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domingo, 26 de diciembre de 2010
Sedução (telenovela) Portugal
Sedução é uma telenovela da TVI, escrita por Rui Vilhena e protagonizada por Maria João Luís e Fernanda Serrano, que regressa às telenovelas depois de ter estado afastada por causa de um cancro na mama e pouco tempo depois ter sido mãe.Transmissão original 25 de Outubro de 2010
História
Esta história centra-se em Alice Mendes Soares (Maria João Luís), uma mãe de família, trabalhadora e dedicada, que se esforça para dar conforto à sua família, mas o marido e os filhos nunca estão satisfeitos. Ela assiste, involuntariamente, ao envolvimento do marido, Belmiro Soares (Nuno Homem de Sá), num crime juntamente com um vizinho, Vicente (João Tempera). Este último ameaça-a e esta é obrigada a desaparecer para salvar a vida dos seus filhos, Tiago (Pedro Granger), Vitória (Margarida Vila-Nova) e Ana (Sara Butler). Quando regressa, encontra Belmiro casado com a cunhada, Júlia Alves Soares (Fernanda Serrano), e os filhos felizes a viverem com eles e a fortuna da tia.
Júlia é a viúva de Aníbal Soares, irmão de Belmiro, e é apaixonada pelo cunhado desde os tempos em que era casada com o irmão deste. Belmiro e Júlia chegaram a ter um caso, mas este terminou por um motivo inesperado, que encerra um segredo que atormenta Júlia e vai mantê-la ligada a Belmiro para sempre. Há quem comece a desvendar este mistério e Júlia fará tudo para que ninguém descubra a verdade. Júlia vê no desaparecimento de Alice a sua grande oportunidade de se aproximar de Belmiro.
Quando tudo parece perdido para Alice, Mário Almeida (Fernando Luis) surge na sua vida com a notícia de uma herança que lhe vai permitir abrir o seu cabeleireiro de sonho.
Alice entrega-se ao trabalho e constrói um negócio de sucesso tornando-se uma mulher rica. É nesse momento que se vê confrontada com um extraordinário dilema moral: o que fazer, agora, ao marido e filhos que, por puro interesse, se querem voltar a aproximar dela? Perdoá-los e recebê-los de braços abertos? Ou seguir com a sua vida, como eles fizeram com as deles, sem nunca olhar para trás?
Elenco
Fernanda Serrano - Júlia Alves Soares
Daniela González - Nádia Alves Soares
Maria João Luís - Alice Mendes Soares
Nuno Homem de Sá - Belmiro Soares
Fernando Luis - Mário Almeida
Pedro Granger - Tiago Mendes Soares
Margarida Vila-Nova - Vitória Mendes Soares
Maria João Bastos - Ester Vasconcelos
Marco Delgado - Samuel Braga
Paula Neves - Laura Nobre Faria
Dalila Carmo - Sofia Almeida
São José Correia - Flor Pires
Sofia Grillo - Carmo Sampaio
Joaquim Horta - Rui Paredes
Paulo Rocha - Danilo Mascarenhas
Bárbara Norton de Matos - Raquel Pinto
Nuno Távora - Miguel Alves
Mafalda Luís de Castro - Inês Dias
Sofia Ribeiro - Rita Martins
Pedro Barroso - Nuno Baptista
Fernando Pires - Tomás Soares
João Tempera - Vicente
Frederico Barata - Alexandre (Alex) Vieira
Luís Simões - Guilherme Silva Faria
Sara Butler - Ana Mendes Soares
Cristiana Milhão - Marisa Dumont
Leonor Biscaia - Diana Silva
Joana Figueira - Lurdes
Rui Neto - Rúben Caeiro
Maria Ladeira - Francisca
Actrizes Convidadas:
Helena Isabel - Mafalda Silva Faria
Rita Salema - Irene Santos
Participação Especial:
Ruy de Carvalho - Humberto Almeida
João Perry no papel de José Carlos Faria
Elenco Infantil:
Francisco Fernandez - Martim Vasconcelos Paredes
Elenco Adicional
Afonso Lagarto - Gustavo
Daniel Melo - Adriano
Fernando Correia
João Ferrador
Jorge Baptista
José Boavida
Pedro Efe - António
Teresa Ovídio - Amante de Danilo
*T E L E N O V E L A*
Una telenovela es un género televisivo producido originalmente en varios países de América Latina, cuya principal característica es contar desde una perspectivamente básicamente melodramática una historia de amor a lo largo de varias decenas de capítulos (usualmente más de 100) y que casi siempre tiene un final.
