Telenovelas,series de televisión,miniseries,unitarios,telefilmes,películas y música en español y portugués ✉xristo.blogspot@outlook.com
miércoles, 10 de abril de 2019
2132 Roseira Brava / telenovela portuguesa /1995
Sinopse
Elenco
- Adriana Barral - Fani
- Anita Guerreiro- Carminda
- António Aldeia - Ramalho
- António Évora - José Luís (Zé Luís)
- António Pedro Cerdeira - Eduardo Falcão
- Camacho Costa - Silva
- Canto e Castro - Coronel Julião Saraiva
- Carlos César - Januário
- Carlos Coelho - Vitalino
- Carlos Rodrigues (actor) - Augusto
- Carlos Santos - Joaquim da Horta
- Catarina Kaizeler - Clotilde
- Elsa Valentim - Helena Vilhena
- Fátima Belo - Marta Botelho
- Gil Vilhena - Lucas
- Henrique Santos - Padre Sebastião
- Hermínia Tojal - Esmeralda
- João Rodrigo - Inácio
- Jorge Estreia - Gonçalo Amaral
- José Gomes- Vicente Falcão
- José Raposo - Latinhas
- Leonardo Varela-Cid - Nelo da Silva Horta
- Lourdes Lima - Cacilda
- Luís Esparteiro- João Pedro Morais
- Luís Zagalo - Mário Oliveira
- Lourdes Norberto- Luísa Vilhena
- Mané Ribeiro- Sílvia
- Manuel Castro e Silva - Lopes
- Manuel Cavaco- Santa Comba
- Manuela Maria - Ti Hortense da Purificação
- Manuela Santos - Matilde Vilhena
- Márcia Breia - Inácia da Silva Horta
- Márcio Ferreira - Miguel
- Margarida Carpinteiro - Constantina
- Maria José - Delfina
- Mariana Rey Monteiro - Rita Navarro
- Mário Pereira - Afonso Navarro
- Marques D'Arede- Raúl Navarro
- Miguel Moreira - Serafim
- Nuno Homem de Sá - José Carlos Navarro
- Patrícia Tavares - Anabela da Silva Horta
- Pedro Pinheiro - Castanheira
- Rita Salema - Inês Vilhena
- Rodolfo Neves- João Vilhena
- Rogério Samora- Jaime Faria
- Rosa Villa - Odete
- Sílvia Rizzo- Sofia Figueiredo
- Simone de Oliveira- Amélia Falcão
- Sofia Sá da Bandeira- Joana Navarro
- Sónia Guimarães - Diana Vilhena
- Sylvie Rocha - Margarida
- Tony Lima - Frank da Silva
- Tozé Martinho- Francisco António Barbosa Botelho
- Virgílio Castelo - Manolo da Purificação
Participações especiais (não creditadas)
- Adriano Carvalho - Advogado da acusação no julgamento de António
- António Cid - Membro da Administração da Navarro S.A.
- Armando Cortez - participação especial
- Artur Mendonça
- Benjamim Falcão - Gouveia (representante do Banco onde estão as contas da Navarro S.A.)
- Bruno Rossi - Sousa (advogado dos Vilhena)
- Carlos Gonçalves - Membro da Administração da Navarro S.A.
