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lunes, 11 de abril de 2011
Cordel Encantado /telenovela brasileira 2011/
Cordel Encantado é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo para o horário das seis horas com estreia marcada para o dia 11 de abril de 2011 sucedendo a novela Araguaia. Será escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes, conta com a direção de Amora Mautner, Gustavo Fernandez, Natália Grimberg e Ricardo Waddington, geral de Amora Mautner e núcleo de Ricardo Waddington.Transmissão original 11 de abril de 2011
Sinopse
A história se passa na cidade fictícia de Brogodó, localizada no Sertão Nordestino e aborda o triângulo amoroso entre Açucena, Jesuíno e Timóteo, que é obcecado por Açucena desde criança e tem uma inveja obscessiva de Jesuíno, querendo ser como ele. Jesuíno e Açucena são apaixonados desde criança, já que foram criados juntos. Eles enfrentarão toda maldade para poderem se casar e ficar juntos. O amor deles é mais forte que tudo.
Timóteo tem inveja de Jesuíno desde criança pois o pai de Timóteo, Coronel Januário, é padrinho de Jesuíno e quer que ele o suceda nos negócios da família, e Timóteo mesmo detestando lidar com fazenda e negócios, não acha isso correto, por ver que mesmo afilhado, Jesuíno é um empregado da fazenda junto com sua mãe, Siá Benvinda e que ele merece ser tratado como todos os outros, e o humilha muito, pois Timóteo pisa em todos por ser rico. Ele esconde ciúmes do pai com Jesuíno e sente-se menos amado.
Açucena mora com seus pais adotivos, Virtuosa e Euzébio, e com seu irmão Cícero. Porém Açucena desconhece sua verdadeira origem e não sabe que é uma princesa, filha de um rei, chamado Augusto, que comanda o reino de Seráfia do Norte.
Augusto, o rei, veio para o sertão para tratar de negócios com a esposa grávida e acabou por Açucena nascer por aqui. Porém há uma revolta de cangaceiros em que esposa e filha recém-nascida são sequestradas para serem torturadas e isso o faz acreditar que as duas estão mortas, mas ele nunca se convenceu muito bem disso. Arrasado, ele retorna para seu reino, que fica na Europa, mas ele não soube que a menina conseguiu se salvar e foi criada por um casal de sertanejos.
A origem de Jesuíno também é oculta para ele. Criado sem pai, Jesuíno nunca soube que na verdade o seu progenitor é um dos mais temidos cangaceiros, chamado Herculano. Por tão perigoso e cruel é chamado de o rei do cangaço.
Porém tudo se modifica quando Augusto retorna a Brogodó e descobre por cangaceiros que só sua esposa morreu e que sua filha foi entregue por eles a um casal e que ela foi cirada como mais uma sertaneja. Isso faz Virtuosa e Euzébio ficarem muito apavorados com medo de perder Açucena para Augusto, pois eles sempre souberam qual origem dela. Açucena percebe e fica muito desconfiada porque os pais estão tão assustados com a chegada desse rei.
Há reviravolta na vida de Jesuíno também: Herculano decide acabar com o segredo que guardou com Siá Benvinda e resolve contar ao filho que ele é o pai. A mãe de Jesuíno fez um acordo com Herculano de jamais falar a ele que o pai é um bandido temido para o filho não sofrer por preconceitos, mas Herculano quer um novo cangaceiro que o suceda e fará de tudo para Jesuíno se transformar no novo rei do cangaço.
Com tudo isso o amor de Jesuíno e Açucena só se fortalece e eles já estão arrumando o casamento, mas tudo vem a tona, inclusive armações e a obscessão de Timóteo estragam tudo, mas eles não deixam de se amar jamais. Um amor puro que vem desde a inocência da infância.
Uma história de amor em meio a conflitos no sertão é o desenrolar de Cordel Encantado.
