martes, 31 de mayo de 2011



Marcas da Paixão (telenovela)Brasil 2000



Marcas da Paixão foi uma telenovela escrita por Solange Castro Neves, exibida no horário das 20 horas de 8 de maio a 18 de novembro de 2000, na Rede Record. Foi dirigida por Henrique Martins, Fernando Leal e Atílio Riccó.
Sinopse

Durante uma viagem de trabalho à Bahia, o rico fazendeiro Jorge Maia e o engenheiro agrónomo Ivan são alvo de uma emboscada após o primeiro ter quebrado a banca num casino. Tentando fugir ao grupo de bandidos que os pretendiam assaltar, Jorge consegue alcançar o avião onde se deslocava mas Ivan é apanhado e obrigado a revelar o paradeiro do dinheiro. Já no ar, o aparelho explode e o fazendeiro morre. Por sua vez, o engenheiro é espancado e deixado junto a um riacho.
Enquanto Ivan é socorrido por Adrião e Lazinha, um mateiro nordestino e a sua neta surda, em São Paulo, o juiz Djalma Barreto enceta uma busca pelo filho que acredita estar ainda vivo. Por outro lado, Djalma tem a seu cargo a execução do testamento de Jorge. O fazendeiro deixa todos os seus bens a duas filhas, Cíntia e Guida, nascidas de relacionamentos fugazes com mulheres de diferentes posições sociais e estilos de vida diversos: a humilde nordestina Wilma e a empresária paulista Olga.
Criadas longe do pai e desconhecendo-se mutuamente, Cíntia e Guida são duas jovens de personalidade oposta. Enquanto a primeira é uma sofisticada arquitecta, a segunda é uma simples professora de uma pequena cidade no interior da Bahia. Ao decidirem tomar as rédeas dos negócios do pai, as duas irmãs iniciam um longo e algo tumultuado processo de convivência. No centro do conflito encontra-se o jovem veterinário Diogo, criado por Jorge como filho com o auxílio de Dete, governanta da fazenda com quem mantinha um relacionamento íntimo. Além disso, Dete não aceita o facto de Jorge ter deixado toda a sua fortuna para as filhas, procurando hostilizá-las.
Elenco

Ator Personagem
Vanessa Lóes Cíntia
Carla Regina Guida
Carlos Casagrande Diogo Villaverde
Irene Ravache Dete
Cláudio Cavalcanti Djalma Barreto
Nathália Thimberg Marrita
Oscar Magrini Sílvio Ramos
Rodrigo Veronese César Rangel
Eriberto Leão Ivan Barreto
Jussara Freire Wilma
Tânia Alves Zefinha
Lady Francisco Marinalva
Mara Carvalho Olga Brum Mello Pontes
Carlo Briani Dr. Motta
Antônio Petrin Adrião
Fabiana Alvarez Celeste
Eduardo Conde Tenório
Renato Borghi Zé Biriba
Leila Lopes Creuza
Fernanda Guerra Julia
Edson Montenegro Neno
Walter Santos Valtinho
Liza Vieira Iza
Anastácia Custódio Loló
Tuca Graça Quinho
Walter Verve Dimas
Emílio Orciollo Neto Orlando Furacão
Alex André Cinato
Cissa Carvalho Zoraide
Débora Cardoso Regina
Gideon Rosa Benito
Narcival Rúbens Tobias
Carlos Betão Beto
Francisco Pithon Chiquinho
Verônica Macedo Teresa
Fábio Ferrer Abel
Natália Nobeschi Lazinha
Marco Lunez Juba
Rafael Pardo Bebeto
Jaque Militello Dito
João Bourbonnais Reginaldo
Echio Reis Coronél Ventura
Flávia Pucci Berenice
Maria Estela Simone
Roberto Pirillo Rodrigo
Antônio Abujamra Dono Do Cassino
Participação Especial
Ator Personagem
Walmor Chagas como Jorje Maia
Trilha Sonora

Capa com: Diogo (Carlos Casagrande)
Marcas Da Paixão - Gian & Giovani
Falando Ás Paredes - Chitãozinho & Xororó
Eterno Amor - Gerson Cardozo
Xibom Bombom - As Meninas
Eta Vida Boa - Tânia Alves
Morango Do Nordeste - Lairton & Seus Teclados
Casa, Comida & Paixão - Elba Ramalho
Vozes Da Seca - Dominguinhos & Elba Ramalho
Eu Daria Minha Vida - Fafá de Belém
Doce Paixão - Carla Bueno
Viagem De Amor - Sandra de Sá
Nada Me Faz Esqueçer - Pêpe e Neném
Depois Da Tempestade - Zé Ricardo
Nada Demais - Banda Calypso






*T E L E N O V E L A*

Una telenovela es un género televisivo producido originalmente en varios países de América Latina, cuya principal característica es contar desde una perspectivamente básicamente melodramática una historia de amor a lo largo de varias decenas de capítulos (usualmente más de 100) y que casi siempre tiene un final.