- Carlos Martins - Dr. Nogueira (notário que trata da venda da "Roseira Brava")
- Françoise Ariel - Madame Ferrier (dona do Instituto de Beleza em Lisboa onde Anabela trabalha)
- Henrique Pinho - Capanga que persegue Zé Carlos
- Jorge Paixão da Costa - Homem a sair da Estação quando Inácia vai a Lisboa
- José Alves - Cliente El Dourado / Cliente que tenta agarrar Anabela / Cliente que refila com Esmeraldinha por causa do wisky
- Leonor Seixas - Rapariga que Manolo confunde com Anabela
- Lina Morgado - Funcionária dos correios de Santo Estevão
- Mafalda Vilhena - Namorada de Zé Carlos
- Maria Henrique- Maria (recepcionista do Instituto de Beleza em Lisboa onde Anabela trabalha)
- Noémia Costa - Empregada da loja onde Vitalino compra o vestido para a Ti Hortense
- Rita Alagão - Sandra (esteticista do Instituto de Beleza em Lisboa onde Anabela trabalha)
- Rita Frazão- Secretária de Jaime
- Rui Fernandes - Juiz Sousa Marques (juiz do julgamento de António e que no final da novela o ajuda)
- ??? - Carrilho (homem que ia comprar a cortiça a Matilde)
- ??? - Rosário (empregada dos Vilhena)
- ??? - Josefa (dona da mercearia em Lisboa)
- ??? - J. Dias (GNR de Santo Estevão)
- ??? - Mestre Ruço (sapateiro de Santo Estevão)
- ??? - Membro da Administração da Navarro SA (mesmo actor que fez o GNR Jordão em "Filhos do Vento")
- ??? - Luís (marido de Matilde)
- ??? - Médico que tratou Raúl depois de ter sido queimado
- ??? - Fernando (trabalhador da Roseira Brava)
Datas
- A rodagem da novela iniciou-se a 21 de Fevereiro de 1995 e terminou em Agosto do mesmo ano.
- Estreou a 8 de Janeiro de 1996 e terminou em 8 de Junho.
Curiosidades
- Depois de Desencontros, a RTP continuava a apostar em novelas portuguesas baseadas no pais real. Depois de retratar a vida em Lisboa, o Alentejo era o pano de fundo para esta novela. A novela foi rodada entre Fevereiro e Agosto de 1995 na aldeia de Brinches, em Serpa, e nos estúdios da NBP em Vialonga, sendo apenas exibida em 1996.
- A novela era para entrar em antena imediatamente a seguir a Desencontros, no entanto, por estratégia de programação, a RTP optou por suceder Desencontros com a co-produção RTP/TVPLUS A Idade da Loba. Só com o fim desta, em Janeiro de 1996, Roseira estreou em grande, no horário nobre. Batendo de frente com a brasileira Explode Coração (estreadas no mesmo dia), Roseira Brava não teve audiência exacerbada mas não muito fraca, numa altura em que a SIC e as novelas da Globo eram imbatíveis. Uma média de 14 pontos de audiência não foi decepcionante.
- A estreante Manuela Santos (Matilde) protagonizava a novela. Desempenho fraco, apenas justificado por ser estreante.
- Marques D'Arede convenceu no papel do vilão Raul Navarro. Uma performance exagerada mas que impressionou pela positiva.
- Grande destaque para Nuno Homem de Sá, como o playboy Zé Carlos. O seu regresso às lides televisivas foi muito falado e aplaudido, visto que o público não o via desde 1983, na telenovela Origens.
- Fátima Belo na pele da fria executiva Marta Botelho também conseguiu uma boa performance.
- A estreante Patrícia Tavares no papel da sofrida Anabela roubou a cena. O Romance com Manolo (Virgílio Castelo) rendeu excelentes momentos. A novela foi deles.
- Manuela Maria arrancou boas gargalhadas com a Ti Hortense.
- Simone de Oliveira estreava-se em novelas com um grande desempenho. Óptima dobradinha com Virgílio Castelo.
- Grande destaque também para Márcia Breia e a sua Inácia. Ao longo da novela a sua personagem foi evoluindo e nos últimos capítulos teve mais protagonismo que qualquer outra personagem, reforçando o quão grande é o talento da actriz e dos autores.
- Mas o núcleo de mau caractismo foi dominado por Elsa Valentim, com a desequilibrada Helena, e Tony Lima, com o patife Frank. Óptimos papéis, óptimos desempenhos. Grandes papéis da novela e o melhor da carreira da atriz.
- Carlos Santos e Patrícia Tavares voltaram a fazer de pai e filha 8 anos mais tarde, na novela da TVI O Teu Olhar (2003).
- Esta telenovela foi exibida em repetição na RTP1 no ano 2000 e na RTP Memória nas seguintes datas: em 2008, no horário das 18 e 15; em 2009, no horário das 15 horas; a partir de 29 de Março de 2013, no horário das 12 horas (meio-dia).
