martes, 22 de marzo de 2016

1864 A Última Valsa telenovela brasileira /1969/


A Última Valsa é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida entre 7 de janeiro a 5 de junho de 1969 às 21h30.Foi a 10ª "novela das dez" exibida pela emissora.
Escrita por Glória Magadan e dirigida por Daniel Filho e Fábio Sabag.
Sinopse
O general Salvador de Olemberg, homem de confiança do imperador austríaco Francisco José, é acusado injustamente de ser colaboracionista de governos inimigos. Documentos importantes sobre a estratégia de defesa do país que estavam sob seus cuidados foram roubados e entregues à Inglaterra e à Itália. O general se recusa a assumir a responsabilidade por algo que não cometeu e decide ir a julgamento. O que ele não pode imaginar é que sua sorte está justamente nas mãos do Conde Hoyot, o verdadeiro traidor da Áustria, designado para ser seu defensor. Após assinar um documento que o coloca contra o imperador, seguindo as instruções do conde, Olemberg é detido em prisão militar onde permanece até o dia de ir ao tribunal.
Em Paris, o duque Carlos Augusto, filho de Olemberg, não toma conhecimento do que está acontecendo em Viena. Pelo contrário, aproveita seus dias na capital francesa para se divertir. É lá que ele conhece a jovem Yolanda, que viaja na companhia de sua mãe, a condessa Matilde. Os dois logo se apaixonam. A condessa não aprova a aproximação entre os dois jovens, principalmente após descobrir que Salvador de Olemberg, pai de Carlos Augusto, fora acusado de traição à Áustria. Matilde deseja que sua filha se case com o príncipe de Esterhazy e passa a ser a grande opositora do romance entre Yolanda e o duque.
Em seu retorno para Viena, Carlos Augusto fica abalado ao receber a notícia da prisão de seu pai. E, ao tomar conhecimento dos argumentos que Hoyot usará na defesa do general, começa a desconfiar da idoneidade do conde. No dia do julgamento, para surpresa geral, o duque assume o papel de defensor de seu pai e acusa Hoyot de ser o verdadeiro traidor. Salvador de Olemberg explica que o documento que assinara fazia parte de um plano maquinado pelo conde. Todos acreditam que a sentença será favorável ao general, mas o presidente do tribunal, Florian, é aliado de Hoyot. Olemberg é expulso do Exército e condenado a passar o resto de seus dias na prisão. Inconformado com a injustiça cometida contra seu pai, Carlos Augusto promete fazer tudo para provar sua inocência.




Elenco
CLÁUDIO MARZO – Duque Carlos Augusto de Olemberg
THERESA AMAYO – Condessa Yolanda
RÚBENS DE FALCO – Imperador Francisco José de Habsburgo
GLAUCE ROCHA – Kathy Ambross
GERALDO DEL REY – Arquiduque Rodolpho
PAULO PADILHA – Príncipe de Esterhazy
ZILKA SALABERRY – Lorena Ambross
NORMA BLUM – Clara de Olemberg
JOANA FOMM – a desconhecida
EMILIANO QUEIRÓZ – Conde Hoyot
IDA GOMES – Condessa Matilde
EDSON SILVA – Toulouse-Lautrec
BETTY FARIA – Marion Ambross
ANTÔNIO PATIÑO – General Salvador de Olemberg
DARY REIS – Jean Dupont
ISABELA CLARA LEE – Sofia de Esterhazy
NILDO PARENTE – Dr. Frank
PAULO ARAÚJO – Florian
SÉRGIO MALTA – Hoffman
SÔNIA FERREIRA – Marie
ARMANDO RIGGO – Fritz
MÁRIO LAGO – Dr. Mecler
Madame Armilly (amante do Arquiduque Rodolpho)
Bastidores
Mais um dramalhão ao estilo Glória Magadan. Foi a última novela que assinou como responsável pelo núcleo de dramaturgia da Globo.
Ao final, Cláudio Marzo, que vivia o protagonista, declarou:
“Esse Duque de Olemberg é um fracasso!”
O ator Edson Silva viveu o pintor Toulouse-Lautrec. Quando não gravava de joelhos, se revezava com um anão para dar maior realismo às cenas do artista aleijado.
Carla Daniel, filha do diretor Daniel Filho, fez uma participação especial no final da novela como filha da condessa Yolanda (Theresa Amayo) e do duque Carlos Augusto (Cláudio Marzo). Foi a primeira aparição da atriz, ainda criança, na TV.
Fonte: site Memória Globo.
Primeira novela de Betty Faria na Globo.
103 capítulos

Rede Globo



*T E L E N O V E L A*

Una telenovela es un género televisivo producido originalmente en varios países de América Latina, cuya principal característica es contar desde una perspectivamente básicamente melodramática una historia de amor a lo largo de varias decenas de capítulos (usualmente más de 100) y que casi siempre tiene un final.

