domingo, 16 de abril de 2017

1986 Prova de Amor telenovela brasileira 2005/2006


Prova de Amor é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Record e exibida originalmente entre 24 de outubro de 2005 a 17 de julho de 2006, em 229 capítulos, sucedendo Essas Mulheres e antecedendo Bicho do Mato.
Foi escrita por Tiago Santiago, com a colaboração de Altenir SilvaLuiz Carlos MacielAnamaria Nunes e Maria Cláudia Oliveira e direção geral de Alexandre Avancini e Produção Executiva de Claudio Araujo.
Foi reprisada pela primeira vez entre 4 de agosto de 2008 e 15 de maio de 2009, sendo substituída por Bicho do Mato, por causa da baixa audiência a reprise patinou por quase todos os horários da faixa vespertina da emissora.
Foi reprisada pela segunda vez de 27 de julho de 2015 a10 de maio de 2016 em 203 capítulos com poucos cortes inaugurando a faixa de reprises da Record que substituiu o horário do Programa da Tarde.Foi substituída por Amor e Intrigas a partir do dia 2 de maio de 2016 , além de dividir horário com a mesma até o dia 10 de maio de 2016.
Sinopse
Daniel Avelar (Marcelo Serrado) e Clarice Luz (Lavínia Vlasak), pais de Mariana (Júlia Maggessi), chamada de Nininha, tinham tudo para serem felizes. Amavam-se e estavam em franco progresso em suas vidas profissionais. Daniel é um jovem advogado que foi aprovado no concurso de Direito para ser defensor público e Clarice é uma jovem estudante de Biologia, que está fazendo mestrado em Ecologia e Educação Ambiental. A gravidez e a iminente vinda da pequena Mariana fazem com que os dois decidam se casar e constituir família.
Os planos do jovem casal são atrapalhados por Vitor Lopo Jr. (Leonardo Vieira), chamado de Vitinho ou Lopo Jr., vilão da história, criminoso e pérfido, apaixonado por Clarice e que não admite que ela se case com Daniel. A história da vilania que separa Daniel de Clarice e de sua filha Mariana é uma das tramas centrais da novela. Mariana é seqüestrada a mando de Lopo Jr., que a entrega para os vilões Elza Socorro (Vanessa Gerbelli) e Vicente Pestana (Luiz Henrique Nogueira), que usam crianças seqüestradas como pedintes de esmolas nas ruas da cidade. Eventualmente Elza ganha mais um cupincha, o corrupto advogado Dr. Estanislau Creonte Carvalho (Marcelo Picchi). Mariana acaba fugindo da megera e seus dois comparsas e encontra apoio de Guilherme Silva (Rogério Fróes), o "Velho Gui", que é seu grande amigo e protetor durante a novela, sem saber que este é pai de sua mãe e portanto seu avô. Este bom homem, embora idoso, esperou pacientemente - mais precisamente 50 anos - para se casar com seu grande amor, Alice (Helena Xavier), carinhosamente chamada "A Tia Mágica" por ser tia-avó de crianças que a adoram. Enquanto Daniel se vê obrigado a viver escondido dos bandidos e das autoridades ele conta com o apoio de Ubirajara Nascimento Ferreira (Rafael Zulu), chamado de "Bira", rapaz negro que trabalha como caseiro de sítio e habilidoso piloto de helicóptero, também como parceiro e confidente dele e de Clarice.
O amor de Daniel é disputado com Clarice pela policial Diana Alba (Patrícia França), que se vê obrigada a perseguir o amor de sua vida, quando ele se torna fugitivo da justiça. Daniel é perseguido ao mesmo tempo pela polícia e pela quadrilha de Lopo Jr., e eventualmente Diana encontra sua verdadeira felicidade em seu colega de trabalho, o também policial Júlio Ladeira (Jorge Pontual), com o qual se casa e tem uma filha, a pequena Juliana. Em auxílio de Júlio e Diana na delegacia estão os novatos Luísa Palmares (Ana Paula Tabalipa), Tibério Fialho, Telma Sandenberg e Francisco Santos (Daniel Andrade) - sendo que a terceira acaba capturada e assassinada pelos bandidos ao longo da trama e o último se revela um "X-9", um contato de criminosos infiltrado na polícia.
O principal inimigo de Júlio e Diana além de Lopo Jr. é Waldemiro Marquez (Perfeito Fortuna), o "Miro das Candongas", grande atacadista de armas e entorpecentes e sucessor do traficante Paulo Sérgio Barros Vidal (Márcio Garcia), conhecido por "Paulo Barão" - conforme mostrado num flashback, morto no estacionamento de um shopping por Diana no começo da novela. O posto de "Paulo Barão" é hoje fortemente ocupado por Miro, que tem em Lopo Jr. e seus asseclas como seus protegidos e "soldados do crime" e se considera o maior "imperador" do tráfico de drogas do país.
Dra. Estela Garcia (Adriana Garambone) é uma brilhante e bela advogada enquanto viveu - já que no meio da trama ela acabou seqüestrada por Lopo Jr., que a entregou a Miro para ser "julgada" pelo tráfico e cruelmente assassinada - defendeu Daniel cobrindo o lugar do advogado anterior, o Dr. Alexandre Herculano (Déo Garcez), o "Xande", homem negro e bem-sucedido que, mesmo por muito esforço próprio e sofrendo forte discriminação racial, conseguiu, após ser advogado de Daniel e Clarice no processo contra Lopo Jr. no início da trama, posteriormente, ascender ao posto de juiz de menores atuante na Primeira Vara de Infância e Adolescência -, acreditando fielmente na inocência de seu cliente. Estela teve um relacionamento rápido com o também advogado Dr. Saulo Veigas (Augusto Vargas), defensor de Lopo Jr. e acusador de Daniel no processo. Dr. Saulo também se vê responsável em acompanhar o tratamento de Elza quando esta é colocada no hospício para ser cuidada pelo psiquiatra Dr. Baltazar Matoso (Felipe Folgosi), já que Elza quando criança era uma vítima constante de maus tratos por parte de seu perverso padrasto, conhecido como "Seu Ferreira" (Roberto Frota), que a agredia, impedia-a de brincar e até violentava sexualmente sua mãe e irmã mais velha. Como se não bastasse todo esse tormento, Elza cresceu traumatizada e descobriu até que era sexualmente estéril (não poderia gerar filhos biológicos), e isso talvez explique o porquê dela seqüestrar e criar meninos e meninas como sendo crianças suas.