Formato | Telenovela |
Criador(es) | Tozé Martinho |
País de origem | Portugal |
Idioma original | Português |
Produção | |
---|---|
Elenco | Marques D'Arede, Manuela Santos, Mariana Rey Monteiro, Tozé Martinho, Virgílio Castelo, Simone de Oliveira, Patrícia Tavares entre outros |
Exibição | |
Emissora de televisão original | RTP1 |
Transmissão original | 8 de Janeiro de 1996 a 8 de Junho de 1996 |
N.º de temporadas | 1 |
N.º de episódios | 130 |
*T E L E N O V E L A*
Una telenovela es un género televisivo producido originalmente en varios países de América Latina, cuya principal característica es contar desde una perspectivamente básicamente melodramática una historia de amor a lo largo de varias decenas de capítulos (usualmente más de 100) y que casi siempre tiene un final.
Durante el trayecto de la misma, los personajes principales (un galán y una damita joven) sufren los embates de uno o varios villanos (generalmente una novia despechada, un madre celosa o un padre despótico), que se ve coronada con la felicidad en el último minuto del capítulo final, hasta el cual se sucede una innumerable cantidad de peripecias. Esencialmente de carácter sentimental, con intrigas, engaños y confusiones.
Con los años han ganado más acción e incorporado elementos de otros 'géneros' (como el policíaco, la comedia, el thriller e incluso la ciencia ficción).
El argumento base de la telenovela es el de la ascención social que, generalmente, se da por medio del matrimonio (aunque también ha habido muchas en que la protagonista luego de ser seducida y abandonada, logra revertir su penosa situación y triunfa a costa de mucho esfuerzo y dedicación - sirviendo así de ejemplo, sobre todo, para las amas de casa y las mujeres que hasta los años 80, eran el público fundamental de estas producciones; pero hace un par de décadas amplios segmentos masculinos consumen seriales de esta clase).
En la telenovela clásica, generalmente hay un amor imposible, un/a hijo/a abandonado/a (casi siempre un/a heredero/a de una abultada fortuna), y grandes secretos del pasado que, al revelarse, cambian el curso de la historia rectificando fatales errores e injusticias.
La telenovela moderna ha abortado temas tan polémicos y peliaguados como el cáncer, las drogas, la homosexualidad y el crimen. También, por su gran matiz prescriptivo, promueven sensibles cuestiones sociales.
Aunque muchos lo cuestionen, la telenovela se ha vuelto patrimonio de la cultura latinoamericana (sobre todo donde mayor sofisticación ha alcanzado, como en Brasil). Pero su finalidad básica no es educar, como algunos pretenden, ya que es un programa de neto entretenimiento y que surgió más por estímulo de las jaboneras que por una necesidad recreativa o cultural.
El género nació en la radio, específicamente en Cuba, donde salieron al aire los primeros seriados radiales.
Cuando nace la TV en América Latina, especialmente en Cuba y Brasil (otoño de 1950), el género es automáticamente importado al nuevo medio. La primera telenovela latinoamericana parece ser la brasileña Tu vida me pertenece (Sua vida me pertence, en port.), realizada por TV Tupi de São Paulo. Empezó el 21 de diciembre de ese año, con capítulos de 20 minutos y 3 veces por semana.
La cubana Senderos de amor, estrenada el 1ro de octubre de 1952, por CMQ-TV parece haber sido la segunda propuesta del género en el continente, a la cual siguió una estela de historias que para 1958 ya eran 15 por año, sólo en el antes mencionado Canal 6 (CMQ) .
Erróneamente, se da a México la paternidad de la telenovela. No es hasta el 9 de junio de 1958 que se emite, en vivo, por Telesistema Mexicano (TSM, Canal 4) Senda prohibida, de Fernanda Villeli, en Su Telenovela Colgate, diariamente a las 6.30 p.m.