Durante el trayecto de la misma, los personajes principales (un galán y una damita joven) sufren los embates de uno o varios villanos (generalmente una novia despechada, un madre celosa o un padre despótico), que se ve coronada con la felicidad en el último minuto del capítulo final, hasta el cual se sucede una innumerable cantidad de peripecias. Esencialmente de carácter sentimental, con intrigas, engaños y confusiones.

Con los años han ganado más acción e incorporado elementos de otros 'géneros' (como el policíaco, la comedia, el thriller e incluso la ciencia ficción).

El argumento base de la telenovela es el de la ascención social que, generalmente, se da por medio del matrimonio (aunque también ha habido muchas en que la protagonista luego de ser seducida y abandonada, logra revertir su penosa situación y triunfa a costa de mucho esfuerzo y dedicación - sirviendo así de ejemplo, sobre todo, para las amas de casa y las mujeres que hasta los años 80, eran el público fundamental de estas producciones; pero hace un par de décadas amplios segmentos masculinos consumen seriales de esta clase).

En la telenovela clásica, generalmente hay un amor imposible, un/a hijo/a abandonado/a (casi siempre un/a heredero/a de una abultada fortuna), y grandes secretos del pasado que, al revelarse, cambian el curso de la historia rectificando fatales errores e injusticias.

La telenovela moderna ha abortado temas tan polémicos y peliaguados como el cáncer, las drogas, la homosexualidad y el crimen. También, por su gran matiz prescriptivo, promueven sensibles cuestiones sociales.

Aunque muchos lo cuestionen, la telenovela se ha vuelto patrimonio de la cultura latinoamericana (sobre todo donde mayor sofisticación ha alcanzado, como en Brasil). Pero su finalidad básica no es educar, como algunos pretenden, ya que es un programa de neto entretenimiento y que surgió más por estímulo de las jaboneras que por una necesidad recreativa o cultural.

El género nació en la radio, específicamente en Cuba, donde salieron al aire los primeros seriados radiales.
Cuando nace la TV en América Latina, especialmente en Cuba y Brasil (otoño de 1950), el género es automáticamente importado al nuevo medio. La primera telenovela latinoamericana parece ser la brasileña Tu vida me pertenece (Sua vida me pertence, en port.), realizada por TV Tupi de São Paulo. Empezó el 21 de diciembre de ese año, con capítulos de 20 minutos y 3 veces por semana.

La cubana Senderos de amor, estrenada el 1ro de octubre de 1952, por CMQ-TV parece haber sido la segunda propuesta del género en el continente, a la cual siguió una estela de historias que para 1958 ya eran 15 por año, sólo en el antes mencionado Canal 6 (CMQ) .

Erróneamente, se da a México la paternidad de la telenovela. No es hasta el 9 de junio de 1958 que se emite, en vivo, por Telesistema Mexicano (TSM, Canal 4) Senda prohibida, de Fernanda Villeli, en Su Telenovela Colgate, diariamente a las 6.30 p.m.

Otras novelas que precedieron a Senda... fueron La criada de la granja (1954, Televisa, hoy Venevisión), Ante la ley (22 de agosto de 1955, Puerto Rico) ,La esquina (1955), escrita por Román Chalbaud, y transmitida por Radio Caracas Televisión y producida por Colgate-Palmolive,
El 0597 está ocupado es considerada la primera telenovela colombiana /1959/,Vila Faia primera telenovela portuguesa /RTP 1982/,
“Magdalena de la calle” primera telenovela paraguaya /1978/, Bar Cristal primera telenovela peruana /1959/,
1967 - CHILE: La chica del bastón , realizada por PROTAB, se convierte en la primera telenovela chilena,

