lunes, 10 de julio de 2017

2007 Verdades Secretas telenovela brasileira 🇧🇷 2015

Verdades Secretas é uma telenovelabrasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 23h entre 8 de junho25 de setembro de 2015, com 64 episódios. Foi a 5ª "novela das onze"exibida pela emissora. Escrita por Walcyr Carrasco e Maria Elisa Berredo, com colaboração de Bruno Lima Penido, contou com a direção de Allan Fiterman, Mariana Richard e André Barros, direção geral de André Felipe Binder, Natália Grimberg e Mauro Mendonça Filho, com direção de núcleo de Mauro Mendonça Filho. Foi a primeira trama original a ser exibida no horário, que até então só exibiu remakes de novelas de sucesso no passado como O AstroGabriela(escrita pelo mesmo autor), Saramandaia e O Rebu.
Em junho de 2016, completando um ano da estreia, a Rede Globo lançou pela Som Livre, a novela na íntegra em um box com 13 DVDs, com cenas estendidas e remontadas em 25 capítulos de, aproximadamente, 1 hora de duração, cada.
No dia 21 de novembro de 2016, a trama ganhou o Emmy Internacional na categoria de melhor telenovela.











enredo🍓
A trama se inicia quando Arlete (Camila Queiroz) se muda para São Paulo junto com a mãe, Carolina (Drica Moraes), a qual está recém separada do marido (Tarcísio Filho), e passam a morar com dona Hilda (Ana Lúcia Torre), avó de Arlete. Disposta a se tornar uma modelo de passarelas, ela é convidada a integrar o casting da agência de Fanny (Marieta Severo), que lhe dá o nome artístico de Angel. Em seu primeiro evento como modelo, Fanny revela a Angel que a agência oferece acompanhantes de luxo - o chamado book rosa. Em consideração a Guilherme (Gabriel Leone), com quem passou uma noite anterior, Angel foge do encontro com quem seria seu primeiro cliente.
Passada essa experiência, Angel comenta com Carolina que não sabe se continuará a investir na carreira de modelo, mas volta atrás quando sua avó recebe uma intimação judicial de dívida da casa e ao ser dispensada por Guilherme, partindo a procura de Fanny para dizer que aceita fazer parte do book rosa.
Em seu primeiro desfile nas passarelas, Angel dispara para o posto de top model, o que acende a inveja de Larissa (Grazi Massafera), a mais antiga modelo da agência, e o arrependimento de Guilherme de ter dispensado a menina. Sob instruções de Fanny, Angel vai ao apartamento de Alexandre Ticiano (Rodrigo Lombardi) depois do encerramento do desfile. Ele se encanta com a inocência e honestidade da jovem, e os dois dormem juntos. Logo o empresário faz um acordo com Fanny: que reserve Angel exclusivamente para ele e limite Angel somente eventos dentro da cidade, em troca dos catálogos da marca Ticiano.
Os encontros entre Angel e Alex chegam ao fim quando o empresário deixa claro que sua relação com ela se restringe a de um cliente e uma garota de programa e que a menina é comprada por ele, além de que jamais assumiria uma relação mais séria com uma menor de idade. A situação piora ainda mais quando Lyris (Jéssica Córes) chega na agência com a roupa rasgada dizendo que foi abusada por Alex, fazendo com que Angel decida romper de vez qualquer aproximação com o empresário.
Por pedido de Alex, Fanny não oferece nenhum outro trabalho de book rosa para Angel, que decide fazer um programa sem que nenhum dos dois saibam. Na mesma noite, o novo cliente tem um infarto e a menina então para em uma delegacia, tendo que revelar a avó que fazia programas para tentar quitar a dívida da casa e implora para que isso não chegue aos ouvidos de Carolina.
Enquanto isso, Giovanna (Agatha Moreira), filha de Alex com Pia (Guilhermina Guinle) e prima de Guilherme, frustrada por ter a mesada cortada e o cartão de crédito bloqueado, pega o dinheiro do cofre de casa para pagar seu book fotográfico na agência de Fanny, sendo aprovada no processo. Concomitantemente, Angel é pressionada pela avó a deixar a agência de modelos e se mudar para a casa do pai, onde vive dias em atrito com a madrasta (Laryssa Dias).
