jueves, 10 de agosto de 2017

2014 Telenovela 217 : Al√©m do Tempo telenovela brasileira ūüáßūüá∑ 2015/2016

Al√©m do Tempo √© uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida entre 13 de julho de 2015 e 15 de janeiro de 2016, substituindo Sete Vidas e sendo substitu√≠da por √äta Mundo Bom!.Foi a 86¬™ "novela das seis" exibida pela emissora. Escrita por Elizabeth Jhin, com colabora√ß√£o de Eliane Garcia, L√≠lian Garcia, Duba Elia, Vin√≠cius Vianna, Wagner de Assis e Renata Jhin; conta com dire√ß√£o de Luciana Oliveira, Roberta Richard e Davi Lacerda, dire√ß√£o geral de Pedro Vasconcelos e n√ļcleo de Rog√©rio Gomes.
A novela √© a quarta da autora a abordar o tema da espiritualidade, sendo as anteriores Amor Eterno Amor (2012), Escrito nas Estrelas(2010) e Eterna Magia (2007), todas na mesma faixa hor√°ria. Caracterizado por Elizabeth Jhin como um folhetim tradicional, a trama √© a primeira da teledramaturgia brasileira a ter o maior salto entre fases da hist√≥ria das telenovelas, 150 anos, contada atrav√©s da reencarna√ß√£o dos personagens principais de uma fase para outra.
enredo

Primeira fase: Campo Bello

A primeira fase se passa no s√©culo XIX, e retrata a hist√≥ria de um amor improv√°vel, mas t√£o forte, que nem a morte √© capaz de abalar. L√≠via Diffiori e Felipe Castellini s√£o de classes sociais distintas: ela √© uma jovem humilde, obrigada a viver no convento da cidade por imposi√ß√£o da m√£e, Em√≠lia; j√° ele, um nobre Conde, sobrinho-neto da poderosa Condessa Vit√≥ria, √†s v√©speras de subir ao altar com a bela Melissa.
L√≠via e Felipe se apaixonam no exato instante em que seus olhares se cruzam pela primeira vez. Viver essa paix√£o, por√©m, parece imposs√≠vel, diante de tantos empecilhos. Al√©m do compromisso do Conde, L√≠via descobre que √© neta da Condessa, inimiga mortal de sua m√£e, por ter provocado a separa√ß√£o dela de Bernardo, o √ļnico filho da nobre. Vit√≥ria n√£o aceitava o amor que seu herdeiro sentia pela artista mambembe, at√© que ele decide viver com a amada e abrir m√£o de toda sua riqueza.
Desesperada com a atitude do filho, a Condessa envia uma carta para a jovem Em√≠lia, dizendo que est√° disposta a aceit√°-la como nora. Bernardo desconfia das boas inten√ß√Ķes e vai encontrar a m√£e no lugar da amada. Uma grande trag√©dia acontece no caminho, e Bernardo √© dado como morto. O n√ļcleo c√īmico da hist√≥ria fica por conta da Fam√≠lia Pascoalino. O pai, M√°ssimo, um erudito colecionador de borboletas, vive √†s voltas com os del√≠rios da esposa f√ļtil Salom√© e a mais velha das duas filhas, Bianca Christina. Apenas a filha ca√ßula √© motivo de extrema alegria de M√°ssimo. O n√ļcleo c√īmico se completa com a preceptora e ex-novi√ßa Rita. A primeira fase acaba com Felipe e L√≠via sendo v√≠timas de uma emboscada feita por Pedro, em que acabam morrendo afogados, selando um amor eterno.
ūüíôūüíöūüíõūüíú