Elenco
Ator Personagem
Bianca Bin Açucena Bezerra (Princesa Aurora Catarina de Ávila)
Cauã Reymond Jesuíno Araujo
Bruno Gagliasso Timotéo Cabral
Nathália Dill Doralice Peixoto (Dora / Fubá)
Jayme Matarazzo Principe Felipe
Carmo Dalla Vecchia Rei Augusto de Ávila
Débora Bloch Duquesa Ursula de Bragança
Luiz Fernando Guimarães Nicolau Bruguel
Cláudia Ohana Siá Benvinda Araujo
Matheus Nachtergaele Miguezim
Heloísa Périssé Neuza
Zezé Polessa Ternurinha Peixoto
Marcos Caruso Patácio Peixoto
Marcello Novaes Quiquiqui
Osmar Prado Delegado Batoré
Andréia Horta Batira
Luiza Valdetaro Antônia Cabral
Mauricio Destri Infante Dom Inácio
Luana Martau Lady Carlota de Bragança
Lucy Ramos Maria Cesária
Emanuelle Araújo Florinda
Guilherme Fontes Marquês Zenóbio Alfredo
Tuca Andrada Zóio Furado
Paula Burlamaqui Penélope
Emílio de Mello General Baldini
Nanda Costa Lilica
Patrícia Werneck Teinha
Isabelle Drummond Rosa
Miguel Rômulo Cícero Bezerra
Genézio de Barros Padre Joaquim
Glicério Rosário Setembrino
Renan Ribeiro Galego
Flávia Rubim Filó
Débora Duarte Amália
Tony Tornado Damião
Berta Loran Rainha-Mãe Efigênia
Jéssika Alves Cristal
Mouhammed Harfouch Farid
Matheus Costa Salim
Nahuana Costa Sofia
Ilva Niño Cândida
Domingos Montagner Herculano
Land Vieira Tibungo
Max Lima Juca
João Miguel Belarmino
Enrique Diaz Euzébio Bezerra
Ana Cecília Costa Virtuosa Bezerra
Renato Góes Fausto
Alessandro Tcche Rufino
Marcelo Flores Soldado Paçoca
Isabel Mello Cordata
Cristiane Amorim Janaína
Wagner Molina Genaro
Participações especiais
Ator Personagem
Alinne Moraes Rainha Cristina Catarina de Ávila
Thiago Lacerda Rei Teobaldo
Reginaldo Faria Januário Cabral
Mariana Lima Rainha Helena
Zé Celso Martinez Amadeus
*T E L E N O V E L A*
Una telenovela es un género televisivo producido originalmente en varios países de América Latina, cuya principal característica es contar desde una perspectivamente básicamente melodramática una historia de amor a lo largo de varias decenas de capítulos (usualmente más de 100) y que casi siempre tiene un final.
Durante el trayecto de la misma, los personajes principales (un galán y una damita joven) sufren los embates de uno o varios villanos (generalmente una novia despechada, un madre celosa o un padre despótico), que se ve coronada con la felicidad en el último minuto del capítulo final, hasta el cual se sucede una innumerable cantidad de peripecias. Esencialmente de carácter sentimental, con intrigas, engaños y confusiones.
Con los años han ganado más acción e incorporado elementos de otros 'géneros' (como el policíaco, la comedia, el thriller e incluso la ciencia ficción).
El argumento base de la telenovela es el de la ascención social que, generalmente, se da por medio del matrimonio (aunque también ha habido muchas en que la protagonista luego de ser seducida y abandonada, logra revertir su penosa situación y triunfa a costa de mucho esfuerzo y dedicación - sirviendo así de ejemplo, sobre todo, para las amas de casa y las mujeres que hasta los años 80, eran el público fundamental de estas producciones; pero hace un par de décadas amplios segmentos masculinos consumen seriales de esta clase).
En la telenovela clásica, generalmente hay un amor imposible, un/a hijo/a abandonado/a (casi siempre un/a heredero/a de una abultada fortuna), y grandes secretos del pasado que, al revelarse, cambian el curso de la historia rectificando fatales errores e injusticias.
La telenovela moderna ha abortado temas tan polémicos y peliaguados como el cáncer, las drogas, la homosexualidad y el crimen. También, por su gran matiz prescriptivo, promueven sensibles cuestiones sociales.
Aunque muchos lo cuestionen, la telenovela se ha vuelto patrimonio de la cultura latinoamericana (sobre todo donde mayor sofisticación ha alcanzado, como en Brasil). Pero su finalidad básica no es educar, como algunos pretenden, ya que es un programa de neto entretenimiento y que surgió más por estímulo de las jaboneras que por una necesidad recreativa o cultural.
El género nació en la radio, específicamente en Cuba, donde salieron al aire los primeros seriados radiales.
Cuando nace la TV en América Latina, especialmente en Cuba y Brasil (otoño de 1950), el género es automáticamente importado al nuevo medio. La primera telenovela latinoamericana parece ser la brasileña Tu vida me pertenece (Sua vida me pertence, en port.), realizada por TV Tupi de São Paulo. Empezó el 21 de diciembre de ese año, con capítulos de 20 minutos y 3 veces por semana.
La cubana Senderos de amor, estrenada el 1ro de octubre de 1952, por CMQ-TV parece haber sido la segunda propuesta del género en el continente, a la cual siguió una estela de historias que para 1958 ya eran 15 por año, sólo en el antes mencionado Canal 6 (CMQ) .