Durante el trayecto de la misma, los personajes principales (un galán y una damita joven) sufren los embates de uno o varios villanos (generalmente una novia despechada, un madre celosa o un padre despótico), que se ve coronada con la felicidad en el último minuto del capítulo final, hasta el cual se sucede una innumerable cantidad de peripecias. Esencialmente de carácter sentimental, con intrigas, engaños y confusiones.

Con los años han ganado más acción e incorporado elementos de otros 'géneros' (como el policíaco, la comedia, el thriller e incluso la ciencia ficción).

El argumento base de la telenovela es el de la ascención social que, generalmente, se da por medio del matrimonio (aunque también ha habido muchas en que la protagonista luego de ser seducida y abandonada, logra revertir su penosa situación y triunfa a costa de mucho esfuerzo y dedicación - sirviendo así de ejemplo, sobre todo, para las amas de casa y las mujeres que hasta los años 80, eran el público fundamental de estas producciones; pero hace un par de décadas amplios segmentos masculinos consumen seriales de esta clase).

En la telenovela clásica, generalmente hay un amor imposible, un/a hijo/a abandonado/a (casi siempre un/a heredero/a de una abultada fortuna), y grandes secretos del pasado que, al revelarse, cambian el curso de la historia rectificando fatales errores e injusticias.

La telenovela moderna ha abortado temas tan polémicos y peliaguados como el cáncer, las drogas, la homosexualidad y el crimen. También, por su gran matiz prescriptivo, promueven sensibles cuestiones sociales.

Aunque muchos lo cuestionen, la telenovela se ha vuelto patrimonio de la cultura latinoamericana (sobre todo donde mayor sofisticación ha alcanzado, como en Brasil). Pero su finalidad básica no es educar, como algunos pretenden, ya que es un programa de neto entretenimiento y que surgió más por estímulo de las jaboneras que por una necesidad recreativa o cultural.

El género nació en la radio, específicamente en Cuba, donde salieron al aire los primeros seriados radiales.
Cuando nace la TV en América Latina, especialmente en Cuba y Brasil (otoño de 1950), el género es automáticamente importado al nuevo medio. La primera telenovela latinoamericana parece ser la brasileña Tu vida me pertenece (Sua vida me pertence, en port.), realizada por TV Tupi de São Paulo. Empezó el 21 de diciembre de ese año, con capítulos de 20 minutos y 3 veces por semana.

La cubana Senderos de amor, estrenada el 1ro de octubre de 1952, por CMQ-TV parece haber sido la segunda propuesta del género en el continente, a la cual siguió una estela de historias que para 1958 ya eran 15 por año, sólo en el antes mencionado Canal 6 (CMQ) .

Erróneamente, se da a México la paternidad de la telenovela. No es hasta el 9 de junio de 1958 que se emite, en vivo, por Telesistema Mexicano (TSM, Canal 4) Senda prohibida, de Fernanda Villeli, en Su Telenovela Colgate, diariamente a las 6.30 p.m.

Otras novelas que precedieron a Senda... fueron La criada de la granja (1954, Televisa, hoy Venevisión), Ante la ley (22 de agosto de 1955, Puerto Rico) ,La esquina (1955), escrita por Román Chalbaud, y transmitida por Radio Caracas Televisión y producida por Colgate-Palmolive,
El 0597 está ocupado es considerada la primera telenovela colombiana /1959/,Vila Faia primera telenovela portuguesa /RTP 1982/,
“Magdalena de la calle” primera telenovela paraguaya /1978/, Bar Cristal primera telenovela peruana /1959/,
1967 - CHILE: La chica del bastón , realizada por PROTAB, se convierte en la primera telenovela chilena,