Segunda fase: Bela Rosa

150 anos depois, todos os personagens de Campobello, agora nomeada Belarrosa, ter√£o uma segunda chance para redimir os erros do passado. Felipe Santar√©m, humilde dono da Vin√≠cola Campobello, e L√≠via Beraldini, mo√ßa culta, rica e estudada, ter√£o uma nova chance para viver o amor. Ao se entreolharem numa esta√ß√£o de metr√ī no Rio de Janeiro, os dois ficam perturbados pela sintonia que sentiram, como se j√° se conhecessem. L√≠via √© filha de Em√≠lia, com quem n√£o tem uma boa rela√ß√£o. √Č tamb√©m noiva de Pedro, um homem possessivo e ciumento. J√° Felipe √© casado com Melissa, que s√£o pais de Alex. Melissa √© uma esposa dedicada e deixou seus sonhos de lado para viver seu grande amor, para desgosto de sua m√£e, Dorot√©ia. Ela revelar√° a sua real face quando descobrir o amor de L√≠via e Felipe
A nova fase tamb√©m mostra os conflitos de Em√≠lia com sua m√£e, Vit√≥ria Ventura. Quando crian√ßa, Em√≠lia vivia numa pequena cidade no sul da It√°lia com sua m√£e e o pai, Alberto Navona. No anivers√°rio de 7 anos, foi abandonada pela m√£e e ficou traumatizada, passando a ficar sem voz por um longo per√≠odo. Arrependida, Vit√≥ria volta para pedir perd√£o, mas o pai (Alberto) forja sua morte para vingar o fato de sua esposa ter fugido com outro homem. Agora rica e poderosa, Em√≠lia √© dona da Casa Beraldini - uma empresa de importa√ß√£o de vinhos sediada no Rio de Janeiro. O acaso a faz reencontrar Vit√≥ria, que passa por uma crise financeira e que precisa vender sua casa em Belarrosa e a Vin√≠cola Ventura para quitar suas d√≠vidas. Para vingar-se da m√£e, Em√≠lia compra as propriedades, sem Vit√≥ria saber que a compradora √© sua filha e que planeja expuls√°-la do patrim√īnio.





elenco

Primeira fase

Ator/AtrizPersonagens
Alinne MoraesL√≠via Diffiori 
Rafael CardosoConde Felipe Castellini 
Paolla OliveiraMelissa Borghini 
Irene RavacheCondessa Vit√≥ria Castellini 
Ana Beatriz NogueiraEmília Diffiori (Allegra
Felipe CamargoConde Bernardo Castellini 
Emilio DantasPedro de Lucca 
N√≠vea MariaZilda 
Dani BarrosSevera Bertioga 
Louise CardosoGema de Lucca 
Luiz Carlos VasconcelosBento Silvino 
J√ļlia LemmertzDorot√©ia Borghini 
Carlos VerezaPadre Lu√≠s 
Let√≠cia PersilesAnita de Lucca 
R√īmulo EstrelaRoberto Borghini 
Lu√≠s MeloMassimo Pasqualino 
In√™s PeixotoSalom√© Pasqualino 
Mel MaiaFel√≠cia Cristina Pasqualino 
Flora DieguesBianca Cristina Pasqualino 
Daniela FontanRita 
Michel MelamedAriel 
Carolina KastingRosa Ventana 
Val Perr√©Raul de Assis 
Caio PaduanAfonso 
Kadu SchonsAlex Castellini 
Jo√£o Gabriel D'AleluiaFrancisco de Assis (Chico
Othon BastosMestre
Roberto PirilloGenaro 
Norma BlumIrm√£ L√ļcia 
Wagner SantistebanP√©rsio Lu√≠s Botelho 
Ana Fl√°via CavalcantiCarola 
Nica BonfimRaimunda Pescolato (Neném
Marcelo Torre√£oDr. Belis√°rio Botelho 
Cassiano CarneiroWalmir Prechetis 
Juca de OliveiraConde Alberto Castellini 
Elisa BritesCondessa Berenice Castellini 
Saulo ArcoverdeC√≠cero 
Gabriela di GreccoEm√≠lia Diffiori (jovem) 
Bernardo MarinhoConde Bernardo Castellini (jovem) 
Felipe FagundesBento (jovem) 
Thommy SchiavoTom√°s
Maria M√īnicaHermengarda
Flávio OrtizJosé
Gabriella SaraivahClara

