miércoles, 26 de julio de 2017

Telenovela 216 :Sol Nascente telenovela brasileira 🇧🇷2016\2017 Rede Globo



Sol Nascente é uma telenovela brasileiraproduzida pela Rede Globo e exibida entre 29 de agosto de 2016 a 21 de março de 2017, em 175 capítulos, no horário das 18 horas, substituindo Êta Mundo Bom!, e sendo substituída por Novo Mundo. É a 88ª "novela das seis" exibida pela emissora. Escrita por Walther NegrãoSuzana Pires e Júlio Fischer, com colaboração de Jackie Vellego, Fausto Galvão, Sérgio Marques e Renato Santos, com direção de Marcelo Travesso, João Bothauser, Bruno Martins e Felipe Louzada, e direção geral e artística de Leonardo Nogueira.
enredo
Ambientada na fictícia Arraial do Sol Nascente, a trama acompanha o desenrolar de dois amigos de vindos de origens diferentes. Neto dos imigrantes italianosGaetano (Francisco Cuoco) e Geppina (Aracy Balabanian), que vieram ao Brasil para fugir da máfia, Mario (Bruno Gagliasso) é amigo de longa data de Alice (Giovanna Antonelli), criada pelo japonês Kazuo Tanaka (Luís Melo) como filha adotiva, junto com as primas Yumi (Jacqueline Sato), Hiromi (Carol Nakamura) e Hideo (Paulo Chun). A amizade é abalada quando Mario se descobre apaixonado pela amiga de infância, que anuncia ir estudar no Japão por dois anos. impulsivo e com imaturidade dos tempos da adolescência, ele terá de mudar seu jeito para conquistar Alice, que se envolve com César (Rafael Cardoso), aparente homem perfeito, mas que quer se dar bem sobre ela. O rapaz que só pensa em se dar bem na vida, custe o que custar, vê em Alice o alvo perfeito. Os dois começam um relacionamento ainda durante os anos de estudo no Japão. Alice acaba se encantando pelo jeito atencioso, determinado e maduro como ele se apresenta. Quando voltam da temporada fora do Brasil, César decide se mudar para Arraial, junto com a avó, dona Sinhá (Laura Cardoso). Seu objetivo é claro: conquistar Alice e a empresa de pescados da família.
Porém, é Dona Sinhá, uma pobre velhinha aparentemente indefesa e sem maldade, quem tem ambições maiores. Principalmente com Tanaka, pai de Alice, alvo de um acerto de contas com o passado. Escondendo seu verdadeiro caráter, na pele de uma frágil senhora que trabalha vendendo doce de leite caseiro, Sinhá administra cassinos clandestinos em sua fazenda em Minas Gerais e quer destruir o japonês custe o que custar.












elenco
Ator/AtrizPersonagem
Giovanna AntonelliAlice Tanaka
Bruno GagliassoMário De Angeli 
Laura CardosoMaria Aparecida Teixeira Correia (Dona Sinhá)
Rafael CardosoWladimir César Teixeira Correia Filho (César)
Maria JoanaCarolina Peixoto (Carol)
Luís MeloKazuo Tanaka
Letícia SpillerHelena Martinez de Freitas (Lenita)
Marcello NovaesVittorio De Angeli
Henri CastelliRafael Martinez de Freitas Jr. (Ralf Tatoo)
Giovanna LancellottiMilena De Angeli
Aracy BalabanianGiuseppina De Angeli (Geppina)/Filomena Giunchetti
Francisco CuocoGaetano De Angeli/Luigi Borelli
Nívea MariaMirtes Calderón Texeira (Dona Mocinha
Cláudia OhanaLoretta Fragoso
Emílio Orciollo NettoDamasceno Righi Salomão / Damasceno Giunchetti De Angeli (Dama)
Rafael ZuluJoão Amaro
Renata DominguezSirlene da Silva
Juliana AlvesDora de Souza
Marcello Melo JrTiago de Souza
Jacqueline SatoYumi Tanaka
Carol NakamuraHiromi Tanaka (Hirô)
Miwa YanagizawaMieko Tanaka
João CôrtesGiussepe De Angeli (Peppino
Sylvia BandeiraAna Clara Peixoto
Jean Pierre NoherCapitão Patrick
Luma CostaElisa Benatti
Tatiana TiburcioMaria Francisca (Chica)
Val PerréJosé Quirino (Quirino)
Marcelo FariaFelipe Robledo
Cinara LealVanda
Pablo MoraisNuno 
Márcio KielingBernardo Meirelles
Érika JanuzaJúlia Ferreira
Paulo ChunHideo Tanaka
João Carlos BarrosoDelegado Mesquita
Flávia GuedesKika
Ana LimaPaula
Marcello AiroldiDelegado Louzada
Caroline VerbanCiça
Roberta PiragibeNanda
Rick GarciaPescoço
Felipe MagoWagner Nascimento 
Lucas SapucahyCauã 