De outro lado da trama, também existe a história dos gêmeos Eduardo e Ricardo (interpretados por Pedro Malta), separados na maternidade, filhos da pediatra Joana (Bianca Rinaldi) e do fotógrafo freelancer Filipe Marinho (Heitor Martinez). Com a ajuda da corrupta enfermeira Guide (Priscilla Rozenbaum), Elza sequestra Ricardo (apelidado de "Joãozinho" por Elza e Pestana) para sua casa para tentar aplicar um golpe contra um ex-namorado rico, dizendo que Joãozinho era seu filho, mas este ex-namorado não cai no truque e a abandona. A família de Eduardo e "Joãozinho" é convencida por Guide que só um dos gêmeos sobreviveu e assim os dois meninos crescem em casas separadas. Anos depois, os gêmeos se reencontram, por acaso, na rua. Eduardo foi criado como príncipe, com direito a todas as mordomias de uma criança endinheirada e "Joãozinho" (que fora criado por Elza e Pestana) nunca teve um brinquedo. Por causa de uma grande confusão, os dois meninos trocam de lugar e começam uma nova série de peripécias e aventuras, deixando desnorteadas Elza e também a verdadeira família dos dois. Juntamente com "Nininha" e os gêmeos também está a pequena Cristina Rodrigues (Shaila Arsene), que também fora raptada por Elza por ordem de Lopo Jr. e junto com "Nininha" e companhia escapa da vilã e volta para os braços de sua mãe. Joana, para posterior desgosto de Filipe, tem uma paixonite por um também médico, o português Dr. Marco Aurélio (Ricardo Pereira), seu colega de trabalho no hospital que leva o nome de seu diretor, o ético e internacionalmente renomado médico Dr. Hélio Nereu (Roberto Pirillo). Mas no decorrer da trama, Marco Aurélio acaba assaltado e assassinado (na tentativa de desarmar o agressor) por Murilo Vilaça (Sérgio Abreu), o "Murilão", um dos homens de confiança de Lopo Jr.
Chega de Lisboa, capital de Portugal, o escritor Marco Antônio (também interpretado por Ricardo Pereira), irmão gêmeo de Marco Aurélio, disposto a vingar sua morte. Juntamente com a paranóica enfermeira Adelaide - que presenciou um momento de descontrole de Filipe em que este teria ameaçado Marco Aurélio de morte e logo depois ela testemunhou o brutal assassinato do médico por "Murilão" na porta do hospital -, ambos passam a creditar freneticamente a morte brutal de Marco Aurélio a Filipe, que eles acreditam firmemente ser o mandante do crime (embora este seja inocente, tal como Daniel pelas acusações que pesam contra ele). Depois de finalmente acreditar que Filipe não matou seu irmão, Marco Antônio acaba se apaixonando pela bela jovem Janice (Fernanda Nobre), irmã de Clarice, mas é um amor impossível, pois ele é velho demais para ela.
Paralelamente à história das crianças, há o desenrolar de algumas outras histórias. Patrícia Lopo (Renata Dominguez), irmã mais nova do vilão Lopo Jr., apaixona-se por Rafael Avelar (Cláudio Heinrich), salva-vidas na praia de Praia de Grumari e irmão mais novo de Daniel. Ela é rica e ele é pobre. Por causa da história do assalto que Daniel teria cometido, crime pelo qual foi condenado apesar de ser inocente, o amor de "Rafa" e "Pati" passa a ser proibido, bem ao estilo de "Romeu e Julieta".
Raquel Miranda (Maria Ribeiro) é uma jovem escritora que foge do assédio do ex-marido, que não consegue esquecê-la, o violento Rogério Correia (André Segatti), o "Gerião", braço-direito (e evenutalmente esquerdo) de Lopo Jr. (e também de Miro) em suas tramóias. Raquel vai trabalhar no quiosque de Tereza Avelar (Cláudia Alencar), mãe de Daniel, Rafael e Gabriel (Théo Becker), e vive um triângulo amoroso com Rafael e Gabriel, os quais desenvolvem um mesmo sentimento por ela. Mas ela logo se descobre nos braços de "Bira". Tereza tem seu coração batalhado como troféu de guerra por dois homens: o médico Dr. Hélio e seu ex-marido, o marinheiro Carlos Eduardo (Raul Gazolla, o "Cadu", pai dos seus filhos.
Dr. Vitor Lopo (Paulo Figueiredo) é um poderoso industrial, dono de uma rede de farmácias, e pai de Vitor Lopo Jr. e Patrícia Lopo. Diferentemente de seu primogênito perverso, Vitor Lopo é um homem ético e de ótimo caráter, mas que vive atormentado por não conseguir esquecer sua falecida esposa, Cacilda (Nádia Lippi). Dr. Lopo também envolve-se num triângulo amoroso com as viúvas Beatriz Luz (Esther Góes) e Maria Eduarda (Ítala Nandi): a primeira é sua secretária e mãe das irmãs Clarice e Janice e portanto avó de "Nininha"; a segunda é mãe de Joana e irmã da "Tia Mágica" Alice, sendo portanto avó dos gêmeos "Joãozinho" e Eduardo.
Vitor Lopo Junior (Leonardo Vieira ) é o principal vilão da história pérfido apaixonado por Clarice que luta pelo seu amor que é disputado por Daniel Avelar, é filho de Cacílda Lopo e Dr. Vitor Lopo dono de uma empresa de farmácia s nas últimas semanas da novela ele é assassinado por um misterioso X9 da polícia onde o verdadeiro assassino é Francisco Santos o "Chicao".
De forma paralela à história de sua irmã Clarice, Janice, também filha de Beatriz, se apaixona pelo cunhado Daniel. Porém entra em seu caminho o mesmo Dr. Alexandre que defendera Daniel no processo contra Lopo Jr., e mesmo estando dividido entre Janice, a assistente social Eleonora (Anna Markun) e Valéria (Valquíria Ribeiro), viúva de um líder do MST e mãe do pequeno "Zezinho" (Diego Francisco), também seqüestrado por Elza e que por conta disso se torna amigo de Nininha, Tita e dos gêmeos Eduardo e "Joãozinho", o juiz sente seu coração sacudir por Valéria, que lhe declara seu amor e com ele se casa, e assim Alexandre adota o pequeno "Zezinho" como sendo seu filho, deixando o menino muito feliz.
Integrando uma parte do núcleo tipicamente cômico da novela está o casal formado pelo taxista Ariosvaldo Padilha (André Mattos) com a vendedora de plantas Marília (Maria Ceiça), que são vizinhos do "Velho Gui" e representam um tipo de democracia racial conjugal no Brasil - visto que ele é branco e ela é negra, e têm juntos a filha mais velha Lúcia (Jéssica Sodré) e os caçulas Celso (Vitor de Andrade) e Vânia (Ana Eliza Oliveira), além da "Vó Zita" (Marina Miranda), mãe de Marília que mora com seu genro, netos e filha. Lúcia é uma adolescente rebelde que se envolve com o vilão Lopo Jr., que a engravida e se recusa a assumir a paternidade da criança, mas logo ela descobre sua felicidade com o jovem Jonas Pereira (Maurício Ribeiro), amigo de Filipe e dos irmãos Avelar e que trabalha como ajudante na loja de plantas com Marília e assume como sendo seu o filho que sua amada Lúcia espera do diabólico Lopo Jr...
Padilha ainda recebe em seu táxi várias celebridades no decorrer da trama entre elas Ana HickmannFafá de BelémMarcos MionBeatriz Segall, entre outros.
Nas últimas semanas da novela, o vilão Lopo Jr. é assassinado e fica o mistério "Quem matou Lopo Jr.?". No último capítulo da novela, foi revelado que "Chicão" é o assassino de Lopo Jr. por este dever ao primeiro pagamentos como espião infiltrado na polícia.