Sem medir consequências, Giovanna aceita fazer book rosa para compensar os eventos como modelo, e mantém um caso com Anthony (Reynaldo Gianecchini), ex-modelo e espécie de michê exclusivo de Fanny. Em um de seus trabalhos extras, ela acaba cara a cara com o próprio pai, Alex. Giovanna o enfrenta e assume ser tão promíscua quanto ele por desconhecer as atenções que seu pai já dedicara à incontáveis mulheres.
Alex exige que Fanny tire Giovanna do book rosa e organiza uma viagem para Angra para tentar se reaproximar de Giovanna, que ganha de volta sua mesada e cartão de crédito mas continua fazendo programas por fora, dessa vez administrada por Anthony. A intenção de se reaproximar da filha logo fica em segundo plano quando descobre que entre os amigos dos filhos está Angel, que retornou da casa do pai e deu uma nova chance a Guilherme. Obcecado pela menina, Alex seduz Carolina, mas pede que a mesma mantenha segredo em relação aos dois.
A pedido de Alex e movida por cobiça, Fanny pede para Angel manter segredo sobre o caso com Alex e permitir que ele se case com a mãe dela. Contradizendo qualquer e todo gesto de generosidade por Angel no passado, Alex quita rapidamente a dívida de dona Hilda para impressionar Carolina.
Paralelamente, Larissa termina seu relacionamento com Sam (Felipe Carolis) e se envolve com Roy (Flávio Tolezani), um ex-usuário de crack. Visky (Rainer Cadete), braço direito de Fanny, compete com Lourdeca (Dida Camero) o amor de Leo (Raphael Sander), ao mesmo tempo que consolam um ao outro por viverem estigmas sociais, ele por ser homossexual e ela por ter obesidade. E Fábia (Eva Wilma), mãe de Anthony, explora o filho para convencer as amigas socialites de que ainda possui um alto padrão de vida, ao mesmo tempo que tenta seduzir Oswaldo (Genézio de Barros) e sofre de alcoolismo.
Alex e Carolina se casam e viajam em lua de mel com Angel. Alex propõe algumas cortesias para Carolina, com a desculpa de tentar conhecer a enteada melhor enquanto a esposa estar ausente. Angel enfrenta Alex, reprovando sua atitude de usar a mãe dela para se aproximar e por ter abusado de Lyris.
Ao retornarem de viagem, Fanny consegue com que Angel retorne às passarelas, a contragosto de dona Hilda e Alex, que começa a demonstrar um lado perverso para Carolina, a humilhando em tantas oportunidades quantas quais transparece o ciúme pela enteada em relação a Guilherme. Carolina, por sua vez, começa a desenvolver um grave estado de depressão chegando até mesmo considerar suicídio. Angel descobre através de Lyris que a amiga não havia sido abusada sexualmente, mas sim tinha medo da reação do marido (Pedro Gabriel Tonini) se soubesse que ela fez book rosa para quitar uma dívida de apartamento. Angel pede desculpas a Alex e os dois transam. No dia seguinte, Angel se sente culpada por trair a mãe e o namorado Guilherme.
Chega em cena Maurice Argent (Fernando Eiras), um famoso estilista francês que propõe a Fanny um desfile de lançamento de grife se passar uma noite com Anthony. O michê e ex-modelo, por sua vez, consegue manipular Maurice a seu favor sem que pareça interesseiro, conseguindo um emprego garantido fora do Brasil.
Decidida a viajar para o exterior com Anthony, Giovanna entra em uma corrida contra o tempo para desmascarar o caráter do pai, e para isso faz com que Guilherme descubra o passado de prostituição de Angel e rompa o relacionamento com a menina. E assim como calculado por Giovanna, Angel se consola nos braços de Alex, dessa vez ele não aceitando que a menina se afaste de novo. Alex passa a chantagear Angel, dizendo que se não manterem os encontros, irá se separar de Carolina e contar sobre tudo o que viveu com Angel. Por ainda se sentir atraída pelo empresário e medo da infelicidade da mãe, Angel aceita a condição.
Guilherme procura Angel novamente, mas ao invés de propor reatar namoro ou noivado, oferece pagar por sexo. Alex percebe que Guilherme fez algum mal a menina e ameaça o garoto, que em troca acusa Alex de desejar a enteada. Paralelamente, Bruno (João Vítor Silva), irmão de Giovanna, que até então não havia se envolvido romanticamente com uma mulher, descobre que a jovem (Yasmin Brunet) com quem perdeu a virgindade e por quem estava apaixonado fazia parte do book rosa. A jovem, Stephanie, na verdade havia sido contratada por Alex apenas para tirar a virgindade de Bruno e não estava recebendo dinheiro para continuar saindo com ele, fato que não conseguiu explicar. Bruno é consolado por Sam, ex-namorado de Larissa, com quem acaba experimentando drogas e os dois começam a ter um relacionamento íntimo. Assim como Bruno, Larissa também se afunda cada vez mais nas drogas e chega a sofrer abuso sexual nas ruas.