Durante el trayecto de la misma, los personajes principales (un galán y una damita joven) sufren los embates de uno o varios villanos (generalmente una novia despechada, un madre celosa o un padre despótico), que se ve coronada con la felicidad en el último minuto del capítulo final, hasta el cual se sucede una innumerable cantidad de peripecias. Esencialmente de carácter sentimental, con intrigas, engaños y confusiones.
Con los años han ganado más acción e incorporado elementos de otros 'géneros' (como el policíaco, la comedia, el thriller e incluso la ciencia ficción).
El argumento base de la telenovela es el de la ascención social que, generalmente, se da por medio del matrimonio (aunque también ha habido muchas en que la protagonista luego de ser seducida y abandonada, logra revertir su penosa situación y triunfa a costa de mucho esfuerzo y dedicación - sirviendo así de ejemplo, sobre todo, para las amas de casa y las mujeres que hasta los años 80, eran el público fundamental de estas producciones; pero hace un par de décadas amplios segmentos masculinos consumen seriales de esta clase).
En la telenovela clásica, generalmente hay un amor imposible, un/a hijo/a abandonado/a (casi siempre un/a heredero/a de una abultada fortuna), y grandes secretos del pasado que, al revelarse, cambian el curso de la historia rectificando fatales errores e injusticias.
La telenovela moderna ha abortado temas tan polémicos y peliaguados como el cáncer, las drogas, la homosexualidad y el crimen. También, por su gran matiz prescriptivo, promueven sensibles cuestiones sociales.
Aunque muchos lo cuestionen, la telenovela se ha vuelto patrimonio de la cultura latinoamericana (sobre todo donde mayor sofisticación ha alcanzado, como en Brasil). Pero su finalidad básica no es educar, como algunos pretenden, ya que es un programa de neto entretenimiento y que surgió más por estímulo de las jaboneras que por una necesidad recreativa o cultural.
El género nació en la radio, específicamente en Cuba, donde salieron al aire los primeros seriados radiales.
Cuando nace la TV en América Latina, especialmente en Cuba y Brasil (otoño de 1950), el género es automáticamente importado al nuevo medio. La primera telenovela latinoamericana parece ser la brasileña Tu vida me pertenece (Sua vida me pertence, en port.), realizada por TV Tupi de São Paulo. Empezó el 21 de diciembre de ese año, con capítulos de 20 minutos y 3 veces por semana.
La cubana Senderos de amor, estrenada el 1ro de octubre de 1952, por CMQ-TV parece haber sido la segunda propuesta del género en el continente, a la cual siguió una estela de historias que para 1958 ya eran 15 por año, sólo en el antes mencionado Canal 6 (CMQ) .
Erróneamente, se da a México la paternidad de la telenovela. No es hasta el 9 de junio de 1958 que se emite, en vivo, por Telesistema Mexicano (TSM, Canal 4) Senda prohibida, de Fernanda Villeli, en Su Telenovela Colgate, diariamente a las 6.30 p.m.
Otras novelas que precedieron a Senda... fueron La criada de la granja (1954, Televisa, hoy Venevisión), Ante la ley (22 de agosto de 1955, Puerto Rico) ,La esquina (1955), escrita por Román Chalbaud, y transmitida por Radio Caracas Televisión y producida por Colgate-Palmolive,
El 0597 está ocupado es considerada la primera telenovela colombiana /1959/,Vila Faia primera telenovela portuguesa /RTP 1982/,
“Magdalena de la calle” primera telenovela paraguaya /1978/, Bar Cristal primera telenovela peruana /1959/,
1967 - CHILE: La chica del bastón , realizada por PROTAB, se convierte en la primera telenovela chilena,
- Ni el amor ni al mar /1961/primera telenovela ecuatoriana.