  • É a segunda telenovela do autor Tiago Santiago. Antes de Prova de Amor, Tiago Santiago escreveu a nova versão de A escrava Isaura, também produzida pela Rede Record.
  • O personagem Daniel seria interpretado por Leonardo Vieira e Vítor Lopo Jr. por Marcelo Serrado. Devido o moçinho ser atleta e praticar surf, Leonardo Vieira, que sofreu um acidente na época, preferiu interpretar o vilão. Os papéis foram trocados de última hora.
  • A personagem Paty Loppo, interpretada por Renata Dominguez, que era de grande importância para a trama, precisou ter um desfecho antes mesmo do fim da novela. Na época a atriz se preparava para protagonizar Bicho do Mato, a novela sucessora de Prova de Amor. Na época a emissora anunciou na sua grade horária e deu a possibilidade para o público escolher o desfecho de Patty Loppo na trama: a morte ou uma viagem para o exterior, tendo o público escolhido o último. No contexto, Patty Loppo viajaria definitivamente temendo as ameaças do irmão Vítor Lopo Júnior, o grande vilão da história.
  • A novela fecharia com 143 capítulos, mas com a audiência em alta, a trama foi esticada em 54 capítulos, somando 197. Só que a Rede Record a esticou em mais 32 capítulos, finalizando em 229 capítulos.
Elenco
AtorPersonagem
Lavínia VlasakClarice Luz Silva Avelar
Marcelo SerradoDaniel Avelar (Dani) / Flávio Alencar
Vanessa GerbelliElza Socorro (Bruxa)
Leonardo VieiraVitor Lopo Júnior (Lopo / Vitinho)
Patrícia FrançaDiana Alba Ladeira
Bianca RinaldiJoana Martins Pena Silva Marinho
Heitor MartinezFilipe Marinho
Pedro MaltaEduardo Martins Pena Silva Marinho (Dudu)
João Ricardo Martins Pena Silva Marinho (Joãozinho)
Maria RibeiroRaquel Miranda
Renata DominguezPatrícia Lopo (Pati)
Cláudio HeinrichRafael Avelar (Rafa)
Paulo FigueiredoDr. Vitor Lopo
Esther GóesBeatriz Luz
Fernanda NobreJanice Luz Silva (Jani)
Théo BeckerGabriel Avelar (Gábi)
Rogério FróesGuilherme Silva (Velho Gui)
Helena XavierAlice Martins Pena Silva (Tia Mágica / Vó Mágica)
Déo GarcezDr. Alexandre Herculano (Xande)
Jorge PontualJúlio Ladeira
Cláudia AlencarTereza Avelar (Tetê)
André MattosAriosvaldo Padilha (Padilha)
Ítala NandiMaria Eduarda Martins Pena
Maria CeiçaMarília Padilha
Luiz Henrique NogueiraVicente Pestana (Gago)
Nádia LippiCacilda Lopo
Marcello Melo Jr.Ernesto
André SegattiRogério Correia (Gerião)
Roberto PirilloDr. Hélio Nereu
Adriana GaramboneDrª. Estela Garcia
Jéssica SodréLúcia Padilha Cordeiro
Marcelo PicchiDr. Estanislau Creonte Carvalho (Vampirão)
Maurício RibeiroJonas Cordeiro
Priscilla RozenbaumGuide
Ricardo PereiraDr. Marco Aurélio / Marco Antônio (Toni)
Raul GazollaCarlos Eduardo Avelar (Cadu)
Daniel AndradeFrancisco Santos (Chicão)
Perfeito FortunaWaldemiro Marquez (Miro das Candongas)
Érika FacciniTelma Sandeberg
Ana Paula TabalipaLuísa Campos
Marina MirandaVó Zita / Dona Zita
Renata PaschoalAdelaide
Marise GonçalvesInocência
Anna MarkunEleonora Prado
Rafael ZuluUbirajara Nascimento Pereira (Bira)
Márcia KaplunElisa (Elisinha)
Raquel NunesIolanda Ferraz
Felipe FolgosiDr. Baltazar Matoso
Valquíria RibeiroValéria de Sousa Herculano
Júlia MaggessiMariana Luz Avelar Silva (Nininha)
Diego FranciscoJosé Leonardo de Sousa Herculano (Zezinho)
Vitor de AndradeCelso Padilha
Ana Eliza OliveiraVânia Padilha (Vani)
Shaila ArseneCristina Ferraz (Tita)
Sérgio AbreuMurilo Vilaça Palhares (Murilão)
Paulo VespúcioCasca Grossa
Luka RibeiroMonstrão
Participação Especial
AtorPersonagem
Márcio GarciaPaulo Sérgio Barros Vidal (Paulo Barão)
Elenco de apoio

