Sinopse
Simão e Teresa, filhos de famílias divididas por ódios que atravessam os anos, se apaixonam perdidamente. Mas é uma paixão proibida, que não tem a bênção dos pais e dos irmãos, nem o apoio da sociedade. É entre os rebeldes, os escravos e os marginalizados que Teresa e Simão vão encontrar apoio para lutar por esse amor, vivendo tragédias e aventuras.
Padre Dinis, um homem misterioso que tem mais três identidades - um fidalgo, um vingador encapuzado e um duque
francês - devota a vida a ajudar jovens amantes e injustiçados. Tenta assim purgar a culpa por erros de um passado que ele mantém em segredo. Luta também contra o amor que sente por Antônia Valente, mulher que vive em busca da filha, roubada ainda criança há mais de 20 anos.
Alberto de Miranda é um ex-corsário que fez riqueza com a
pirataria, mas que agora sonha com uma nova vida, como um respeitado empresário. Em Portugal, se envolve com Elisa de Mandeville, a Duquesa de Ponthieu, e ao chegar ao Brasil, tenta se regenerar por amor à Eugênia Valente. No entanto, seus segredos serão ameaçados pela duquesa, que quer vingança por ter sido trocada.
Todos vivem paixões proibidas e não imaginam que seus destinos estão prestes a se cruzar…
Elenco
Elenco adicional
- Hélio Pestana - Rui Menezes
- Christovam Netto - Fulgêncio
- Adriana Prado - Celine
- Adriano Carvalho - Cristóvão
- Dewis Jamaica - escravo
- Alexandre Henderson - Quincas
- Renato Rocha - Theobaldo
- Pedro Teixeira - César
- Daniel Barcelos - Tarquínio
- Julie Sargeant - Olinda Botelho
- Cristina Amadeo - Micaela
- Anderson Carvalho - Francisco das Chagas
- José Eduardo - Comandante
- Rita Frazão
- Matheus Aguiar
- Alexander Sil - Serafim
Curiosidades
- Após a bem-sucedida reprise de Mandacaru, originalmente exibida na Rede Manchete, a Band investia numa telenovela de época contando com os mesmo artifícios da produção da finada Manchete: nudez, violência e uma requintada produção de época. Todavia, a história não obteve o sucesso esperado.
- Os bastidores da preparação da novela foram uma história à parte. Desde a contratação do diretor Herval Rossano pela emissora, em junho de 2005, comenta-se sobre a produção dessa telenovela. Autor do argumento inicial, Herval encomendou o texto paraAna Maria Moretzsohn. Entretanto, autora e diretor entraram em conflito, resultando na rescisão do contrato de Ana Maria em dezembro de 2005. O dramaturgo Aimar Labaki assumiu a responsabilidade de adaptar o texto a partir das obras de Camilo Castelo Branco. A situação seguiu normalizada, até que, em fevereiro de 2006, aconteceria outra mudança nos bastidores: insatisfeito com as condições de trabalho na Band e com os constantes adiamentos na produção, Herval Rossano desligou-se da Bandeirantes e assumiu o departamento de teledramaturgia do SBT. Em seu lugar, a Band contratou Ignácio Coqueiro, ex-Globo, e aí sim iniciou a pré-produção.
- A emissora portuguesa RTP tornou-se parceira da Band em sua empreitada. Além da presença de atores e do financiamento das gravações, a RTP delegou ao ator e diretor Virgílio Castelo, que interpretou o protagonista Padre Dinis, a co-direção da obra.
- Foram gravados stock shots no Pão de Açúcar, na Baía da Guanabara, em locais históricos como os Arcos da Lapa, no Paço Imperial, no Museu Histórico Nacional, na Igreja da Glória e em um convento no Centro do Rio de Janeiro. A história ainda contou com gravações em Portugal.
- Primeira novela da atriz Anna Sophia Folch, 21 anos. Antes, ela havia participado do filme O Maior Amor do Mundo e fazia teatro desde os 14 anos.
- O primeiro título pensado para a novela foi "Amor de Perdição", depois "Amores Proibidos", até chegar no definitivo "Paixões Proibidas".
- A telenovela retrata a sociedade brasileira nos anos anteriores a vinda da família real portuguesa para o Brasil, em 1808. Em paralelo, mostrou a resistência portuguesa à invasão das tropas de Napoleão Bonaparte. Nunca, até então, uma telenovela havia retratado essa época tão importante para a história brasileira.
- A partir de 3 de Novembro de 2008, "Paixões Proibidas" (pouco mais de 2 anos após o seu final) volta a ser reposta na grelha daRTP1, sendo exibida às 15h, logo após "Amor & Intrigas". Terminou sua reposição em 9 de Abril de 2009.
Audiência
A história chegou ao fim no Brasil passando despercebida, a média da novela chegava de 3 a 4 pontos. No dia em que foi ao ar o último capítulo, a Folha de São Paulo noticiou que a emissora estava leiloando todos os pertences da telenovela (figurinos,cenários, etc), com renda revertida a um hospital.
-
-
-