuprador
Márcio MachadoApresentador do Concurso Miss Esperança
Maria Carolina Lampreia MatarazzoModelo Mirim
Maria Helena PaderHeloísa
Marlon ShuckColega de Luiza na faculdade
Maurício HubertzannJuiz do julgamento de Laerte
Monica MartinGogo Girl
Monique LafondJuíza de Paz
Paulo VespúcioDelegado que Prende Laerte
Paulo Reisdono da empresa de aviação
Renata TobelemSheila (mulher que critica Felipe)
Ricardo VlaudSecretário do hospital onde Juliana tem o parto
Rita PortoJuíza do Divórcio de Branca e Ricardo
Saulo RodriguesGustavo
Sílvio MatosPadre do casamento de Luiza e Laerte
Tiago MartelliMatheus
William VitaRodrigo
Trilha Sonora
álbum nacional da trama reúne 24 faixas de grandes nomes da música popular brasileira. Entre as escolhidas estão o tema de abertura, "Eu Sei Que Vou Te Amar" de Tom Jobim e Vinicius, na bela voz de Ana Carolina; "Cartas de Amor", que embala o par romântico dos protagonistas Júlia Lemmertz e Gabriel Braga Nunes, cantada por Roberto Carlos, e "Só Vejo Você" da cantora Tânia Mara, tema de Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller)
Em Família
Helena's Shadow (EN)
La Sombra de Helena (ES)

Em Família (PT)
Informação geral
FormatoTelenovela
GêneroDrama
Romance
Duração70 minutos
45 minutos (quartas-feiras)
Criador(es)Manoel Carlos
País de origem Brasil
Idioma original(português brasileiro)
Produção
Diretor(es)Jayme Monjardim
Leonardo Nogueira

Tema de aberturaEu Sei Que Vou Te AmarAna Carolina 
Tema de encerramento"Eu Sei Que Vou Te Amar", Ana Carolina
Exibição
Emissora de televisão originalBrasil Rede Globo
Formato de exibição1080i (HDTV)
Transmissão original3 de fevereiro - 18 de julho de 2014
N.º de episódios143
Cronologia
Programas relacionadosBaila Comigo
Felicidade
História de Amor
Por Amor
Laços de Família
Mulheres Apaixonadas
Páginas da Vida
Viver a Vida
(Novelas com protagonista Helena)
Rede Globo
Telenovela 211

No hay comentarios:

Publicar un comentario

*T E L E N O V E L A*

Una telenovela es un género televisivo producido originalmente en varios países de América Latina, cuya principal característica es contar desde una perspectivamente básicamente melodramática una historia de amor a lo largo de varias decenas de capítulos (usualmente más de 100) y que casi siempre tiene un final.

Durante el trayecto de la misma, los personajes principales (un galán y una damita joven) sufren los embates de uno o varios villanos (generalmente una novia despechada, un madre celosa o un padre despótico), que se ve coronada con la felicidad en el último minuto del capítulo final, hasta el cual se sucede una innumerable cantidad de peripecias. Esencialmente de carácter sentimental, con intrigas, engaños y confusiones.

Con los años han ganado más acción e incorporado elementos de otros 'géneros' (como el policíaco, la comedia, el thriller e incluso la ciencia ficción).

El argumento base de la telenovela es el de la ascención social que, generalmente, se da por medio del matrimonio (aunque también ha habido muchas en que la protagonista luego de ser seducida y abandonada, logra revertir su penosa situación y triunfa a costa de mucho esfuerzo y dedicación - sirviendo así de ejemplo, sobre todo, para las amas de casa y las mujeres que hasta los años 80, eran el público fundamental de estas producciones; pero hace un par de décadas amplios segmentos masculinos consumen seriales de esta clase).

En la telenovela clásica, generalmente hay un amor imposible, un/a hijo/a abandonado/a (casi siempre un/a heredero/a de una abultada fortuna), y grandes secretos del pasado que, al revelarse, cambian el curso de la historia rectificando fatales errores e injusticias.

La telenovela moderna ha abortado temas tan polémicos y peliaguados como el cáncer, las drogas, la homosexualidad y el crimen. También, por su gran matiz prescriptivo, promueven sensibles cuestiones sociales.

Aunque muchos lo cuestionen, la telenovela se ha vuelto patrimonio de la cultura latinoamericana (sobre todo donde mayor sofisticación ha alcanzado, como en Brasil). Pero su finalidad básica no es educar, como algunos pretenden, ya que es un programa de neto entretenimiento y que surgió más por estímulo de las jaboneras que por una necesidad recreativa o cultural.

El género nació en la radio, específicamente en Cuba, donde salieron al aire los primeros seriados radiales.
Cuando nace la TV en América Latina, especialmente en Cuba y Brasil (otoño de 1950), el género es automáticamente importado al nuevo medio. La primera telenovela latinoamericana parece ser la brasileña Tu vida me pertenece (Sua vida me pertence, en port.), realizada por TV Tupi de São Paulo. Empezó el 21 de diciembre de ese año, con capítulos de 20 minutos y 3 veces por semana.

La cubana Senderos de amor, estrenada el 1ro de octubre de 1952, por CMQ-TV parece haber sido la segunda propuesta del género en el continente, a la cual siguió una estela de historias que para 1958 ya eran 15 por año, sólo en el antes mencionado Canal 6 (CMQ) .