Anthony a contragosto de abandonar a mãe e sustentá-la sem a ajuda financeira de Fanny, se separa da dona da agência e viaja com Maurice como seu representante de relações públicas. Maurice aceita a companhia de Giovanna, e esta por sua vez aceita dividir Anthony. Sem saber, Anthony continuará tendo despesas com o vício da mãe, que mesmo internada, consegue subornar um dos funcionários para lhe trazer bebida. Para consolar Fanny, Visky pede a Léo que seja o michê substituto de Fanny e mantém o caso com Lourdeca.
Ao contrário de Fábia, Larissa e Bruno lutam contra o vício de maneiras diferentes. Larissa se apoia na fé religiosa, enquanto Bruno se apoia com outros internados da clínica que passaram por problemas parecidos. Larissa ainda encontra Roy uma última vez, arruinado pela droga, mendigando comida e sem se lembrar dela, o que traz o passado à tona e deixa Larissa em lágrimas.
Lyris é assassinada publicamente por Edgard, o qual é conduzido a um hospital psiquiátrico. O fato leva Giovanna a enxergar os riscos da prostituição. Pouco depois, aproveitando uma ida de Carolina ao cabeleireiro, a garota surpreende a madrasta para lhe contar sem rodeios sobre o caso entre Angel e Alex. Ao retornar sorrateiramente em casa, Carolina flagra os dois na cama, busca o revólver de seu pai que manteve guardado, e mira nos dois no quarto da filha. Depois de uma longa discussão, Carolina comete suicídio, deixando antes uma carta pedindo para que a filha prossiga sua vida.
Um tempo depois, Alex visita Angel, que se encontra na casa do pai e da madrasta. Alex diz que estará assumindo Angel como filha a partir daquele momento, e então a leva para Angra, onde a jovem o seduz e pede para passearem de barco. Em certo momento, Angel mostra que está carregando a mesma arma com que a mãe se suicidou, e coloca a culpa no empresário pela tragédia. Alex tenta convencer Angel a baixar a arma, mas ela dispara contra ele várias vezes. Depois de matá-lo, descartar o corpo e limpar as evidências, ela dispara um sinalizador e acende um cigarro, em uma postura muito similar a Alex. O depoimento a respeito da morte do empresário por Angel, que adquire parte da fortuna de Alex por ser assumida como filha dele, prossegue juntamente com o casamento de Angel e Guilherme dias depois, onde Oswaldo lamenta a morte de dona Hilda, que tinha uma doença autoimune e em estado avançado. Os olhares de Fanny e Angel se cruzam, revelando simultaneamente desprezo e um pacto entre elas. A cena final mostra Angel e Guilherme partindo em lua de mel de helicóptero.
elenco
Ator/AtrizPersonagem
Camila QueirozArlete Brito Gomes (Angel)
Rodrigo LombardiAlexandre Ticiano (Alex)
Drica MoraesCarolina Brito Ticiano
Marieta SeveroFanny Richard (Rita de Cássia)
Agatha MoreiraGiovanna Lovatelli Ticiano (Kika)
Reynaldo GianecchiniAnthony Mariano
Grazi MassaferaLarissa Ramos
Gabriel LeoneGuilherme Lovatelli (Gui)
Rainer CadeteVisky 
Ana Lúcia TorreHilda Brito
Flávio TolezaniRoy
Guilhermina GuinlePia Lovatelli
João Vítor SilvaBruno Lovatelli Ticiano
Yasmin BrunetStephanie Prates
Bel KutnerDarlene 
Genézio de BarrosOswaldo 
Eva WilmaFábia Mariano
Alessandra AmbrósioSamia 
Felipe CarolisSam Nunes 
Dida CameroLourdes Lima (Lourdeca)
Felipe HintzeEziel 
Bella PieroNina 
Fernando EirasMaurice Argent
Tarcísio FilhoRogério Gomes
Laryssa DiasViviane Gomes
Jéssica CóresLyris Monteiro
Rhaisa BatistaMayra Chagas
Raphael SanderLeonardo (Léo) 
Adriano TolozaIgor 
Ana BarrosoDivanilda Ramos
Fernanda HerasEunice 
Pedro Gabriel ToniniEdgard
Mouhamed HarfouchEveraldo Ramirio
Mariana MolinaPatrícia 
Christian VillegasDaniel de Freitas
Giuliano LafayetteCaco 
Raphael GhanemDudu 
Gláucio GomesRobério Sá
Nathália RodriguesEstela 
Sylbeth SorianoLeidiana
João CunhaJoel 
Maria Eduarda MilianteYasmin Gomes
Yaçanã MartinsSabina 
Werles PajeroRaulino 

