miércoles, 26 de julio de 2017

Telenovela 216 :Sol Nascente telenovela brasileira ūüáßūüá∑2016\2017 Rede Globo



Sol Nascente √© uma telenovela brasileiraproduzida pela Rede Globo e exibida entre 29 de agosto de 2016 a 21 de mar√ßo de 2017, em 175 cap√≠tulos, no hor√°rio das 18 horas, substituindo √äta Mundo Bom!, e sendo substitu√≠da por Novo Mundo. √Č a 88¬™ "novela das seis" exibida pela emissora. Escrita por Walther Negr√£oSuzana Pires e J√ļlio Fischer, com colabora√ß√£o de Jackie Vellego, Fausto Galv√£o, S√©rgio Marques e Renato Santos, com dire√ß√£o de Marcelo Travesso, Jo√£o Bothauser, Bruno Martins e Felipe Louzada, e dire√ß√£o geral e art√≠stica de Leonardo Nogueira.
enredo
Ambientada na fict√≠cia Arraial do Sol Nascente, a trama acompanha o desenrolar de dois amigos de vindos de origens diferentes. Neto dos imigrantes italianosGaetano (Francisco Cuoco) e Geppina (Aracy Balabanian), que vieram ao Brasil para fugir da m√°fia, Mario (Bruno Gagliasso) √© amigo de longa data de Alice (Giovanna Antonelli), criada pelo japon√™s Kazuo Tanaka (Lu√≠s Melo) como filha adotiva, junto com as primas Yumi (Jacqueline Sato), Hiromi (Carol Nakamura) e Hideo (Paulo Chun). A amizade √© abalada quando Mario se descobre apaixonado pela amiga de inf√Ęncia, que anuncia ir estudar no Jap√£o por dois anos. impulsivo e com imaturidade dos tempos da adolesc√™ncia, ele ter√° de mudar seu jeito para conquistar Alice, que se envolve com C√©sar (Rafael Cardoso), aparente homem perfeito, mas que quer se dar bem sobre ela. O rapaz que s√≥ pensa em se dar bem na vida, custe o que custar, v√™ em Alice o alvo perfeito. Os dois come√ßam um relacionamento ainda durante os anos de estudo no Jap√£o. Alice acaba se encantando pelo jeito atencioso, determinado e maduro como ele se apresenta. Quando voltam da temporada fora do Brasil, C√©sar decide se mudar para Arraial, junto com a av√≥, dona Sinh√° (Laura Cardoso). Seu objetivo √© claro: conquistar Alice e a empresa de pescados da fam√≠lia.
Por√©m, √© Dona Sinh√°, uma pobre velhinha aparentemente indefesa e sem maldade, quem tem ambi√ß√Ķes maiores. Principalmente com Tanaka, pai de Alice, alvo de um acerto de contas com o passado. Escondendo seu verdadeiro car√°ter, na pele de uma fr√°gil senhora que trabalha vendendo doce de leite caseiro, Sinh√° administra cassinos clandestinos em sua fazenda em Minas Gerais e quer destruir o japon√™s custe o que custar.












elenco
Ator/AtrizPersonagem
Giovanna AntonelliAlice Tanaka
Bruno GagliassoM√°rio De Angeli 
Laura CardosoMaria Aparecida Teixeira Correia (Dona Sinh√°)
Rafael CardosoWladimir César Teixeira Correia Filho (César)
Maria JoanaCarolina Peixoto (Carol)
Luís MeloKazuo Tanaka
Letícia SpillerHelena Martinez de Freitas (Lenita)
Marcello NovaesVittorio De Angeli
Henri CastelliRafael Martinez de Freitas Jr. (Ralf Tatoo)
Giovanna LancellottiMilena De Angeli
Aracy BalabanianGiuseppina De Angeli (Geppina)/Filomena Giunchetti
Francisco CuocoGaetano De Angeli/Luigi Borelli
Nívea MariaMirtes Calderón Texeira (Dona Mocinha
Cl√°udia OhanaLoretta Fragoso
Emílio Orciollo NettoDamasceno Righi Salomão / Damasceno Giunchetti De Angeli (Dama)
Rafael ZuluJo√£o Amaro
Renata DominguezSirlene da Silva
Juliana AlvesDora de Souza
Marcello Melo JrTiago de Souza
Jacqueline SatoYumi Tanaka
Carol NakamuraHiromi Tanaka (Hir√ī)
Miwa YanagizawaMieko Tanaka
Jo√£o C√īrtesGiussepe De Angeli (Peppino
Sylvia BandeiraAna Clara Peixoto
Jean Pierre NoherCapit√£o Patrick
Luma CostaElisa Benatti
Tatiana TiburcioMaria Francisca (Chica)
Val PerréJosé Quirino (Quirino)
Marcelo FariaFelipe Robledo
Cinara LealVanda
Pablo MoraisNuno 
M√°rcio KielingBernardo Meirelles
√Črika JanuzaJ√ļlia Ferreira
Paulo ChunHideo Tanaka
Jo√£o Carlos BarrosoDelegado Mesquita
Fl√°via GuedesKika
Ana LimaPaula
Marcello AiroldiDelegado Louzada
Caroline VerbanCiça
Roberta PiragibeNanda
Rick GarciaPescoço
Felipe MagoWagner Nascimento 
Lucas SapucahyCau√£ 