Erróneamente, se da a México la paternidad de la telenovela. No es hasta el 9 de junio de 1958 que se emite, en vivo, por Telesistema Mexicano (TSM, Canal 4) Senda prohibida, de Fernanda Villeli, en Su Telenovela Colgate, diariamente a las 6.30 p.m.

Otras novelas que precedieron a Senda... fueron La criada de la granja (1954, Televisa, hoy Venevisión), Ante la ley (22 de agosto de 1955, Puerto Rico) ,La esquina (1955), escrita por Román Chalbaud, y transmitida por Radio Caracas Televisión y producida por Colgate-Palmolive,
El 0597 está ocupado es considerada la primera telenovela colombiana /1959/,Vila Faia primera telenovela portuguesa /RTP 1982/,
“Magdalena de la calle” primera telenovela paraguaya /1978/, Bar Cristal primera telenovela peruana /1959/,
1967 - CHILE: La chica del bastón , realizada por PROTAB, se convierte en la primera telenovela chilena,

Si bien son temáticamente parecidas a las soap operas de la televisión anglosajona, a diferencia de éstas, la telenovela latinoamericana tienen un número limitado de episodios, no pasando normalmente de alrededor de cien o pocos cientos y de una duración de aproximadamente seis meses a un año como máximo. En casos excepcionales su duración se puede extender a dos e incluso tres años, con la salvedad de las telenovelas de producción española, en las cuales la duración indefinida sí es lo habitual.Es también conocida como Tele-romance, llamada novela de TV o simplemente novela en Brasil, Tele-teatro o tira en Argentina, Culebrón (por su larga duración) en España y Venezuela, Seriado (por la cronología) en Colombia y Teleserie (porque la comedia o la acción es mayor al romance) en Chile y en zonas de Perú y Bolivia y comedia en Uruguay.

Telenovela es una palabra de origen castellano, especialmente del español hablado en Cuba, precursor de este género audiovisual que se inspiró en las radionovelas. El término es el resultado de la fusión de las palabras: tele (de televisión) y novela (el género literario romántico).

Telenovela é uma história de ficção desenvolvida para apresentação na televisão. Ela tem a característica de ser dividida em capítulos, em que o seguinte é a continuação do anterior. O sentido geral da trama é previsto inicialmente, mas o desenrolar e o desenlace não. Durante a exibição – que pode levar de seis a dez meses, em episódios diários –, novos rumos e personagens podem ser inseridos.Portugal é um grande produtor de telenovelas, onde se destacam as telenovelas produzidas pela TVI e da RTP, que já são exportadas para vários países e possuem uma qualidade estética e literária incrível. A primeira novela portuguesa foi Vila Faia da RTP/1982/.

Antes de cada capítulo de uma telenovela, é exibido um pequeno clipe audiovisual chamado abertura ou genérico contendo imagens relacionadas à temática da história; música de fundo; créditos de atores, diretores e autores da obra. Em alguns casos, esta abertura é exibida somente após o primeiro bloco da telenovela, ficando entre este primeiro bloco e o primeiro intervalo comercial. Trechos das aberturas também são exibidos como vinhetas de "estamos apresentado" e "voltamos a apresentar" no início e no fim dos intervalos comerciais e como encerramento, onde são exibidos créditos de produção como câmeras e produtores.

A ordem dos créditos exibidos numa abertura não é obrigatória e varia de acordo com cada produção, mas é comum que seja exibido primeiro o nome dos autores seguidos pelos protagonistas e antagonistas, núcleo central, apresentando (novos atores), atores convidados, crianças, participações especiais e por fim os colaboradores, os diretores, o diretor principal e o diretor de núcleo. O título da novela é comumente exibido no término da abertura, mas há também ocasiões em que é exibido tanto no início quanto no fim ou até mesmo somente no início ou no meio da abertura.

Já nos encerramentos, a ordem é: Elenco de apoio (atores com baixa participação nas novelas), autorização especial (geralmente vinda do SATED), equipe técnica (ordem variada), gerência de produção e, por último, marcas que anunciaram "merchandising" e a realização (logomarca, site da novela, ano de produção e razão social da emissora).

Em Portugal e países lusófonos de África as aberturas tem o nome de "Genérico" e possuem duração variada de 50 segundos à 1 minuto.

A palavra telenovela é uma palavra de origem castelhana, particularmente do espanhol falado em Cuba, país precursor desse gênero audiovisual que foi inspirado nas radionovelas. O vocábulo é fruto da fusão das palavras: tele (de televisão) e novela, que em espanhol é o mesmo que romance em português.

Devido a sua longa-duração, há quem aponte uma pretensa contradição em sua denominação, ao dizer que as telenovelas deveriam se chamar "telerromances". Porém, para a língua portuguesa, o gênero literário novela distingue-se do romance não pelo seu tamanho, mas pela forma como os eventos se sucedem na narrativa e pela abordagem folhetinesca da sua escrita.

A matriz original do termo mostrou ser forte a ponto de conseguir legitimidade em outros idiomas, como o russo, que preferia a palavra 'serial', para designar os folhetins audiovisuais.

A fala cotidiana em países como Brasil, Portugal e a própria Cuba, aceita a forma abreviada de 'novela' para chamar a obra audiovisual. Porém o termo "telenovela" é preferível a fim de distinguir a obra audiovisual da literária.