Participações especiais


AtorPersonagem
Erasmo CarlosEle mesmo
Marcos FrotaBeto Marambaia
Sérgio MambertiDom Manfredo 
Malvino SalvadorCristiano Dantas
Lucas LuccoDaniel 
Gaby AmarantosEla mesma 
Geovanna TominagaNobusko
Carlos TakeshiNarito 
João VittiPadre Julião
João Vithor OliveiraMariano
Cláudia NettoPietra (mãe de Mariano)
Léa GarciaLuzia 
Luana XavierNeide 
Marcos TumuraMassao
Álamo FacóMano
Karolina AlbertassiRosário Tanaka (mãe de Alice)
Daniel UemuraKazuo Tanaka (jovem)
Christiana KalacheDrª Jéssica (advogada de João Amaro)
Inez VianaDrª Tânia (advogada de Alice)
Paulo VespúcioArgemiro (Miro)
Pâmela ToméPatrícia (Paty)
Luciana BorghiMarina
Daphne KarlaGeppina/Filomena (jovem)
Igor MonteiroGaetano/Luigi (jovem)
Ana Vitória BastosBabi (Bárbara)
André SalvadorNogueira
Ana Paula TabalipaCris
Dan NakagawaHiroshi
Eduardo GalvãoMotociclista
Francisco CarvalhoSeu Joaquim
Fábio YoshiharaAkira
Carlos VieiraMoreira
Cláudio MendesSócrates
Cristhiane AlvesDr. Lúcia
Henrique TaxmanDr. Geraldo
Jitman VibranovskiDr. Hélio
Ken KanekoTakeshi
Kika FreireSara
Marina BrandãoFlávia
Raquel NunesAdelaide
Rafa DurandDr. Gerson
Sérgio SternMédico de Sirlene
Ricardo AlegreTeotônio
Ricardo ContiRoberto
Ronan Andrade HortaAquiles
Simon PetracchiMassimo
Wilson RabelloEzequiel Sanfona
Luka RibeiroFábio (marido de Bernardo)
Laura QueirózAlice (criança)
Yuri Carvalho NovotnyMário (criança)
Carlos Augusto SallesCésar (criança)
Pedro NovaesVittorio (jovem)
Samara ChedidLoretta (jovem)
Francciny CastroLenita (jovem)
Eike DuarteRalf (jovem)
Anderson AlmosDetento

Sol Nascente
Informação geral
FormatoTelenovela
GêneroRomance
Duração45-50 minutos
Criador(es)Walther Negrão
Suzana Pires
Júlio Fischer
País de origem Brasil
Idioma originalPortuguês
Produção
Diretor(es)Leonardo Nogueira


Tema de abertura"Minha Felicidade", Roberta Campos
Exibição
Emissora de televisão originalRede Globo
Formato de exibição1080i (HDTV)
Transmissão original29 de agosto de 2016 – 21 de março de 2017
N.º de episódios175
Rede Globo
Telenovela 216

*T E L E N O V E L A*

Una telenovela es un género televisivo producido originalmente en varios países de América Latina, cuya principal característica es contar desde una perspectivamente básicamente melodramática una historia de amor a lo largo de varias decenas de capítulos (usualmente más de 100) y que casi siempre tiene un final.