Otras novelas que precedieron a Senda... fueron La criada de la granja (1954, Televisa, hoy Venevisión), Ante la ley (22 de agosto de 1955, Puerto Rico) ,La esquina (1955), escrita por Román Chalbaud, y transmitida por Radio Caracas Televisión y producida por Colgate-Palmolive,
El 0597 está ocupado es considerada la primera telenovela colombiana /1959/,Vila Faia primera telenovela portuguesa /RTP 1982/,
“Magdalena de la calle” primera telenovela paraguaya /1978/, Bar Cristal primera telenovela peruana /1959/,
1967 - CHILE: La chica del bastón , realizada por PROTAB, se convierte en la primera telenovela chilena,
- Ni el amor ni al mar /1961/primera telenovela ecuatoriana.
Si bien son temáticamente parecidas a las soap operas de la televisión anglosajona, a diferencia de éstas, la telenovela latinoamericana tienen un número limitado de episodios, no pasando normalmente de alrededor de cien o pocos cientos y de una duración de aproximadamente seis meses a un año como máximo. En casos excepcionales su duración se puede extender a dos e incluso tres años, con la salvedad de las telenovelas de producción española, en las cuales la duración indefinida sí es lo habitual.Es también conocida como Tele-romance, llamada novela de TV o simplemente novela en Brasil, Tele-teatro o tira en Argentina, Culebrón (por su larga duración) en España y Venezuela, Seriado (por la cronología) en Colombia y Teleserie (porque la comedia o la acción es mayor al romance) en Chile y en zonas de Perú y Bolivia y comedia en Uruguay.
Telenovela es una palabra de origen castellano, especialmente del español hablado en Cuba, precursor de este género audiovisual que se inspiró en las radionovelas. El término es el resultado de la fusión de las palabras: tele (de televisión) y novela (el género literario romántico).
Antes de cada capítulo de uma telenovela, é exibido um pequeno clipe audiovisual chamado abertura ou genérico contendo imagens relacionadas à temática da história; música de fundo; créditos de atores, diretores e autores da obra. Em alguns casos, esta abertura é exibida somente após o primeiro bloco da telenovela, ficando entre este primeiro bloco e o primeiro intervalo comercial. Trechos das aberturas também são exibidos como vinhetas de "estamos apresentado" e "voltamos a apresentar" no início e no fim dos intervalos comerciais e como encerramento, onde são exibidos créditos de produção como câmeras e produtores.
A ordem dos créditos exibidos numa abertura não é obrigatória e varia de acordo com cada produção, mas é comum que seja exibido primeiro o nome dos autores seguidos pelos protagonistas e antagonistas, núcleo central, apresentando (novos atores), atores convidados, crianças, participações especiais e por fim os colaboradores, os diretores, o diretor principal e o diretor de núcleo. O título da novela é comumente exibido no término da abertura, mas há também ocasiões em que é exibido tanto no início quanto no fim ou até mesmo somente no início ou no meio da abertura.
Já nos encerramentos, a ordem é: Elenco de apoio (atores com baixa participação nas novelas), autorização especial (geralmente vinda do SATED), equipe técnica (ordem variada), gerência de produção e, por último, marcas que anunciaram "merchandising" e a realização (logomarca, site da novela, ano de produção e razão social da emissora).
Em Portugal e países lusófonos de África as aberturas tem o nome de "Genérico" e possuem duração variada de 50 segundos à 1 minuto.
A palavra telenovela é uma palavra de origem castelhana, particularmente do espanhol falado em Cuba, país precursor desse gênero audiovisual que foi inspirado nas radionovelas. O vocábulo é fruto da fusão das palavras: tele (de televisão) e novela, que em espanhol é o mesmo que romance em português.
Devido a sua longa-duração, há quem aponte uma pretensa contradição em sua denominação, ao dizer que as telenovelas deveriam se chamar "telerromances". Porém, para a língua portuguesa, o gênero literário novela distingue-se do romance não pelo seu tamanho, mas pela forma como os eventos se sucedem na narrativa e pela abordagem folhetinesca da sua escrita.
A matriz original do termo mostrou ser forte a ponto de conseguir legitimidade em outros idiomas, como o russo, que preferia a palavra 'serial', para designar os folhetins audiovisuais.
A fala cotidiana em países como Brasil, Portugal e a própria Cuba, aceita a forma abreviada de 'novela' para chamar a obra audiovisual. Porém o termo "telenovela" é preferível a fim de distinguir a obra audiovisual da literária.