Paixão Proibida foi uma telenovela de Janete Clair dirigida por Geraldo Vietri, exibida na TV Tupi em 1967.
Numa trama paralela à trajetória de Tiradentes, uma delação, por motivos familiares, impossbilita o amor de Rogério e Dorotéia.
Elenco
SÉRGIO CARDOSO – Rogério
MÍRIAM MEHLER – Dorotéia
ROSAMARIA MURTINHO – Maria Helena
JUCA DE OLIVEIRA
LIMA DUARTE – Visconde Santa Maria
LÉLIA ABRAMO – burguesa
GUIOMAR GONÇALVES – Angélica
SADI CABRAL – Santos
ADEMIR ROCHA – Vicente
NÉA SIMÕES – Baronesa
EDUARDO ABBAS
CANARINHO – Janico
WILSON FRAGOSO – Tiradentes
XISTO GUZZI
MARIA LUIZA CASTELLI
OTÁVIO AUGUSTO – sub-oficial
OSWALDO CAMPOZANA
Bastidores
Esse segundo trabalho de Janete Clair na televisão era uma adaptação de seu sucesso radiofônico A Família Borges.
Antes de ir para a Globo e provocar o furacão de Anastácia, a Mulher Sem Destino (1967), Janete Clair deixou sua marca na Tupi, que deve ter lamentado sua perda.
A novela teve sua estreia adiada em virtude de um acidente automobilístico sofrido pelo ator Sérgio Cardoso, que viveu o protagonista da novela.
A autora teve sérios problemas com Sérgio Cardoso. Intérprete de temperamento difícil, Sérgio queria mexer a todo momento no texto de Janete, que não aceitava as interferências. A autora ficou tão traumatizada ao trabalhar com o ator, que a simples menção do ator para o elenco de suas novelas posteriores, já assustava a autora.
E foi esse desentendimento que aproximou Janete do diretor Daniel Filho, da Globo. A autora telefonou para Daniel, a quem conhecia apenas formalmente, e sondou a possibilidade de ingressar na emissora. No mesmo ano ela estaria trabalhando no texto de Anastácia, a Mulher Sem Destino.
A Inconfidência Mineira, que serviu de pano de fundo para esta história, também foi abordada na novela Dez Vidas, de Ivani Ribeiro (Excelsior, 1969).
Tupi – 21h30
de 24 de abril a 22 de setembro de 1967
de 24 de abril a 22 de setembro de 1967
No hay comentarios:
Publicar un comentario