Si bien son temáticamente parecidas a las soap operas de la televisión anglosajona, a diferencia de éstas, la telenovela latinoamericana tienen un número limitado de episodios, no pasando normalmente de alrededor de cien o pocos cientos y de una duración de aproximadamente seis meses a un año como máximo. En casos excepcionales su duración se puede extender a dos e incluso tres años, con la salvedad de las telenovelas de producción española, en las cuales la duración indefinida sí es lo habitual.Es también conocida como Tele-romance, llamada novela de TV o simplemente novela en Brasil, Tele-teatro o tira en Argentina, Culebrón (por su larga duración) en España y Venezuela, Seriado (por la cronología) en Colombia y Teleserie (porque la comedia o la acción es mayor al romance) en Chile y en zonas de Perú y Bolivia y comedia en Uruguay.

Telenovela es una palabra de origen castellano, especialmente del español hablado en Cuba, precursor de este género audiovisual que se inspiró en las radionovelas. El término es el resultado de la fusión de las palabras: tele (de televisión) y novela (el género literario romántico).

Telenovela é uma história de ficção desenvolvida para apresentação na televisão. Ela tem a característica de ser dividida em capítulos, em que o seguinte é a continuação do anterior. O sentido geral da trama é previsto inicialmente, mas o desenrolar e o desenlace não. Durante a exibição – que pode levar de seis a dez meses, em episódios diários –, novos rumos e personagens podem ser inseridos.Portugal é um grande produtor de telenovelas, onde se destacam as telenovelas produzidas pela TVI e da RTP, que já são exportadas para vários países e possuem uma qualidade estética e literária incrível. A primeira novela portuguesa foi Vila Faia da RTP/1982/.

Antes de cada capítulo de uma telenovela, é exibido um pequeno clipe audiovisual chamado abertura ou genérico contendo imagens relacionadas à temática da história; música de fundo; créditos de atores, diretores e autores da obra. Em alguns casos, esta abertura é exibida somente após o primeiro bloco da telenovela, ficando entre este primeiro bloco e o primeiro intervalo comercial. Trechos das aberturas também são exibidos como vinhetas de "estamos apresentado" e "voltamos a apresentar" no início e no fim dos intervalos comerciais e como encerramento, onde são exibidos créditos de produção como câmeras e produtores.

A ordem dos créditos exibidos numa abertura não é obrigatória e varia de acordo com cada produção, mas é comum que seja exibido primeiro o nome dos autores seguidos pelos protagonistas e antagonistas, núcleo central, apresentando (novos atores), atores convidados, crianças, participações especiais e por fim os colaboradores, os diretores, o diretor principal e o diretor de núcleo. O título da novela é comumente exibido no término da abertura, mas há também ocasiões em que é exibido tanto no início quanto no fim ou até mesmo somente no início ou no meio da abertura.

Já nos encerramentos, a ordem é: Elenco de apoio (atores com baixa participação nas novelas), autorização especial (geralmente vinda do SATED), equipe técnica (ordem variada), gerência de produção e, por último, marcas que anunciaram "merchandising" e a realização (logomarca, site da novela, ano de produção e razão social da emissora).

Em Portugal e países lusófonos de África as aberturas tem o nome de "Genérico" e possuem duração variada de 50 segundos à 1 minuto.

A palavra telenovela é uma palavra de origem castelhana, particularmente do espanhol falado em Cuba, país precursor desse gênero audiovisual que foi inspirado nas radionovelas. O vocábulo é fruto da fusão das palavras: tele (de televisão) e novela, que em espanhol é o mesmo que romance em português.

Devido a sua longa-duração, há quem aponte uma pretensa contradição em sua denominação, ao dizer que as telenovelas deveriam se chamar "telerromances". Porém, para a língua portuguesa, o gênero literário novela distingue-se do romance não pelo seu tamanho, mas pela forma como os eventos se sucedem na narrativa e pela abordagem folhetinesca da sua escrita.

A matriz original do termo mostrou ser forte a ponto de conseguir legitimidade em outros idiomas, como o russo, que preferia a palavra 'serial', para designar os folhetins audiovisuais.

A fala cotidiana em países como Brasil, Portugal e a própria Cuba, aceita a forma abreviada de 'novela' para chamar a obra audiovisual. Porém o termo "telenovela" é preferível a fim de distinguir a obra audiovisual da literária.