Segunda fase

Ator/AtrizPersonagens
Alinne MoraesL√≠via Beraldini 
Rafael CardosoFelipe Santar√©m 
Paolla OliveiraMelissa Santarém
Emilio DantasPedro 
Ana Beatriz NogueiraEm√≠lia Navona Beraldini 
Irene RavacheVit√≥ria Ventura 
Luiz Carlos VasconcelosBento Ventura 
J√ļlia LemmertzDorot√©ia Sampaio 
N√≠vea MariaZilda Ventura Santar√©m 
Felipe CamargoBernardo Boldrin 
Dani BarrosSevera Santar√©m 
Louise CardosoGema Queiroz 
Carlos VerezaLu√≠s Carmosino 
Let√≠cia PersilesAnita 
Caio PaduanAfonso Santar√©m 
R√īmulo EstrelaRoberto Benini 
Lu√≠s MeloMassimo Vicenzo 
In√™s PeixotoSalom√© 
Mel MaiaFel√≠cia Vicenzo 
Flora DieguesBianca Vicenzo 
Daniela FontanRita 
Michel MelamedAriel 
Carolina KastingRosa del Cosso 
Val Perr√©Raul Fontana 
Kadu SchonsAlex Santar√©m 
Jo√£o Gabriel D'AleluiaFrancisco (Chico
Othon BastosMestre [83]
Juca de OliveiraAlberto Navona 
Elisa BritesBerenice Benini 
Klara CastanhoAlice del Cosso Ventura
Z√© Carlos MachadoErnesto Queiroz 
Maria JoanaMichele
Cadu LibonatiJosé Mateus Queiroz
Roberto PirilloGenaro Donatelli 
Norma BlumMatilde Carmosino 
Wagner SantistebanP√©rsio 
Ana Fl√°via CavalcantiCarola 
Nica BonfimRaimunda Botelho (Neném
Marcelo Torre√£oBelis√°rio Botelho 
Cassiano CarneiroWalmir 
Saulo ArcoverdeC√≠cero 
Gustavo MachadoAlberto Navona (jovem)
Paula PossaniVitória Ventura (jovem)
Jo√£o Pedro ZappaBento Ventura (jovem)
Roberto BirindelliGuilhermo Ventura
Isabel GueronMaria Benvinda Ventura
Enzo SimiBento Ventura (criança)
Thommy SchiavoTom√°s
Maria M√īnicaHermengarda
Camilla CarandinoSolange
Caetano O'MaihlanMarcelo
Gabriella SaraivahClara


M√ļsica

Além do Tempo
Trilha sonora de V√°rios artistas
Lan√ßamento11 de setembro de 2015
GravaçãoVariadamente
Gênero(s)Varios
Duração67:08
Idioma(s)Português
Formato(s)CD
Download digital
Gravadora(s)Som Livre
O disco foi lan√ßado em 11 de setembro de 2015, contendo os protagonistas Alinne Moraes e Rafael Cardoso na capa, com a caracteriza√ß√£o de seus respectivos personagens na primeira fase da trama.
Além do Tempo
Informação geral
FormatoTelenovela
GêneroDrama
Romance
Suspense
Duração50 minutos aproximadamente
Criador(es)Elizabeth Jhin
Pa√≠s de origem Brasil
Idioma originalPortuguês
Produção
Diretor(es)Rogério Gomes
Vozes deMilton Gon√ßalves (chamadas) 
ElencoAlinne Moraes
Rafael Cardoso
Paolla Oliveira
Ana Beatriz Nogueira
Emilio Dantas
Irene Ravache
Letícia Persiles
J√ļlia Lemmertz
R√īmulo Estrela
Felipe Camargo
Luiz Carlos Vasconcelos
Louise Cardoso
Dani Barros
Nívea Maria
Michel Melamed
Tema de abertura"Palavras ao Vento", C√°ssia Eller/ Di√°logos dos personagens
Tema de encerramento"Palavras ao Vento", C√°ssia Eller - (entre outras can√ß√Ķes) / Di√°logos dos personagens
Empresa(s) de produçãoProjac
Exibição
Emissora de televis√£o originalBrasil Rede Globo
Formato de exibi√ß√£o1080i (HDTV)
Transmiss√£o original13 de julho de 2015 - 15 de janeiro de 2016
N.¬ļ de cap√≠tulos161
87 (1ª fase)
74 (2ª fase)

Rede Globo
Telenovela 217

No hay comentarios:

Publicar un comentario

*T E L E N O V E L A*

Una telenovela es un género televisivo producido originalmente en varios países de América Latina, cuya principal característica es contar desde una perspectivamente básicamente melodramática una historia de amor a lo largo de varias decenas de capítulos (usualmente más de 100) y que casi siempre tiene un final.

Durante el trayecto de la misma, los personajes principales (un gal√°n y una damita joven) sufren los embates de uno o varios villanos (generalmente una novia despechada, un madre celosa o un padre desp√≥tico), que se ve coronada con la felicidad en el √ļltimo minuto del cap√≠tulo final, hasta el cual se sucede una innumerable cantidad de peripecias. Esencialmente de car√°cter sentimental, con intrigas, enga√Īos y confusiones.