Erróneamente, se da a México la paternidad de la telenovela. No es hasta el 9 de junio de 1958 que se emite, en vivo, por Telesistema Mexicano (TSM, Canal 4) Senda prohibida, de Fernanda Villeli, en Su Telenovela Colgate, diariamente a las 6.30 p.m.
Otras novelas que precedieron a Senda... fueron La criada de la granja (1954, Televisa, hoy Venevisión), Ante la ley (22 de agosto de 1955, Puerto Rico) ,La esquina (1955), escrita por Román Chalbaud, y transmitida por Radio Caracas Televisión y producida por Colgate-Palmolive,
El 0597 está ocupado es considerada la primera telenovela colombiana /1959/,Vila Faia primera telenovela portuguesa /RTP 1982/,
“Magdalena de la calle” primera telenovela paraguaya /1978/, Bar Cristal primera telenovela peruana /1959/,
1967 - CHILE: La chica del bastón , realizada por PROTAB, se convierte en la primera telenovela chilena,
- Ni el amor ni al mar /1961/primera telenovela ecuatoriana.
Si bien son temáticamente parecidas a las soap operas de la televisión anglosajona, a diferencia de éstas, la telenovela latinoamericana tienen un número limitado de episodios, no pasando normalmente de alrededor de cien o pocos cientos y de una duración de aproximadamente seis meses a un año como máximo. En casos excepcionales su duración se puede extender a dos e incluso tres años, con la salvedad de las telenovelas de producción española, en las cuales la duración indefinida sí es lo habitual.Es también conocida como Tele-romance, llamada novela de TV o simplemente novela en Brasil, Tele-teatro o tira en Argentina, Culebrón (por su larga duración) en España y Venezuela, Seriado (por la cronología) en Colombia y Teleserie (porque la comedia o la acción es mayor al romance) en Chile y en zonas de Perú y Bolivia y comedia en Uruguay.
Telenovela es una palabra de origen castellano, especialmente del español hablado en Cuba, precursor de este género audiovisual que se inspiró en las radionovelas. El término es el resultado de la fusión de las palabras: tele (de televisión) y novela (el género literario romántico).
Antes de cada capítulo de uma telenovela, é exibido um pequeno clipe audiovisual chamado abertura ou genérico contendo imagens relacionadas à temática da história; música de fundo; créditos de atores, diretores e autores da obra. Em alguns casos, esta abertura é exibida somente após o primeiro bloco da telenovela, ficando entre este primeiro bloco e o primeiro intervalo comercial. Trechos das aberturas também são exibidos como vinhetas de "estamos apresentado" e "voltamos a apresentar" no início e no fim dos intervalos comerciais e como encerramento, onde são exibidos créditos de produção como câmeras e produtores.
A ordem dos créditos exibidos numa abertura não é obrigatória e varia de acordo com cada produção, mas é comum que seja exibido primeiro o nome dos autores seguidos pelos protagonistas e antagonistas, núcleo central, apresentando (novos atores), atores convidados, crianças, participações especiais e por fim os colaboradores, os diretores, o diretor principal e o diretor de núcleo. O título da novela é comumente exibido no término da abertura, mas há também ocasiões em que é exibido tanto no início quanto no fim ou até mesmo somente no início ou no meio da abertura.
Já nos encerramentos, a ordem é: Elenco de apoio (atores com baixa participação nas novelas), autorização especial (geralmente vinda do SATED), equipe técnica (ordem variada), gerência de produção e, por último, marcas que anunciaram "merchandising" e a realização (logomarca, site da novela, ano de produção e razão social da emissora).
Em Portugal e países lusófonos de África as aberturas tem o nome de "Genérico" e possuem duração variada de 50 segundos à 1 minuto.
A palavra telenovela é uma palavra de origem castelhana, particularmente do espanhol falado em Cuba, país precursor desse gênero audiovisual que foi inspirado nas radionovelas. O vocábulo é fruto da fusão das palavras: tele (de televisão) e novela, que em espanhol é o mesmo que romance em português.
Devido a sua longa-duração, há quem aponte uma pretensa contradição em sua denominação, ao dizer que as telenovelas deveriam se chamar "telerromances". Porém, para a língua portuguesa, o gênero literário novela distingue-se do romance não pelo seu tamanho, mas pela forma como os eventos se sucedem na narrativa e pela abordagem folhetinesca da sua escrita.
A matriz original do termo mostrou ser forte a ponto de conseguir legitimidade em outros idiomas, como o russo, que preferia a palavra 'serial', para designar os folhetins audiovisuais.
A fala cotidiana em países como Brasil, Portugal e a própria Cuba, aceita a forma abreviada de 'novela' para chamar a obra audiovisual. Porém o termo "telenovela" é preferível a fim de distinguir a obra audiovisual da literária.