Telenovelas

jueves, 16 de junio de 2016

1893 À Sombra dos Laranjais telenovela brasileira 1977


À Sombra dos Laranjais é uma telenovela brasileira produzida pelaRede Globo e exibida no horário das 18 horas de 7 de fevereiro a 23 de maio de 1977, em 91 capítulos, substituindo Escrava Isaura e sendo substituída por Dona Xepa. Foi a 11ª "novela das seis" exibida pela emissora.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e Sylvan Paezzo, adaptada da peça teatral homônima de Viriato Correia, e dirigida por Herval Rossano e Milton Gonçalves.
Trama
A trama começa com a volta de Pedro à cidade de Laranjais, de onde saíra havia 28 anos, deixando a noiva, Madalena. Depois de tanto tempo, Pedro havia se tornando um advogado importante, cujo sucesso Madalena acompanhava de longe, sempre à sua espera e alheia às diferenças políticas entre suas famílias: os Lemos, na figura do prefeito Perácio Lemos, irmão de Pedro, e os Caldas, representantes da oposição, liderados por Marta Caldas, irmã de Madalena .
Marta é uma mulher amarga e inconformada com o irmão Tomé, que não quis seguir a carreira política do pai falecido. Longe de Laranjais, Pedro havia se casado, tido um filho e ficado viúvo, mas continuava prometendo casamento a todas as mulheres com as quais se envolvia. De volta à sua terra, encontra a família em campanha política e a antiga noiva, ainda apaixonada. A história deamor entre os dois é o fio condutor de toda a novela.
Além disso, retrata-se na trama a forte ligação entre os habitantes de Laranjais e os artistas de um circo que se instala na pequenacidade
Elenco
AtorPersonagem
Ary FontouraTomé Caldas / Estopim
Herval RossanoPedro Lemos
Aracy CardosoMadalena Caldas
Castro GonzagaPerácio Lemos
Beatriz LyraMarta Caldas
Marcelo PicchiJúnior
Maria PompeuFátima
Patrícia BuenoLourdes (Lurdinha)
Élcio RomarJuan Carlos
Fernando JoséMiguel
Ísis KoschdoskiZulmira Caldas
Paulo GonçalvesSeu Alvarez
Tamara TaxmanDalva Alvarez
Arthur Costa FilhoJosé Mota
Monah DelacyMaria das Graças
Marília BarbosaRitoca
Lauro GóesCláudio Lemos
Lídia BrondiLúcia Alvarez
Wellington BotelhoBruno
Sílvia SalgadoBerenice



Trilha Sonora
Obs.: Esta trilha sonora é uma das raras lançadas pela Rede Globo em um compacto triplo, contando com três músicas de cada lado.
  1. O Poeta e a Lua - Hélio Matheus
  2. Mata-borrão - Márcio Lott
  3. O Circo - Marília Barbosa
  4. À Sombra dos Laranjais - Marília Barbosa
  5. Mulher de Malandro - Renata Lu
  6. Não Interessa - Marília Barbosa
Curiosidades
  • atriz Marília Barbosa, a Ritoca da novela, gravou a canção O circo, de Sidney Miller, para a abertura da trama: “Vai, vai, vai começar a brincadeira/ Tem charanga tocando a noite inteira / Vem, vem, vem ver o circo de verdade/ Tem, tem, tem picadeiro e qualidade”.
  • A telenovela foi reapresentada de 7 de janeiro a 2 de maio de1980, às 13h30. Foi a última reprise "da tarde" exibida pela emissora sem nenhuma caracterização. Sua sucessora no horário, Dona Xepa, estrearia o título Vale a Pena Ver de Novo, utilizado até hoje.
  • Sylvan Paezzo escreveu a novela até ao capítulo 31, sendo então substituído por Benedito Ruy Barbosa.
  • Estreia de Sílvia Salgado na televisão.
  • Um dos maiores destaques da novela foi a atuação de Ary Fontoura, que interpretava o entristecido Tomé e, ao mesmo tempo, o fanfarrão palhaço Estopim.Tanto que o nome do ator passou a ser grifado como o primeiro nos créditos da abertura.
  • A produção da novela montou um circo mambembe no bairro carioca de Santa Teresa e na estação ferroviária de Itacuruçá(RJ). Outras gravações externas foram realizadas em Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro.
  • Herval Rossano acumulou o papel de diretor (junto com Milton Gonçalves) e de ator, interpretando o galã Pedro.
Tema de abertura"O Circo", Marília Barbosa
Transmissão original7 de fevereiro de 1977-23 de maio de 1977
N de capítulos 91
Brasil
Rede Globo