Con los a√Īos han ganado m√°s acci√≥n e incorporado elementos de otros 'g√©neros' (como el polic√≠aco, la comedia, el thriller e incluso la ciencia ficci√≥n).

El argumento base de la telenovela es el de la ascenci√≥n social que, generalmente, se da por medio del matrimonio (aunque tambi√©n ha habido muchas en que la protagonista luego de ser seducida y abandonada, logra revertir su penosa situaci√≥n y triunfa a costa de mucho esfuerzo y dedicaci√≥n - sirviendo as√≠ de ejemplo, sobre todo, para las amas de casa y las mujeres que hasta los a√Īos 80, eran el p√ļblico fundamental de estas producciones; pero hace un par de d√©cadas amplios segmentos masculinos consumen seriales de esta clase).

En la telenovela cl√°sica, generalmente hay un amor imposible, un/a hijo/a abandonado/a (casi siempre un/a heredero/a de una abultada fortuna), y grandes secretos del pasado que, al revelarse, cambian el curso de la historia rectificando fatales errores e injusticias.

La telenovela moderna ha abortado temas tan polémicos y peliaguados como el cáncer, las drogas, la homosexualidad y el crimen. También, por su gran matiz prescriptivo, promueven sensibles cuestiones sociales.

Aunque muchos lo cuestionen, la telenovela se ha vuelto patrimonio de la cultura latinoamericana (sobre todo donde mayor sofisticación ha alcanzado, como en Brasil). Pero su finalidad básica no es educar, como algunos pretenden, ya que es un programa de neto entretenimiento y que surgió más por estímulo de las jaboneras que por una necesidad recreativa o cultural.

El género nació en la radio, específicamente en Cuba, donde salieron al aire los primeros seriados radiales.
Cuando nace la TV en Am√©rica Latina, especialmente en Cuba y Brasil (oto√Īo de 1950), el g√©nero es autom√°ticamente importado al nuevo medio. La primera telenovela latinoamericana parece ser la brasile√Īa Tu vida me pertenece (Sua vida me pertence, en port.), realizada por TV Tupi de S√£o Paulo. Empez√≥ el 21 de diciembre de ese a√Īo, con cap√≠tulos de 20 minutos y 3 veces por semana.

La cubana Senderos de amor, estrenada el 1ro de octubre de 1952, por CMQ-TV parece haber sido la segunda propuesta del g√©nero en el continente, a la cual sigui√≥ una estela de historias que para 1958 ya eran 15 por a√Īo, s√≥lo en el antes mencionado Canal 6 (CMQ) .

Erróneamente, se da a México la paternidad de la telenovela. No es hasta el 9 de junio de 1958 que se emite, en vivo, por Telesistema Mexicano (TSM, Canal 4) Senda prohibida, de Fernanda Villeli, en Su Telenovela Colgate, diariamente a las 6.30 p.m.

Otras novelas que precedieron a Senda... fueron La criada de la granja (1954, Televisa, hoy Venevisión), Ante la ley (22 de agosto de 1955, Puerto Rico) ,La esquina (1955), escrita por Román Chalbaud, y transmitida por Radio Caracas Televisión y producida por Colgate-Palmolive,
El 0597 est√° ocupado es considerada la primera telenovela colombiana /1959/,Vila Faia primera telenovela portuguesa /RTP 1982/,
“Magdalena de la calle” primera telenovela paraguaya /1978/, Bar Cristal primera telenovela peruana /1959/,
1967 - CHILE: La chica del bastón , realizada por PROTAB, se convierte en la primera telenovela chilena,

Si bien son tem√°ticamente parecidas a las soap operas de la televisi√≥n anglosajona, a diferencia de √©stas, la telenovela latinoamericana tienen un n√ļmero limitado de episodios, no pasando normalmente de alrededor de cien o pocos cientos y de una duraci√≥n de aproximadamente seis meses a un a√Īo como m√°ximo. En casos excepcionales su duraci√≥n se puede extender a dos e incluso tres a√Īos, con la salvedad de las telenovelas de producci√≥n espa√Īola, en las cuales la duraci√≥n indefinida s√≠ es lo habitual.Es tambi√©n conocida como Tele-romance, llamada novela de TV o simplemente novela en Brasil, Tele-teatro o tira en Argentina, Culebr√≥n (por su larga duraci√≥n) en Espa√Īa y Venezuela, Seriado (por la cronolog√≠a) en Colombia y Teleserie (porque la comedia o la acci√≥n es mayor al romance) en Chile y en zonas de Per√ļ y Bolivia y comedia en Uruguay.