Durante el trayecto de la misma, los personajes principales (un galán y una damita joven) sufren los embates de uno o varios villanos (generalmente una novia despechada, un madre celosa o un padre despótico), que se ve coronada con la felicidad en el último minuto del capítulo final, hasta el cual se sucede una innumerable cantidad de peripecias. Esencialmente de carácter sentimental, con intrigas, engaños y confusiones.

Con los años han ganado más acción e incorporado elementos de otros 'géneros' (como el policíaco, la comedia, el thriller e incluso la ciencia ficción).

El argumento base de la telenovela es el de la ascención social que, generalmente, se da por medio del matrimonio (aunque también ha habido muchas en que la protagonista luego de ser seducida y abandonada, logra revertir su penosa situación y triunfa a costa de mucho esfuerzo y dedicación - sirviendo así de ejemplo, sobre todo, para las amas de casa y las mujeres que hasta los años 80, eran el público fundamental de estas producciones; pero hace un par de décadas amplios segmentos masculinos consumen seriales de esta clase).

En la telenovela clásica, generalmente hay un amor imposible, un/a hijo/a abandonado/a (casi siempre un/a heredero/a de una abultada fortuna), y grandes secretos del pasado que, al revelarse, cambian el curso de la historia rectificando fatales errores e injusticias.

La telenovela moderna ha abortado temas tan polémicos y peliaguados como el cáncer, las drogas, la homosexualidad y el crimen. También, por su gran matiz prescriptivo, promueven sensibles cuestiones sociales.

Aunque muchos lo cuestionen, la telenovela se ha vuelto patrimonio de la cultura latinoamericana (sobre todo donde mayor sofisticación ha alcanzado, como en Brasil). Pero su finalidad básica no es educar, como algunos pretenden, ya que es un programa de neto entretenimiento y que surgió más por estímulo de las jaboneras que por una necesidad recreativa o cultural.

El género nació en la radio, específicamente en Cuba, donde salieron al aire los primeros seriados radiales.
Cuando nace la TV en América Latina, especialmente en Cuba y Brasil (otoño de 1950), el género es automáticamente importado al nuevo medio. La primera telenovela latinoamericana parece ser la brasileña Tu vida me pertenece (Sua vida me pertence, en port.), realizada por TV Tupi de São Paulo. Empezó el 21 de diciembre de ese año, con capítulos de 20 minutos y 3 veces por semana.

La cubana Senderos de amor, estrenada el 1ro de octubre de 1952, por CMQ-TV parece haber sido la segunda propuesta del género en el continente, a la cual siguió una estela de historias que para 1958 ya eran 15 por año, sólo en el antes mencionado Canal 6 (CMQ) .

Erróneamente, se da a México la paternidad de la telenovela. No es hasta el 9 de junio de 1958 que se emite, en vivo, por Telesistema Mexicano (TSM, Canal 4) Senda prohibida, de Fernanda Villeli, en Su Telenovela Colgate, diariamente a las 6.30 p.m.

Otras novelas que precedieron a Senda... fueron La criada de la granja (1954, Televisa, hoy Venevisión), Ante la ley (22 de agosto de 1955, Puerto Rico) ,La esquina (1955), escrita por Román Chalbaud, y transmitida por Radio Caracas Televisión y producida por Colgate-Palmolive,
El 0597 está ocupado es considerada la primera telenovela colombiana /1959/,Vila Faia primera telenovela portuguesa /RTP 1982/,
“Magdalena de la calle” primera telenovela paraguaya /1978/, Bar Cristal primera telenovela peruana /1959/,
1967 - CHILE: La chica del bastón , realizada por PROTAB, se convierte en la primera telenovela chilena,

Si bien son temáticamente parecidas a las soap operas de la televisión anglosajona, a diferencia de éstas, la telenovela latinoamericana tienen un número limitado de episodios, no pasando normalmente de alrededor de cien o pocos cientos y de una duración de aproximadamente seis meses a un año como máximo. En casos excepcionales su duración se puede extender a dos e incluso tres años, con la salvedad de las telenovelas de producción española, en las cuales la duración indefinida sí es lo habitual.Es también conocida como Tele-romance, llamada novela de TV o simplemente novela en Brasil, Tele-teatro o tira en Argentina, Culebrón (por su larga duración) en España y Venezuela, Seriado (por la cronología) en Colombia y Teleserie (porque la comedia o la acción es mayor al romance) en Chile y en zonas de Perú y Bolivia y comedia en Uruguay.