AtorPersonagem
Nanda ZieglerGigi
Sônia ClaraCarla Santoro
Beatriz SegallEla mesma
Ana HickmannEla mesma
Marcos MionEle mesmo
Ana RosaEla mesma
Kelly KeyEla mesma
Antônio PompeoDr. Amadeus
Roberto FrotaSeu Ferreira
Gorete MilagresMargarete
Maria GladysMãe da Elza
Gabriel GracindoCarlos (policial que se infiltra no bando de Miro)
André Di MauroJoão Bonforte
Ticiane PinheiroMaria Dulce (Madu)
Nando CunhaPipoqueiro que persegue Nininha
Daniel MarinhoBarroso
Renato RoneyPit
Christovam NetoReginaldo (Gibi)
Danilo RibeiroTibério Fialho
Bernardo Castro AlvesCleto
Augusto VargasSaulo
Marcelo AssumpçãoDurão (caminhoneiro que tenta sequestrar Nininha e Tita)
Rogério FabianoLeandro Vaz
Sílvia BandeiraLola
Andréa AvanciniPepê
Guilherme BouryBruno Galvão (Nobru)
Louise D'TuaniLuana Xavier
Antônio FragosoDirceu Lapas
Luma CostaNanda
Paulo GustavoFolião no carnaval (1º capítulo)
Malu GalliSamanta
Carla Cristina CardosoGegê
Andressa OliveiraAdriana Pereira Avelar






