Telenovela es una palabra de origen castellano, especialmente del espa√Īol hablado en Cuba, precursor de este g√©nero audiovisual que se inspir√≥ en las radionovelas. El t√©rmino es el resultado de la fusi√≥n de las palabras: tele (de televisi√≥n) y novela (el g√©nero literario rom√°ntico).

Telenovela √© uma hist√≥ria de fic√ß√£o desenvolvida para apresenta√ß√£o na televis√£o. Ela tem a caracter√≠stica de ser dividida em cap√≠tulos, em que o seguinte √© a continua√ß√£o do anterior. O sentido geral da trama √© previsto inicialmente, mas o desenrolar e o desenlace n√£o. Durante a exibi√ß√£o – que pode levar de seis a dez meses, em epis√≥dios di√°rios –, novos rumos e personagens podem ser inseridos.Portugal √© um grande produtor de telenovelas, onde se destacam as telenovelas produzidas pela TVI e da RTP, que j√° s√£o exportadas para v√°rios pa√≠ses e possuem uma qualidade est√©tica e liter√°ria incr√≠vel. A primeira novela portuguesa foi Vila Faia da RTP/1982/.

Antes de cada cap√≠tulo de uma telenovela, √© exibido um pequeno clipe audiovisual chamado abertura ou gen√©rico contendo imagens relacionadas √† tem√°tica da hist√≥ria; m√ļsica de fundo; cr√©ditos de atores, diretores e autores da obra. Em alguns casos, esta abertura √© exibida somente ap√≥s o primeiro bloco da telenovela, ficando entre este primeiro bloco e o primeiro intervalo comercial. Trechos das aberturas tamb√©m s√£o exibidos como vinhetas de "estamos apresentado" e "voltamos a apresentar" no in√≠cio e no fim dos intervalos comerciais e como encerramento, onde s√£o exibidos cr√©ditos de produ√ß√£o como c√Ęmeras e produtores.

A ordem dos cr√©ditos exibidos numa abertura n√£o √© obrigat√≥ria e varia de acordo com cada produ√ß√£o, mas √© comum que seja exibido primeiro o nome dos autores seguidos pelos protagonistas e antagonistas, n√ļcleo central, apresentando (novos atores), atores convidados, crian√ßas, participa√ß√Ķes especiais e por fim os colaboradores, os diretores, o diretor principal e o diretor de n√ļcleo. O t√≠tulo da novela √© comumente exibido no t√©rmino da abertura, mas h√° tamb√©m ocasi√Ķes em que √© exibido tanto no in√≠cio quanto no fim ou at√© mesmo somente no in√≠cio ou no meio da abertura.

J√° nos encerramentos, a ordem √©: Elenco de apoio (atores com baixa participa√ß√£o nas novelas), autoriza√ß√£o especial (geralmente vinda do SATED), equipe t√©cnica (ordem variada), ger√™ncia de produ√ß√£o e, por √ļltimo, marcas que anunciaram "merchandising" e a realiza√ß√£o (logomarca, site da novela, ano de produ√ß√£o e raz√£o social da emissora).

Em Portugal e pa√≠ses lus√≥fonos de √Āfrica as aberturas tem o nome de "Gen√©rico" e possuem dura√ß√£o variada de 50 segundos √† 1 minuto.

A palavra telenovela é uma palavra de origem castelhana, particularmente do espanhol falado em Cuba, país precursor desse gênero audiovisual que foi inspirado nas radionovelas. O vocábulo é fruto da fusão das palavras: tele (de televisão) e novela, que em espanhol é o mesmo que romance em português.

Devido a sua longa-duração, há quem aponte uma pretensa contradição em sua denominação, ao dizer que as telenovelas deveriam se chamar "telerromances". Porém, para a língua portuguesa, o gênero literário novela distingue-se do romance não pelo seu tamanho, mas pela forma como os eventos se sucedem na narrativa e pela abordagem folhetinesca da sua escrita.

A matriz original do termo mostrou ser forte a ponto de conseguir legitimidade em outros idiomas, como o russo, que preferia a palavra 'serial', para designar os folhetins audiovisuais.

A fala cotidiana em países como Brasil, Portugal e a própria Cuba, aceita a forma abreviada de 'novela' para chamar a obra audiovisual. Porém o termo "telenovela" é preferível a fim de distinguir a obra audiovisual da literária.