Participa√ß√Ķes especiais


AtorPersonagem
Erasmo CarlosEle mesmo
Marcos FrotaBeto Marambaia
S√©rgio MambertiDom Manfredo 
Malvino SalvadorCristiano Dantas
Lucas LuccoDaniel 
Gaby AmarantosEla mesma 
Geovanna TominagaNobusko
Carlos TakeshiNarito 
Jo√£o VittiPadre Juli√£o
Jo√£o Vithor OliveiraMariano
Cl√°udia NettoPietra (m√£e de Mariano)
L√©a GarciaLuzia 
Luana XavierNeide 
Marcos TumuraMassao
√Ālamo Fac√≥Mano
Karolina AlbertassiRos√°rio Tanaka (m√£e de Alice)
Daniel UemuraKazuo Tanaka (jovem)
Christiana KalacheDrª Jéssica (advogada de João Amaro)
Inez VianaDr¬™ T√Ęnia (advogada de Alice)
Paulo Vesp√ļcioArgemiro (Miro)
P√Ęmela Tom√©Patr√≠cia (Paty)
Luciana BorghiMarina
Daphne KarlaGeppina/Filomena (jovem)
Igor MonteiroGaetano/Luigi (jovem)
Ana Vitória BastosBabi (Bárbara)
André SalvadorNogueira
Ana Paula TabalipaCris
Dan NakagawaHiroshi
Eduardo Galv√£oMotociclista
Francisco CarvalhoSeu Joaquim
F√°bio YoshiharaAkira
Carlos VieiraMoreira
Cláudio MendesSócrates
Cristhiane AlvesDr. L√ļcia
Henrique TaxmanDr. Geraldo
Jitman VibranovskiDr. Hélio
Ken KanekoTakeshi
Kika FreireSara
Marina Brand√£oFl√°via
Raquel NunesAdelaide
Rafa DurandDr. Gerson
Sérgio SternMédico de Sirlene
Ricardo AlegreTeot√īnio
Ricardo ContiRoberto
Ronan Andrade HortaAquiles
Simon PetracchiMassimo
Wilson RabelloEzequiel Sanfona
Luka RibeiroF√°bio (marido de Bernardo)
Laura QueirózAlice (criança)
Yuri Carvalho NovotnyMário (criança)
Carlos Augusto SallesCésar (criança)
Pedro NovaesVittorio (jovem)
Samara ChedidLoretta (jovem)
Francciny CastroLenita (jovem)
Eike DuarteRalf (jovem)
Anderson AlmosDetento

Sol Nascente
Informação geral
FormatoTelenovela
GêneroRomance
Duração45-50 minutos
Criador(es)Walther Negr√£o
Suzana Pires
J√ļlio Fischer
Pa√≠s de origem Brasil
Idioma originalPortuguês
Produção
Diretor(es)Leonardo Nogueira


Tema de abertura"Minha Felicidade", Roberta Campos
Exibição
Emissora de televis√£o originalRede Globo
Formato de exibi√ß√£o1080i (HDTV)
Transmiss√£o original29 de agosto de 2016 – 21 de mar√ßo de 2017
N.¬ļ de epis√≥dios175
Rede Globo
Telenovela 216

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*T E L E N O V E L A*

Una telenovela es un género televisivo producido originalmente en varios países de América Latina, cuya principal característica es contar desde una perspectivamente básicamente melodramática una historia de amor a lo largo de varias decenas de capítulos (usualmente más de 100) y que casi siempre tiene un final.

Durante el trayecto de la misma, los personajes principales (un gal√°n y una damita joven) sufren los embates de uno o varios villanos (generalmente una novia despechada, un madre celosa o un padre desp√≥tico), que se ve coronada con la felicidad en el √ļltimo minuto del cap√≠tulo final, hasta el cual se sucede una innumerable cantidad de peripecias. Esencialmente de car√°cter sentimental, con intrigas, enga√Īos y confusiones.