Participações especiais


Ator/AtrizPersonagem
Kíria MalheirosCarolina (criança)
Camila MayrinkBel
Maurício BrancoDante
Fernanda TavaresEla Mesma
Ana Paula BotelhoLeila (arrumadeira)
Alexia DechampsLídice
Álamo FacóEmanoel
Martha MeolaSilvia
Giulio LopesRenato
Neusa Maria FaroElizabeth Menezes
Tessy CaladoTina
Bia MontezDra. Daniela
Cláudio MendesFelippo
David Y. W. PondMing
Henrique TaxmanDr. Berraqueiro
Hylka MariaBeth Corretora
Lilian BlancIngrid
Myriam PérsiaPaula Carvalho
Jackson CostaJoca
Carla DanielMadame Sarjan
Theresa AmayoMirtes Guerra
Alexandre MoffattiPai de Carolina
Daniela CarvalhoTina

Verdades Secretas
Informação geral
FormatoTelenovela
GêneroDrama
Duração55 minutos
Criador(es)Walcyr Carrasco
País de origem Brasil
Idioma originalPortuguês brasileiro
Produção
Diretor(es)Mauro Mendonça Filho

Tema de abertura"Angel", Massive Attack
Exibição
Emissora de televisão originalRede Globo
Formato de exibição1080i (HDTV)
Transmissão original8 de junho - 25 de setembro de 2015
N.º de episódios64
Cronologia
Programas relacionadosVerdades Secretas.doc
Sex Appeal

Rede Globo 🇧🇷
Telenovela 215

*T E L E N O V E L A*

Una telenovela es un género televisivo producido originalmente en varios países de América Latina, cuya principal característica es contar desde una perspectivamente básicamente melodramática una historia de amor a lo largo de varias decenas de capítulos (usualmente más de 100) y que casi siempre tiene un final.