Telenovela es una palabra de origen castellano, especialmente del español hablado en Cuba, precursor de este género audiovisual que se inspiró en las radionovelas. El término es el resultado de la fusión de las palabras: tele (de televisión) y novela (el género literario romántico).

Telenovela é uma história de ficção desenvolvida para apresentação na televisão. Ela tem a característica de ser dividida em capítulos, em que o seguinte é a continuação do anterior. O sentido geral da trama é previsto inicialmente, mas o desenrolar e o desenlace não. Durante a exibição – que pode levar de seis a dez meses, em episódios diários –, novos rumos e personagens podem ser inseridos.Portugal é um grande produtor de telenovelas, onde se destacam as telenovelas produzidas pela TVI e da RTP, que já são exportadas para vários países e possuem uma qualidade estética e literária incrível. A primeira novela portuguesa foi Vila Faia da RTP/1982/.

Antes de cada capítulo de uma telenovela, é exibido um pequeno clipe audiovisual chamado abertura ou genérico contendo imagens relacionadas à temática da história; música de fundo; créditos de atores, diretores e autores da obra. Em alguns casos, esta abertura é exibida somente após o primeiro bloco da telenovela, ficando entre este primeiro bloco e o primeiro intervalo comercial. Trechos das aberturas também são exibidos como vinhetas de "estamos apresentado" e "voltamos a apresentar" no início e no fim dos intervalos comerciais e como encerramento, onde são exibidos créditos de produção como câmeras e produtores.

A ordem dos créditos exibidos numa abertura não é obrigatória e varia de acordo com cada produção, mas é comum que seja exibido primeiro o nome dos autores seguidos pelos protagonistas e antagonistas, núcleo central, apresentando (novos atores), atores convidados, crianças, participações especiais e por fim os colaboradores, os diretores, o diretor principal e o diretor de núcleo. O título da novela é comumente exibido no término da abertura, mas há também ocasiões em que é exibido tanto no início quanto no fim ou até mesmo somente no início ou no meio da abertura.

Já nos encerramentos, a ordem é: Elenco de apoio (atores com baixa participação nas novelas), autorização especial (geralmente vinda do SATED), equipe técnica (ordem variada), gerência de produção e, por último, marcas que anunciaram "merchandising" e a realização (logomarca, site da novela, ano de produção e razão social da emissora).

Em Portugal e países lusófonos de África as aberturas tem o nome de "Genérico" e possuem duração variada de 50 segundos à 1 minuto.

A palavra telenovela é uma palavra de origem castelhana, particularmente do espanhol falado em Cuba, país precursor desse gênero audiovisual que foi inspirado nas radionovelas. O vocábulo é fruto da fusão das palavras: tele (de televisão) e novela, que em espanhol é o mesmo que romance em português.

Devido a sua longa-duração, há quem aponte uma pretensa contradição em sua denominação, ao dizer que as telenovelas deveriam se chamar "telerromances". Porém, para a língua portuguesa, o gênero literário novela distingue-se do romance não pelo seu tamanho, mas pela forma como os eventos se sucedem na narrativa e pela abordagem folhetinesca da sua escrita.

A matriz original do termo mostrou ser forte a ponto de conseguir legitimidade em outros idiomas, como o russo, que preferia a palavra 'serial', para designar os folhetins audiovisuais.

A fala cotidiana em países como Brasil, Portugal e a própria Cuba, aceita a forma abreviada de 'novela' para chamar a obra audiovisual. Porém o termo "telenovela" é preferível a fim de distinguir a obra audiovisual da literária.