Con los a√Īos han ganado m√°s acci√≥n e incorporado elementos de otros 'g√©neros' (como el polic√≠aco, la comedia, el thriller e incluso la ciencia ficci√≥n).

El argumento base de la telenovela es el de la ascenci√≥n social que, generalmente, se da por medio del matrimonio (aunque tambi√©n ha habido muchas en que la protagonista luego de ser seducida y abandonada, logra revertir su penosa situaci√≥n y triunfa a costa de mucho esfuerzo y dedicaci√≥n - sirviendo as√≠ de ejemplo, sobre todo, para las amas de casa y las mujeres que hasta los a√Īos 80, eran el p√ļblico fundamental de estas producciones; pero hace un par de d√©cadas amplios segmentos masculinos consumen seriales de esta clase).

En la telenovela cl√°sica, generalmente hay un amor imposible, un/a hijo/a abandonado/a (casi siempre un/a heredero/a de una abultada fortuna), y grandes secretos del pasado que, al revelarse, cambian el curso de la historia rectificando fatales errores e injusticias.

La telenovela moderna ha abortado temas tan polémicos y peliaguados como el cáncer, las drogas, la homosexualidad y el crimen. También, por su gran matiz prescriptivo, promueven sensibles cuestiones sociales.

Aunque muchos lo cuestionen, la telenovela se ha vuelto patrimonio de la cultura latinoamericana (sobre todo donde mayor sofisticación ha alcanzado, como en Brasil). Pero su finalidad básica no es educar, como algunos pretenden, ya que es un programa de neto entretenimiento y que surgió más por estímulo de las jaboneras que por una necesidad recreativa o cultural.

El género nació en la radio, específicamente en Cuba, donde salieron al aire los primeros seriados radiales.
Cuando nace la TV en Am√©rica Latina, especialmente en Cuba y Brasil (oto√Īo de 1950), el g√©nero es autom√°ticamente importado al nuevo medio. La primera telenovela latinoamericana parece ser la brasile√Īa Tu vida me pertenece (Sua vida me pertence, en port.), realizada por TV Tupi de S√£o Paulo. Empez√≥ el 21 de diciembre de ese a√Īo, con cap√≠tulos de 20 minutos y 3 veces por semana.

La cubana Senderos de amor, estrenada el 1ro de octubre de 1952, por CMQ-TV parece haber sido la segunda propuesta del g√©nero en el continente, a la cual sigui√≥ una estela de historias que para 1958 ya eran 15 por a√Īo, s√≥lo en el antes mencionado Canal 6 (CMQ) .

Erróneamente, se da a México la paternidad de la telenovela. No es hasta el 9 de junio de 1958 que se emite, en vivo, por Telesistema Mexicano (TSM, Canal 4) Senda prohibida, de Fernanda Villeli, en Su Telenovela Colgate, diariamente a las 6.30 p.m.

Otras novelas que precedieron a Senda... fueron La criada de la granja (1954, Televisa, hoy Venevisión), Ante la ley (22 de agosto de 1955, Puerto Rico) ,La esquina (1955), escrita por Román Chalbaud, y transmitida por Radio Caracas Televisión y producida por Colgate-Palmolive,
El 0597 est√° ocupado es considerada la primera telenovela colombiana /1959/,Vila Faia primera telenovela portuguesa /RTP 1982/,
“Magdalena de la calle” primera telenovela paraguaya /1978/, Bar Cristal primera telenovela peruana /1959/,
1967 - CHILE: La chica del bastón , realizada por PROTAB, se convierte en la primera telenovela chilena,

Si bien son tem√°ticamente parecidas a las soap operas de la televisi√≥n anglosajona, a diferencia de √©stas, la telenovela latinoamericana tienen un n√ļmero limitado de episodios, no pasando normalmente de alrededor de cien o pocos cientos y de una duraci√≥n de aproximadamente seis meses a un a√Īo como m√°ximo. En casos excepcionales su duraci√≥n se puede extender a dos e incluso tres a√Īos, con la salvedad de las telenovelas de producci√≥n espa√Īola, en las cuales la duraci√≥n indefinida s√≠ es lo habitual.Es tambi√©n conocida como Tele-romance, llamada novela de TV o simplemente novela en Brasil, Tele-teatro o tira en Argentina, Culebr√≥n (por su larga duraci√≥n) en Espa√Īa y Venezuela, Seriado (por la cronolog√≠a) en Colombia y Teleserie (porque la comedia o la acci√≥n es mayor al romance) en Chile y en zonas de Per√ļ y Bolivia y comedia en Uruguay.