Durante el trayecto de la misma, los personajes principales (un galán y una damita joven) sufren los embates de uno o varios villanos (generalmente una novia despechada, un madre celosa o un padre despótico), que se ve coronada con la felicidad en el último minuto del capítulo final, hasta el cual se sucede una innumerable cantidad de peripecias. Esencialmente de carácter sentimental, con intrigas, engaños y confusiones.

Con los años han ganado más acción e incorporado elementos de otros 'géneros' (como el policíaco, la comedia, el thriller e incluso la ciencia ficción).

El argumento base de la telenovela es el de la ascención social que, generalmente, se da por medio del matrimonio (aunque también ha habido muchas en que la protagonista luego de ser seducida y abandonada, logra revertir su penosa situación y triunfa a costa de mucho esfuerzo y dedicación - sirviendo así de ejemplo, sobre todo, para las amas de casa y las mujeres que hasta los años 80, eran el público fundamental de estas producciones; pero hace un par de décadas amplios segmentos masculinos consumen seriales de esta clase).

En la telenovela clásica, generalmente hay un amor imposible, un/a hijo/a abandonado/a (casi siempre un/a heredero/a de una abultada fortuna), y grandes secretos del pasado que, al revelarse, cambian el curso de la historia rectificando fatales errores e injusticias.

La telenovela moderna ha abortado temas tan polémicos y peliaguados como el cáncer, las drogas, la homosexualidad y el crimen. También, por su gran matiz prescriptivo, promueven sensibles cuestiones sociales.

Aunque muchos lo cuestionen, la telenovela se ha vuelto patrimonio de la cultura latinoamericana (sobre todo donde mayor sofisticación ha alcanzado, como en Brasil). Pero su finalidad básica no es educar, como algunos pretenden, ya que es un programa de neto entretenimiento y que surgió más por estímulo de las jaboneras que por una necesidad recreativa o cultural.

El género nació en la radio, específicamente en Cuba, donde salieron al aire los primeros seriados radiales.
Cuando nace la TV en América Latina, especialmente en Cuba y Brasil (otoño de 1950), el género es automáticamente importado al nuevo medio. La primera telenovela latinoamericana parece ser la brasileña Tu vida me pertenece (Sua vida me pertence, en port.), realizada por TV Tupi de São Paulo. Empezó el 21 de diciembre de ese año, con capítulos de 20 minutos y 3 veces por semana.

La cubana Senderos de amor, estrenada el 1ro de octubre de 1952, por CMQ-TV parece haber sido la segunda propuesta del género en el continente, a la cual siguió una estela de historias que para 1958 ya eran 15 por año, sólo en el antes mencionado Canal 6 (CMQ) .

Erróneamente, se da a México la paternidad de la telenovela. No es hasta el 9 de junio de 1958 que se emite, en vivo, por Telesistema Mexicano (TSM, Canal 4) Senda prohibida, de Fernanda Villeli, en Su Telenovela Colgate, diariamente a las 6.30 p.m.

Otras novelas que precedieron a Senda... fueron La criada de la granja (1954, Televisa, hoy Venevisión), Ante la ley (22 de agosto de 1955, Puerto Rico) ,La esquina (1955), escrita por Román Chalbaud, y transmitida por Radio Caracas Televisión y producida por Colgate-Palmolive,
El 0597 está ocupado es considerada la primera telenovela colombiana /1959/,Vila Faia primera telenovela portuguesa /RTP 1982/,
“Magdalena de la calle” primera telenovela paraguaya /1978/, Bar Cristal primera telenovela peruana /1959/,
1967 - CHILE: La chica del bastón , realizada por PROTAB, se convierte en la primera telenovela chilena,

Si bien son temáticamente parecidas a las soap operas de la televisión anglosajona, a diferencia de éstas, la telenovela latinoamericana tienen un número limitado de episodios, no pasando normalmente de alrededor de cien o pocos cientos y de una duración de aproximadamente seis meses a un año como máximo. En casos excepcionales su duración se puede extender a dos e incluso tres años, con la salvedad de las telenovelas de producción española, en las cuales la duración indefinida sí es lo habitual.Es también conocida como Tele-romance, llamada novela de TV o simplemente novela en Brasil, Tele-teatro o tira en Argentina, Culebrón (por su larga duración) en España y Venezuela, Seriado (por la cronología) en Colombia y Teleserie (porque la comedia o la acción es mayor al romance) en Chile y en zonas de Perú y Bolivia y comedia en Uruguay.