Si bien son temáticamente parecidas a las soap operas de la televisión anglosajona, a diferencia de éstas, la telenovela latinoamericana tienen un número limitado de episodios, no pasando normalmente de alrededor de cien o pocos cientos y de una duración de aproximadamente seis meses a un año como máximo. En casos excepcionales su duración se puede extender a dos e incluso tres años, con la salvedad de las telenovelas de producción española, en las cuales la duración indefinida sí es lo habitual.Es también conocida como Tele-romance, llamada novela de TV o simplemente novela en Brasil, Tele-teatro o tira en Argentina, Culebrón (por su larga duración) en España y Venezuela, Seriado (por la cronología) en Colombia y Teleserie (porque la comedia o la acción es mayor al romance) en Chile y en zonas de Perú y Bolivia y comedia en Uruguay.

Telenovela es una palabra de origen castellano, especialmente del español hablado en Cuba, precursor de este género audiovisual que se inspiró en las radionovelas. El término es el resultado de la fusión de las palabras: tele (de televisión) y novela (el género literario romántico).

Telenovela é uma história de ficção desenvolvida para apresentação na televisão. Ela tem a característica de ser dividida em capítulos, em que o seguinte é a continuação do anterior. O sentido geral da trama é previsto inicialmente, mas o desenrolar e o desenlace não. Durante a exibição – que pode levar de seis a dez meses, em episódios diários –, novos rumos e personagens podem ser inseridos.Portugal é um grande produtor de telenovelas, onde se destacam as telenovelas produzidas pela TVI e da RTP, que já são exportadas para vários países e possuem uma qualidade estética e literária incrível. A primeira novela portuguesa foi Vila Faia da RTP/1982/.

Antes de cada capítulo de uma telenovela, é exibido um pequeno clipe audiovisual chamado abertura ou genérico contendo imagens relacionadas à temática da história; música de fundo; créditos de atores, diretores e autores da obra. Em alguns casos, esta abertura é exibida somente após o primeiro bloco da telenovela, ficando entre este primeiro bloco e o primeiro intervalo comercial. Trechos das aberturas também são exibidos como vinhetas de "estamos apresentado" e "voltamos a apresentar" no início e no fim dos intervalos comerciais e como encerramento, onde são exibidos créditos de produção como câmeras e produtores.

A ordem dos créditos exibidos numa abertura não é obrigatória e varia de acordo com cada produção, mas é comum que seja exibido primeiro o nome dos autores seguidos pelos protagonistas e antagonistas, núcleo central, apresentando (novos atores), atores convidados, crianças, participações especiais e por fim os colaboradores, os diretores, o diretor principal e o diretor de núcleo. O título da novela é comumente exibido no término da abertura, mas há também ocasiões em que é exibido tanto no início quanto no fim ou até mesmo somente no início ou no meio da abertura.

Já nos encerramentos, a ordem é: Elenco de apoio (atores com baixa participação nas novelas), autorização especial (geralmente vinda do SATED), equipe técnica (ordem variada), gerência de produção e, por último, marcas que anunciaram "merchandising" e a realização (logomarca, site da novela, ano de produção e razão social da emissora).

Em Portugal e países lusófonos de África as aberturas tem o nome de "Genérico" e possuem duração variada de 50 segundos à 1 minuto.

A palavra telenovela é uma palavra de origem castelhana, particularmente do espanhol falado em Cuba, país precursor desse gênero audiovisual que foi inspirado nas radionovelas. O vocábulo é fruto da fusão das palavras: tele (de televisão) e novela, que em espanhol é o mesmo que romance em português.

Devido a sua longa-duração, há quem aponte uma pretensa contradição em sua denominação, ao dizer que as telenovelas deveriam se chamar "telerromances". Porém, para a língua portuguesa, o gênero literário novela distingue-se do romance não pelo seu tamanho, mas pela forma como os eventos se sucedem na narrativa e pela abordagem folhetinesca da sua escrita.

A matriz original do termo mostrou ser forte a ponto de conseguir legitimidade em outros idiomas, como o russo, que preferia a palavra 'serial', para designar os folhetins audiovisuais.

A fala cotidiana em países como Brasil, Portugal e a própria Cuba, aceita a forma abreviada de 'novela' para chamar a obra audiovisual. Porém o termo "telenovela" é preferível a fim de distinguir a obra audiovisual da literária.