Prova de Amor
Proof of Love (Título Internacional)
Prueba de amor (ES)

Prova de Amor (2005) (PT)
Informação geral
FormatoTelenovela
GêneroComédia Romântica
Drama
Ação
Mistério
Duração60 minutos aproximadamente
Criador(es)Tiago Santiago
Baseado emA Pequena Órfã de Teixeira Filho
País de origem Brasil
Idioma originalPortuguês
Produção
ElencoMarcelo Serrado
Lavínia Vlasak
Leonardo Vieira
Vanessa Gerbelli
Patrícia França
Bianca Rinaldi
Heitor Martinez
Renata Dominguez
Claudio Heinrich
André Mattos
Júlia Maggessi
Pedro Malta
Fernanda Nobre
Rogério Fróes
Esther Góes
Paulo Figueiredo
Theo Becker
Cláudia Alencar
Maria Ceiça
Maria Ribeiro
ver mais
Tema de abertura"O Barquinho" - Karla Sabah
Exibição
Emissora de televisão originalBrasil Rede Record
Transmissão original24 de outubro de 2005 – 17 de julho de 2006 (original)
4 de agosto de 2008 - 15 de maio de 2009 (primeira reprise)
27 de julho de 2015 - 10 de maio de 2016 (segunda reprise)
N.º de episódios229 (original)
197 (primeira reprise)
203 (segunda reprise)
TELENOVELA 214