Telenovela es una palabra de origen castellano, especialmente del español hablado en Cuba, precursor de este género audiovisual que se inspiró en las radionovelas. El término es el resultado de la fusión de las palabras: tele (de televisión) y novela (el género literario romántico).

Telenovela é uma história de ficção desenvolvida para apresentação na televisão. Ela tem a característica de ser dividida em capítulos, em que o seguinte é a continuação do anterior. O sentido geral da trama é previsto inicialmente, mas o desenrolar e o desenlace não. Durante a exibição – que pode levar de seis a dez meses, em episódios diários –, novos rumos e personagens podem ser inseridos.Portugal é um grande produtor de telenovelas, onde se destacam as telenovelas produzidas pela TVI e da RTP, que já são exportadas para vários países e possuem uma qualidade estética e literária incrível. A primeira novela portuguesa foi Vila Faia da RTP/1982/.

Antes de cada capítulo de uma telenovela, é exibido um pequeno clipe audiovisual chamado abertura ou genérico contendo imagens relacionadas à temática da história; música de fundo; créditos de atores, diretores e autores da obra. Em alguns casos, esta abertura é exibida somente após o primeiro bloco da telenovela, ficando entre este primeiro bloco e o primeiro intervalo comercial. Trechos das aberturas também são exibidos como vinhetas de "estamos apresentado" e "voltamos a apresentar" no início e no fim dos intervalos comerciais e como encerramento, onde são exibidos créditos de produção como câmeras e produtores.

A ordem dos créditos exibidos numa abertura não é obrigatória e varia de acordo com cada produção, mas é comum que seja exibido primeiro o nome dos autores seguidos pelos protagonistas e antagonistas, núcleo central, apresentando (novos atores), atores convidados, crianças, participações especiais e por fim os colaboradores, os diretores, o diretor principal e o diretor de núcleo. O título da novela é comumente exibido no término da abertura, mas há também ocasiões em que é exibido tanto no início quanto no fim ou até mesmo somente no início ou no meio da abertura.

Já nos encerramentos, a ordem é: Elenco de apoio (atores com baixa participação nas novelas), autorização especial (geralmente vinda do SATED), equipe técnica (ordem variada), gerência de produção e, por último, marcas que anunciaram "merchandising" e a realização (logomarca, site da novela, ano de produção e razão social da emissora).

Em Portugal e países lusófonos de África as aberturas tem o nome de "Genérico" e possuem duração variada de 50 segundos à 1 minuto.

A palavra telenovela é uma palavra de origem castelhana, particularmente do espanhol falado em Cuba, país precursor desse gênero audiovisual que foi inspirado nas radionovelas. O vocábulo é fruto da fusão das palavras: tele (de televisão) e novela, que em espanhol é o mesmo que romance em português.

Devido a sua longa-duração, há quem aponte uma pretensa contradição em sua denominação, ao dizer que as telenovelas deveriam se chamar "telerromances". Porém, para a língua portuguesa, o gênero literário novela distingue-se do romance não pelo seu tamanho, mas pela forma como os eventos se sucedem na narrativa e pela abordagem folhetinesca da sua escrita.

A matriz original do termo mostrou ser forte a ponto de conseguir legitimidade em outros idiomas, como o russo, que preferia a palavra 'serial', para designar os folhetins audiovisuais.

A fala cotidiana em países como Brasil, Portugal e a própria Cuba, aceita a forma abreviada de 'novela' para chamar a obra audiovisual. Porém o termo "telenovela" é preferível a fim de distinguir a obra audiovisual da literária.