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domingo, 8 de mayo de 2011
Os Ricos também Choram /telenovela brasileira 2005-2006/
Os Ricos também Choram é uma telenovela brasileira exibida pelo SBT entre 18 de julho de 2005 e 14 de janeiro de 2006, às 21h. Baseada no original de Inés Rodena, foi adaptada por Aimar Labaki e Gustavo Reiz e Conchi, com supervisão de texto de Marcos Lazzarini, direção de Jacques Lagoa, Luiz Antônio Piá e Henrique Martins, direção de teledramaturgia de David Grimberg e direção de núcleo de Fernando Rancoletta. Teve 153 capítulos.
Apresentou Thaís Fersoza, Márcio Kieling e Felipe Folgosi como protagonistas e Ludmila Dayer e Mika Lins como as antagonistas.
Mariana é uma linda jovem de 18 anos que cresceu livre e solta na Fazenda São José. Nunca conheceu seus pais: a mãe morreu no parto e o pai a jovem não sabe quem é. Na verdade, ela não sabe que trata-se de ser a herdeira do falecido Coronel Evaristo Martins, dono da fazenda e seu legítimo pai.
Mariana será expulsa da fazenda onde cresceu por Ester, esposa do coronel. Mais tarde, ao saber que a jovem era filha e herdeira de seu marido, a mulher se dedicará a tentar anular o testamento. Como não consegue, passará a perseguir Mariana com o objetivo de destruí-la.
Na cidade de Ouro Verde, no início da década de 1930, o poder estava nas mãos de grandes fazendeiros. O mais importante deles era o Coronel Antônio Domingues. Casado com Maria José, uma mulher altiva e rígida, tem dois filhos: Alberto e Bernardo, que têm personalidades opostas. Bernardo é ajuizado e responsável; já Alberto é considerado um verdadeiro bom-vivant. É Mariana quem alterará radicalmente a relação fraternal entre os dois rapazes.
Após ser expulsa da Fazenda São José, Mariana chega a Ouro Verde suja e esfarrapada. Lá encontra Bernardo, que passa a ser seu protetor; ele ofereceu-lhe um emprego na confeitaria do senhor Salgado. Bernardo apaixonara-se imediatamente pela moça, mas não imagina que Mariana também era cortejada por outro rapaz, galante e divertido, que mexia com sus sentimentos: seu irmão, Alberto.
Ouro Verde, pano de fundo da trama, é uma cidade movimentada, que terá de tudo um pouco. A pensão de Dona Gênova reúne de comunistas disfarçados a golpistas travestidos de mulher, além das aventuras amorosas que incluem até a dona da pensão, que ainda está bem enxuta.
As notícias da cidade são anunciadas pelo alto-falante da rádio Auriverde, através do locutor Adolfo Coimbra, que sofre por se achar o homem mais feio da cidade, apesar da sua bela voz atrair uma grande quantidade de fãs.
O Coronel Antônio Domingues, como todo grande líder, tem alguns inimigos, como Arabela Guedes, uma viúva forte e decidida, herdeira dos negócios e da política do seu falecido marido. Uma rivalidade temperada pelo amor que eles compartilharam na juventude, até o coronel decidir casar com Maria José. A viúva ainda é uma mulher bela e atraente, mesmo com os quatro filhos crescidos - sendo três moças e um rapaz - que se envolvem em vários casos românticos, nem todos do agrado da mãe.