No hay comentarios:

Publicar un comentario

*T E L E N O V E L A*

Una telenovela es un género televisivo producido originalmente en varios países de América Latina, cuya principal característica es contar desde una perspectivamente básicamente melodramática una historia de amor a lo largo de varias decenas de capítulos (usualmente más de 100) y que casi siempre tiene un final.

Durante el trayecto de la misma, los personajes principales (un galán y una damita joven) sufren los embates de uno o varios villanos (generalmente una novia despechada, un madre celosa o un padre despótico), que se ve coronada con la felicidad en el último minuto del capítulo final, hasta el cual se sucede una innumerable cantidad de peripecias. Esencialmente de carácter sentimental, con intrigas, engaños y confusiones.

Con los años han ganado más acción e incorporado elementos de otros 'géneros' (como el policíaco, la comedia, el thriller e incluso la ciencia ficción).

El argumento base de la telenovela es el de la ascención social que, generalmente, se da por medio del matrimonio (aunque también ha habido muchas en que la protagonista luego de ser seducida y abandonada, logra revertir su penosa situación y triunfa a costa de mucho esfuerzo y dedicación - sirviendo así de ejemplo, sobre todo, para las amas de casa y las mujeres que hasta los años 80, eran el público fundamental de estas producciones; pero hace un par de décadas amplios segmentos masculinos consumen seriales de esta clase).

En la telenovela clásica, generalmente hay un amor imposible, un/a hijo/a abandonado/a (casi siempre un/a heredero/a de una abultada fortuna), y grandes secretos del pasado que, al revelarse, cambian el curso de la historia rectificando fatales errores e injusticias.

La telenovela moderna ha abortado temas tan polémicos y peliaguados como el cáncer, las drogas, la homosexualidad y el crimen. También, por su gran matiz prescriptivo, promueven sensibles cuestiones sociales.

Aunque muchos lo cuestionen, la telenovela se ha vuelto patrimonio de la cultura latinoamericana (sobre todo donde mayor sofisticación ha alcanzado, como en Brasil). Pero su finalidad básica no es educar, como algunos pretenden, ya que es un programa de neto entretenimiento y que surgió más por estímulo de las jaboneras que por una necesidad recreativa o cultural.

El género nació en la radio, específicamente en Cuba, donde salieron al aire los primeros seriados radiales.
Cuando nace la TV en América Latina, especialmente en Cuba y Brasil (otoño de 1950), el género es automáticamente importado al nuevo medio. La primera telenovela latinoamericana parece ser la brasileña Tu vida me pertenece (Sua vida me pertence, en port.), realizada por TV Tupi de São Paulo. Empezó el 21 de diciembre de ese año, con capítulos de 20 minutos y 3 veces por semana.

La cubana Senderos de amor, estrenada el 1ro de octubre de 1952, por CMQ-TV parece haber sido la segunda propuesta del género en el continente, a la cual siguió una estela de historias que para 1958 ya eran 15 por año, sólo en el antes mencionado Canal 6 (CMQ) .

Erróneamente, se da a México la paternidad de la telenovela. No es hasta el 9 de junio de 1958 que se emite, en vivo, por Telesistema Mexicano (TSM, Canal 4) Senda prohibida, de Fernanda Villeli, en Su Telenovela Colgate, diariamente a las 6.30 p.m.

Otras novelas que precedieron a Senda... fueron La criada de la granja (1954, Televisa, hoy Venevisión), Ante la ley (22 de agosto de 1955, Puerto Rico) ,La esquina (1955), escrita por Román Chalbaud, y transmitida por Radio Caracas Televisión y producida por Colgate-Palmolive,
El 0597 está ocupado es considerada la primera telenovela colombiana /1959/,Vila Faia primera telenovela portuguesa /RTP 1982/,
“Magdalena de la calle” primera telenovela paraguaya /1978/, Bar Cristal primera telenovela peruana /1959/,
1967 - CHILE: La chica del bastón , realizada por PROTAB, se convierte en la primera telenovela chilena,

