Simplesmente Maria foi uma telenovela brasileira veiculada na extinta TV Tupi em 1970, escrita por Benjamin Cattan e Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Benjamin Cattan e Walter Avancini.
Foi a segunda versão da original peruana, Simplemente María, produzida em 1969. Foi ao ar no dia 6 de julho de 1970, seu último capítulo foi em 26 de junho de 1971.
Começou sendo exibida às 19 horas, mas a partir de 1 de março de1971 foi transferida para as 20 horas.
Vinte anos depois em relação à original de 1969, umas das telenovelas de maior sucesso da América Latina, ganha uma nova versão, desta vez no México pela Televisa em 1989.
Elenco
Sinopse
1950.Maria é uma moça humilde do interior que vem para se empregar como doméstica na cidade grande. Conhece Roberto, o seu patrão, um estudante de medicina de família tradicional. Ingênua e bela, Maria é seduzida por Roberto, que a abandona ao descobrir que ela está grávida.
O filho de Maria é criado com muito trabalho e costuras para a vizinhança, e com a ajuda do Professor Estevão, um homem simples e bom que nutre por ela uma grande paixão. Vinte anos depois, a simples Maria se transformará em modista, e seu filho, Antônio, lhe trará problemas e orgulho.
Bastidores
Depois de dois sucessos importantes, Antônio Maria e Nino, o Italianinho, em que principalmente se exaltou o autor nacional, a Tupi resolveu importar esse dramalhão que era sucesso em toda a América castelhana – inclusive trazendo da Globo o casal romântico Yoná Magalhães e Carlos Alberto, das novelas de Glória Magadan.
No segundo mês de apresentação, o adaptador, Benjamin Cattan, foi convocado pela emissora, que lhe deu ordens expressas para jogar no lixo o que restava e conduzir a novela. O resultado foi logo sentido através da intuição de Cattan.
Assim mesmo se arrastou durante onze meses (315 capítulos), sendo apresentada às 19 horas desde sua estreia, no dia 06/07/1970, até 27/02/1971, e depois às 20 horas, até o seu término, em 26/06/1971.
A novela foi dividida em duas fases. Alguns dos personagens da primeira fase ressurgiram na segunda, outros desapareceram, bem como novos se integraram à trama. (*)
No princípio, a personagem Angélica foi vivida pela atriz Bete Mendes, mas, por motivos de saúde, ela teve que se ausentar da novela, sendo substituída por Annamaria Dias. (*)
O SBT apresentaria uma versão latina de Simplesmente Maria, entre 1991 e 1992.
315 capítulos
Rede Tupí
No hay comentarios:
Publicar un comentario