Elenco
Ator Personagem
Thaís Fersoza Mariana
Márcio Kieling Alberto
Ludmila Dayer Sofia
Felipe Folgosi Bernardo
Françoise Forton Arabela Guedes
Jonas Bloch Coronel Antônio Domingues
Glauce Graieb Maria José
Flávia Monteiro Olga
Thierry Figueira Pedro
Mika Lins Ester
Nicola Siri Nino
Marcela Muniz Gênova
Jiddu Pinheiro Agustin
Karla Tenório Inês
Milena Toscano Martina
Ildi Silva Kemi
Fernando Pavão Dr. Ulisses
Magali Biff Otávia
Carla Fioroni Nenê
Guilherme Trajano Luís Carlos
César Pezzuoli Sr. Salgado
Phil Miler Adolfo Coimbra
Ana Paula Vieira Rita
Fernando Neves Epitácio Moreira
Celso Bernini Hugo (Josefina)
Joquim Lopes Samuel (Daphné)
Débora Gomez Gina
Graça Andrade Tiana
Juliana Almeida Esperança
Walter Cruz Juvenal da Costa
Vanessa Guimarães Aparecida
Ana Fuser Solange
Patrícia Gaspar Tolosa
Edson Montenegro Aldeniy
N'any di Lima Mira
Participação especial
Ator Personagem
Flávio Galvão Coronel Evaristo Martins
Trilha sonora
1. "Pensando em ti" - Márcia (tema de abertura)
2. "Carinhoso" - Simone (tema de Mariana)
3. "Smoke gets in your eyes" - The Platters
4. "Sorri" ("Smile") - José Augusto (tema de Alberto)
5. "Begin the beguine" - Gal Costa
6. "Cabecinha no ombro" - Almir Sater
7. "Linda flor" ("Ai yoyo") - Jane Duboc
8. "Feitio de oração" - Ivan Lins
9. "Gavião calçudo" - Vânia Bastos
10. "Carinhoso" - Pixinguinha
11. "Conversa de botequim" - Moreira da Silva
12. "What a difference a day makes" - Dinah Washington
13. "Nervos de aço" - Paulinho da Viola
14. "Stardust" - Nat King Cole
Pensando em ti
Márcia
Eu amanheço pensando em ti
Eu anoiteço pensando em ti
Eu não te esqueço, é dia e noite
Pensando em ti
Eu vejo a vida
Pela luz dos olhos teus
Me deixe ao menos
Por favor, pensar em Deus
Nos cigarros que eu fumo
Te vejo nas espirais
Nos livros que tento ler
Em cada frase tu estás
Nas orações que eu faço
Eu encontro os olhos teus
Me deixe ao menos
Por favor, pensar em Deus...
*T E L E N O V E L A*
Una telenovela es un género televisivo producido originalmente en varios países de América Latina, cuya principal característica es contar desde una perspectivamente básicamente melodramática una historia de amor a lo largo de varias decenas de capítulos (usualmente más de 100) y que casi siempre tiene un final.
Durante el trayecto de la misma, los personajes principales (un galán y una damita joven) sufren los embates de uno o varios villanos (generalmente una novia despechada, un madre celosa o un padre despótico), que se ve coronada con la felicidad en el último minuto del capítulo final, hasta el cual se sucede una innumerable cantidad de peripecias. Esencialmente de carácter sentimental, con intrigas, engaños y confusiones.
Con los años han ganado más acción e incorporado elementos de otros 'géneros' (como el policíaco, la comedia, el thriller e incluso la ciencia ficción).
El argumento base de la telenovela es el de la ascención social que, generalmente, se da por medio del matrimonio (aunque también ha habido muchas en que la protagonista luego de ser seducida y abandonada, logra revertir su penosa situación y triunfa a costa de mucho esfuerzo y dedicación - sirviendo así de ejemplo, sobre todo, para las amas de casa y las mujeres que hasta los años 80, eran el público fundamental de estas producciones; pero hace un par de décadas amplios segmentos masculinos consumen seriales de esta clase).
En la telenovela clásica, generalmente hay un amor imposible, un/a hijo/a abandonado/a (casi siempre un/a heredero/a de una abultada fortuna), y grandes secretos del pasado que, al revelarse, cambian el curso de la historia rectificando fatales errores e injusticias.
La telenovela moderna ha abortado temas tan polémicos y peliaguados como el cáncer, las drogas, la homosexualidad y el crimen. También, por su gran matiz prescriptivo, promueven sensibles cuestiones sociales.
Aunque muchos lo cuestionen, la telenovela se ha vuelto patrimonio de la cultura latinoamericana (sobre todo donde mayor sofisticación ha alcanzado, como en Brasil). Pero su finalidad básica no es educar, como algunos pretenden, ya que es un programa de neto entretenimiento y que surgió más por estímulo de las jaboneras que por una necesidad recreativa o cultural.
El género nació en la radio, específicamente en Cuba, donde salieron al aire los primeros seriados radiales.
Cuando nace la TV en América Latina, especialmente en Cuba y Brasil (otoño de 1950), el género es automáticamente importado al nuevo medio. La primera telenovela latinoamericana parece ser la brasileña Tu vida me pertenece (Sua vida me pertence, en port.), realizada por TV Tupi de São Paulo. Empezó el 21 de diciembre de ese año, con capítulos de 20 minutos y 3 veces por semana.
La cubana Senderos de amor, estrenada el 1ro de octubre de 1952, por CMQ-TV parece haber sido la segunda propuesta del género en el continente, a la cual siguió una estela de historias que para 1958 ya eran 15 por año, sólo en el antes mencionado Canal 6 (CMQ) .
Erróneamente, se da a México la paternidad de la telenovela. No es hasta el 9 de junio de 1958 que se emite, en vivo, por Telesistema Mexicano (TSM, Canal 4) Senda prohibida, de Fernanda Villeli, en Su Telenovela Colgate, diariamente a las 6.30 p.m.