Si bien son temáticamente parecidas a las soap operas de la televisión anglosajona, a diferencia de éstas, la telenovela latinoamericana tienen un número limitado de episodios, no pasando normalmente de alrededor de cien o pocos cientos y de una duración de aproximadamente seis meses a un año como máximo. En casos excepcionales su duración se puede extender a dos e incluso tres años, con la salvedad de las telenovelas de producción española, en las cuales la duración indefinida sí es lo habitual.Es también conocida como Tele-romance, llamada novela de TV o simplemente novela en Brasil, Tele-teatro o tira en Argentina, Culebrón (por su larga duración) en España y Venezuela, Seriado (por la cronología) en Colombia y Teleserie (porque la comedia o la acción es mayor al romance) en Chile y en zonas de Perú y Bolivia y comedia en Uruguay.

Telenovela es una palabra de origen castellano, especialmente del español hablado en Cuba, precursor de este género audiovisual que se inspiró en las radionovelas. El término es el resultado de la fusión de las palabras: tele (de televisión) y novela (el género literario romántico).

Telenovela é uma história de ficção desenvolvida para apresentação na televisão. Ela tem a característica de ser dividida em capítulos, em que o seguinte é a continuação do anterior. O sentido geral da trama é previsto inicialmente, mas o desenrolar e o desenlace não. Durante a exibição – que pode levar de seis a dez meses, em episódios diários –, novos rumos e personagens podem ser inseridos.Portugal é um grande produtor de telenovelas, onde se destacam as telenovelas produzidas pela TVI e da RTP, que já são exportadas para vários países e possuem uma qualidade estética e literária incrível. A primeira novela portuguesa foi Vila Faia da RTP/1982/.

Antes de cada capítulo de uma telenovela, é exibido um pequeno clipe audiovisual chamado abertura ou genérico contendo imagens relacionadas à temática da história; música de fundo; créditos de atores, diretores e autores da obra. Em alguns casos, esta abertura é exibida somente após o primeiro bloco da telenovela, ficando entre este primeiro bloco e o primeiro intervalo comercial. Trechos das aberturas também são exibidos como vinhetas de "estamos apresentado" e "voltamos a apresentar" no início e no fim dos intervalos comerciais e como encerramento, onde são exibidos créditos de produção como câmeras e produtores.

A ordem dos créditos exibidos numa abertura não é obrigatória e varia de acordo com cada produção, mas é comum que seja exibido primeiro o nome dos autores seguidos pelos protagonistas e antagonistas, núcleo central, apresentando (novos atores), atores convidados, crianças, participações especiais e por fim os colaboradores, os diretores, o diretor principal e o diretor de núcleo. O título da novela é comumente exibido no término da abertura, mas há também ocasiões em que é exibido tanto no início quanto no fim ou até mesmo somente no início ou no meio da abertura.

Já nos encerramentos, a ordem é: Elenco de apoio (atores com baixa participação nas novelas), autorização especial (geralmente vinda do SATED), equipe técnica (ordem variada), gerência de produção e, por último, marcas que anunciaram "merchandising" e a realização (logomarca, site da novela, ano de produção e razão social da emissora).

Em Portugal e países lusófonos de África as aberturas tem o nome de "Genérico" e possuem duração variada de 50 segundos à 1 minuto.

A palavra telenovela é uma palavra de origem castelhana, particularmente do espanhol falado em Cuba, país precursor desse gênero audiovisual que foi inspirado nas radionovelas. O vocábulo é fruto da fusão das palavras: tele (de televisão) e novela, que em espanhol é o mesmo que romance em português.

Devido a sua longa-duração, há quem aponte uma pretensa contradição em sua denominação, ao dizer que as telenovelas deveriam se chamar "telerromances". Porém, para a língua portuguesa, o gênero literário novela distingue-se do romance não pelo seu tamanho, mas pela forma como os eventos se sucedem na narrativa e pela abordagem folhetinesca da sua escrita.

A matriz original do termo mostrou ser forte a ponto de conseguir legitimidade em outros idiomas, como o russo, que preferia a palavra 'serial', para designar os folhetins audiovisuais.

A fala cotidiana em países como Brasil, Portugal e a própria Cuba, aceita a forma abreviada de 'novela' para chamar a obra audiovisual. Porém o termo "telenovela" é preferível a fim de distinguir a obra audiovisual da literária.