Si bien son temáticamente parecidas a las soap operas de la televisión anglosajona, a diferencia de éstas, la telenovela latinoamericana tienen un número limitado de episodios, no pasando normalmente de alrededor de cien o pocos cientos y de una duración de aproximadamente seis meses a un año como máximo. En casos excepcionales su duración se puede extender a dos e incluso tres años, con la salvedad de las telenovelas de producción española, en las cuales la duración indefinida sí es lo habitual.Es también conocida como Tele-romance, llamada novela de TV o simplemente novela en Brasil, Tele-teatro o tira en Argentina, Culebrón (por su larga duración) en España y Venezuela, Seriado (por la cronología) en Colombia y Teleserie (porque la comedia o la acción es mayor al romance) en Chile y en zonas de Perú y Bolivia y comedia en Uruguay.
Telenovela es una palabra de origen castellano, especialmente del español hablado en Cuba, precursor de este género audiovisual que se inspiró en las radionovelas. El término es el resultado de la fusión de las palabras: tele (de televisión) y novela (el género literario romántico).
Antes de cada capítulo de uma telenovela, é exibido um pequeno clipe audiovisual chamado abertura ou genérico contendo imagens relacionadas à temática da história; música de fundo; créditos de atores, diretores e autores da obra. Em alguns casos, esta abertura é exibida somente após o primeiro bloco da telenovela, ficando entre este primeiro bloco e o primeiro intervalo comercial. Trechos das aberturas também são exibidos como vinhetas de "estamos apresentado" e "voltamos a apresentar" no início e no fim dos intervalos comerciais e como encerramento, onde são exibidos créditos de produção como câmeras e produtores.
A ordem dos créditos exibidos numa abertura não é obrigatória e varia de acordo com cada produção, mas é comum que seja exibido primeiro o nome dos autores seguidos pelos protagonistas e antagonistas, núcleo central, apresentando (novos atores), atores convidados, crianças, participações especiais e por fim os colaboradores, os diretores, o diretor principal e o diretor de núcleo. O título da novela é comumente exibido no término da abertura, mas há também ocasiões em que é exibido tanto no início quanto no fim ou até mesmo somente no início ou no meio da abertura.
Já nos encerramentos, a ordem é: Elenco de apoio (atores com baixa participação nas novelas), autorização especial (geralmente vinda do SATED), equipe técnica (ordem variada), gerência de produção e, por último, marcas que anunciaram "merchandising" e a realização (logomarca, site da novela, ano de produção e razão social da emissora).
Em Portugal e países lusófonos de África as aberturas tem o nome de "Genérico" e possuem duração variada de 50 segundos à 1 minuto.
A palavra telenovela é uma palavra de origem castelhana, particularmente do espanhol falado em Cuba, país precursor desse gênero audiovisual que foi inspirado nas radionovelas. O vocábulo é fruto da fusão das palavras: tele (de televisão) e novela, que em espanhol é o mesmo que romance em português.
Devido a sua longa-duração, há quem aponte uma pretensa contradição em sua denominação, ao dizer que as telenovelas deveriam se chamar "telerromances". Porém, para a língua portuguesa, o gênero literário novela distingue-se do romance não pelo seu tamanho, mas pela forma como os eventos se sucedem na narrativa e pela abordagem folhetinesca da sua escrita.
A matriz original do termo mostrou ser forte a ponto de conseguir legitimidade em outros idiomas, como o russo, que preferia a palavra 'serial', para designar os folhetins audiovisuais.
A fala cotidiana em países como Brasil, Portugal e a própria Cuba, aceita a forma abreviada de 'novela' para chamar a obra audiovisual. Porém o termo "telenovela" é preferível a fim de distinguir a obra audiovisual da literária.
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