Telenovela es una palabra de origen castellano, especialmente del espa√Īol hablado en Cuba, precursor de este g√©nero audiovisual que se inspir√≥ en las radionovelas. El t√©rmino es el resultado de la fusi√≥n de las palabras: tele (de televisi√≥n) y novela (el g√©nero literario rom√°ntico).

Telenovela √© uma hist√≥ria de fic√ß√£o desenvolvida para apresenta√ß√£o na televis√£o. Ela tem a caracter√≠stica de ser dividida em cap√≠tulos, em que o seguinte √© a continua√ß√£o do anterior. O sentido geral da trama √© previsto inicialmente, mas o desenrolar e o desenlace n√£o. Durante a exibi√ß√£o – que pode levar de seis a dez meses, em epis√≥dios di√°rios –, novos rumos e personagens podem ser inseridos.Portugal √© um grande produtor de telenovelas, onde se destacam as telenovelas produzidas pela TVI e da RTP, que j√° s√£o exportadas para v√°rios pa√≠ses e possuem uma qualidade est√©tica e liter√°ria incr√≠vel. A primeira novela portuguesa foi Vila Faia da RTP/1982/.

Antes de cada cap√≠tulo de uma telenovela, √© exibido um pequeno clipe audiovisual chamado abertura ou gen√©rico contendo imagens relacionadas √† tem√°tica da hist√≥ria; m√ļsica de fundo; cr√©ditos de atores, diretores e autores da obra. Em alguns casos, esta abertura √© exibida somente ap√≥s o primeiro bloco da telenovela, ficando entre este primeiro bloco e o primeiro intervalo comercial. Trechos das aberturas tamb√©m s√£o exibidos como vinhetas de "estamos apresentado" e "voltamos a apresentar" no in√≠cio e no fim dos intervalos comerciais e como encerramento, onde s√£o exibidos cr√©ditos de produ√ß√£o como c√Ęmeras e produtores.

A ordem dos cr√©ditos exibidos numa abertura n√£o √© obrigat√≥ria e varia de acordo com cada produ√ß√£o, mas √© comum que seja exibido primeiro o nome dos autores seguidos pelos protagonistas e antagonistas, n√ļcleo central, apresentando (novos atores), atores convidados, crian√ßas, participa√ß√Ķes especiais e por fim os colaboradores, os diretores, o diretor principal e o diretor de n√ļcleo. O t√≠tulo da novela √© comumente exibido no t√©rmino da abertura, mas h√° tamb√©m ocasi√Ķes em que √© exibido tanto no in√≠cio quanto no fim ou at√© mesmo somente no in√≠cio ou no meio da abertura.

J√° nos encerramentos, a ordem √©: Elenco de apoio (atores com baixa participa√ß√£o nas novelas), autoriza√ß√£o especial (geralmente vinda do SATED), equipe t√©cnica (ordem variada), ger√™ncia de produ√ß√£o e, por √ļltimo, marcas que anunciaram "merchandising" e a realiza√ß√£o (logomarca, site da novela, ano de produ√ß√£o e raz√£o social da emissora).

Em Portugal e pa√≠ses lus√≥fonos de √Āfrica as aberturas tem o nome de "Gen√©rico" e possuem dura√ß√£o variada de 50 segundos √† 1 minuto.

A palavra telenovela é uma palavra de origem castelhana, particularmente do espanhol falado em Cuba, país precursor desse gênero audiovisual que foi inspirado nas radionovelas. O vocábulo é fruto da fusão das palavras: tele (de televisão) e novela, que em espanhol é o mesmo que romance em português.

Devido a sua longa-duração, há quem aponte uma pretensa contradição em sua denominação, ao dizer que as telenovelas deveriam se chamar "telerromances". Porém, para a língua portuguesa, o gênero literário novela distingue-se do romance não pelo seu tamanho, mas pela forma como os eventos se sucedem na narrativa e pela abordagem folhetinesca da sua escrita.

A matriz original do termo mostrou ser forte a ponto de conseguir legitimidade em outros idiomas, como o russo, que preferia a palavra 'serial', para designar os folhetins audiovisuais.

A fala cotidiana em países como Brasil, Portugal e a própria Cuba, aceita a forma abreviada de 'novela' para chamar a obra audiovisual. Porém o termo "telenovela" é preferível a fim de distinguir a obra audiovisual da literária.