Otras novelas que precedieron a Senda... fueron La criada de la granja (1954, Televisa, hoy Venevisión), Ante la ley (22 de agosto de 1955, Puerto Rico) ,La esquina (1955), escrita por Román Chalbaud, y transmitida por Radio Caracas Televisión y producida por Colgate-Palmolive,
El 0597 está ocupado es considerada la primera telenovela colombiana /1959/,Vila Faia primera telenovela portuguesa /RTP 1982/,
“Magdalena de la calle” primera telenovela paraguaya /1978/, Bar Cristal primera telenovela peruana /1959/,
1967 - CHILE: La chica del bastón , realizada por PROTAB, se convierte en la primera telenovela chilena,
- Ni el amor ni al mar /1961/primera telenovela ecuatoriana.
Si bien son temáticamente parecidas a las soap operas de la televisión anglosajona, a diferencia de éstas, la telenovela latinoamericana tienen un número limitado de episodios, no pasando normalmente de alrededor de cien o pocos cientos y de una duración de aproximadamente seis meses a un año como máximo. En casos excepcionales su duración se puede extender a dos e incluso tres años, con la salvedad de las telenovelas de producción española, en las cuales la duración indefinida sí es lo habitual.Es también conocida como Tele-romance, llamada novela de TV o simplemente novela en Brasil, Tele-teatro o tira en Argentina, Culebrón (por su larga duración) en España y Venezuela, Seriado (por la cronología) en Colombia y Teleserie (porque la comedia o la acción es mayor al romance) en Chile y en zonas de Perú y Bolivia y comedia en Uruguay.
Telenovela es una palabra de origen castellano, especialmente del español hablado en Cuba, precursor de este género audiovisual que se inspiró en las radionovelas. El término es el resultado de la fusión de las palabras: tele (de televisión) y novela (el género literario romántico).
Antes de cada capítulo de uma telenovela, é exibido um pequeno clipe audiovisual chamado abertura ou genérico contendo imagens relacionadas à temática da história; música de fundo; créditos de atores, diretores e autores da obra. Em alguns casos, esta abertura é exibida somente após o primeiro bloco da telenovela, ficando entre este primeiro bloco e o primeiro intervalo comercial. Trechos das aberturas também são exibidos como vinhetas de "estamos apresentado" e "voltamos a apresentar" no início e no fim dos intervalos comerciais e como encerramento, onde são exibidos créditos de produção como câmeras e produtores.
A ordem dos créditos exibidos numa abertura não é obrigatória e varia de acordo com cada produção, mas é comum que seja exibido primeiro o nome dos autores seguidos pelos protagonistas e antagonistas, núcleo central, apresentando (novos atores), atores convidados, crianças, participações especiais e por fim os colaboradores, os diretores, o diretor principal e o diretor de núcleo. O título da novela é comumente exibido no término da abertura, mas há também ocasiões em que é exibido tanto no início quanto no fim ou até mesmo somente no início ou no meio da abertura.
Já nos encerramentos, a ordem é: Elenco de apoio (atores com baixa participação nas novelas), autorização especial (geralmente vinda do SATED), equipe técnica (ordem variada), gerência de produção e, por último, marcas que anunciaram "merchandising" e a realização (logomarca, site da novela, ano de produção e razão social da emissora).
Em Portugal e países lusófonos de África as aberturas tem o nome de "Genérico" e possuem duração variada de 50 segundos à 1 minuto.
A palavra telenovela é uma palavra de origem castelhana, particularmente do espanhol falado em Cuba, país precursor desse gênero audiovisual que foi inspirado nas radionovelas. O vocábulo é fruto da fusão das palavras: tele (de televisão) e novela, que em espanhol é o mesmo que romance em português.
Devido a sua longa-duração, há quem aponte uma pretensa contradição em sua denominação, ao dizer que as telenovelas deveriam se chamar "telerromances". Porém, para a língua portuguesa, o gênero literário novela distingue-se do romance não pelo seu tamanho, mas pela forma como os eventos se sucedem na narrativa e pela abordagem folhetinesca da sua escrita.
A matriz original do termo mostrou ser forte a ponto de conseguir legitimidade em outros idiomas, como o russo, que preferia a palavra 'serial', para designar os folhetins audiovisuais.
A fala cotidiana em países como Brasil, Portugal e a própria Cuba, aceita a forma abreviada de 'novela' para chamar a obra audiovisual. Porém o termo "telenovela" é preferível a fim de distinguir a obra audiovisual da literária.