viernes, 3 de septiembre de 2010

Ti Ti Ti (Brasil 2010) Rede Globo









Ti Ti Ti é uma telenovela brasileira que está em exibição pela Rede Globo em seu horário das 19 horas, em substituição a Tempos Modernos.Escrita por Maria Adelaide Amaral,é baseada na obra homônima de Cassiano Gabus Mendes. A novela engloba tramas de Plumas e Paetês e e Elas por Elas, novelas também escritas por Cassiano.
Murilo Benício, Alexandre Borges, Cláudia Raia, Malu Mader, Ísis Valverde, Caio Castro, Christiane Torloni, Fernanda Souza, Dira Paes , Giulia Gam, Regina Braga, Tato Gabus Mendes, Mayana Neiva e Elizângela interpretam os principais papéis da novela, que tem direção de Marcelo Zambelli, Maria de Médicis e Ary Coslov, com direção geral e núcleo de Jorge Fernando. Ti Ti Ti é a primeira telenovela das sete exibida em alta definição: até sua estreia, apenas as novelas das oito eram exibidas dessa forma.Transmissão original 19 de julho de 2010- presente.


Enredo
Na infância, Ariclenes Martins e André Spina, moraram na mesma vila no Belenzinho, e desde lá se odeiam mutuamente. André virou Jacques Leclair um estilista com seu próprio ateliê, com criações interessantes, mas um pouco exageradas. Já Ariclenes nunca deu muito certo na vida. Cheio de sonhos de grandeza, hoje ele é divorciado de Suzana Martins, a importante editora chefe da Revista Moda Brasil, com ela Ariclenes tem um filho: Luti. As rivalidades de Ariclenes e André só aumentam, quando Ari decide entrar no mundo na moda, como o estilista espanhol Vitor Valentim. Para isso ele vai contar com a ajuda de Marta, uma ex-namorada de André que tem duas filhas, Gabriela (namorada de Luti), e Amanda que está se dedicando a carreira de modelo, Nicole que tem uma filha: Desirré e cuida da sobrinha de caráter duvidoso Sthepanie, e seu melhor amigo Chico, além de Marta, Nicole Desirré e Chico, Ari contará com a ajuda de uma misteriosa velhinha chamada Cecilia, com problemas mentais, Ari decide cuidar dela, e em troca ela lhe faz os vestidos que ele assinará como de Vitor Valentim. Desirré está de casamento marcado com Armandinho, seu namorado desde a infância, e que mora com a avó Dona Mocinha, uma velha misteriosa que é pobre, mas vive emprestando dinheiro para todo mundo e ninguem sabe aonde ela consegue tanto dinheiro, a escolha de Desirré em ser modelo, vai colocar a relação dela com Armandinho em cheque, pois ele não aceitará essa profissão de sua noiva. Além disso o casal tem que conviver com as constantes armações de Sthepanie, que morre de inveja da prima.
Jacques Leclair mora com Julia, que chama de mãe, mas na realidade ela é sua tia, a mãe de Jacques no passado, abandonou o filho, e nunca amais apareceu. Devaneios de Cecilia deixam claro que ela é a mãe de André/Jacques. Na casa de Jacques moram seus 4 filhos: Mabi, Lipe, Pedro e Valquíria. Para piorar a guerra entre André e Ariclenes, os jovems filhos deles: Valquiria e Luti acabam se envolvendo numa relação de cão e gato. Os modelos de Jacques Leclair são um tanto quanto exagerados, e é aqui que entra a espevitada Jaqueline Maldonado, a jovem cheia de grandes amizades no mundo fashion, vai se apaixonar por Jacques e fazer de tudo para ajuda-lo a crescer dentro do mundo da moda paulistana. Para isso Jaqueline vai se separar de seu marido, o mau-caráter Breno, e criar uma inimizade com sua filha Thaisa.
Suzana a ex-mulher de Ariclenes, trabalha na conceituada revista Moda Brasil, que pertence a Editora Gustava Sampaio. Gustavo Sampaio é um homem muito rico, que com muito cuidado cuida da mulher Bruna, que tem câncer. O casal tem dois filhos: Edgard e Osmar que é homossexual e não aceito por seu pai. Osmar mora em Belo Horizonte, e tem um namorado o jovem Julinho, que a muitos anos não vê sua mãe. Osmar e Julinho são os dois melhores amigos da sonhadora Marcela.
Marcela é uma jovem que está namorando Renato Villa, ela acha que ele é pobre, mas na verdade ele é muito rico, filho de Giancarlo Villa, uma das maiores fortunas do Brasil. Giancarlo é ex-marido de Stela Sanches uma importante jornalista do mundo da moda. Marcela acaba engravidando e desconhecendo esse fato, ela conta a Renato que a acusa de dar o golpe da bariga. Fugindo do namorado, e cheia de sonhos, Marcela decide ir junto com Osmar para São Paulo de carro, só que um grave acidente de carro vai mudar o rumo dos acontecimentos. Bruna a mãe de Osmar, com câncer, e super apegada ao filho, acha que o filho que Marcela está esperando é de Osmar que morre no acidente, e Gustavo vê nisso uma possibilidade da dor de sua esposa ser poupada, Então Gustavo convence Marcela a fingir ser namorada de Osmar enquanto Gustava pagará as despesas de Marcela com a criança, já que Bruna no estado de saúde que se encontra não poderia descobrir que seu filho é homossexual, devido ao fato do quão religiosa e contra isso ela é. Marcela sem saída aceita a proposta de Gustavo a meio de poupar Bruna e em memória de seu melhor amigo, e seu filho se passará por filho de Osmar, quem não gosta nada dessa história é o filho mais velho de Gustavo: Edgard, que acha Marcela uma golpista. Edgar tem uma agência de modelos com Luiza, e está de casamento marcado com Camila Bianchi, Na realidade ninguém sabe, mas ele tem um caso de mais de 7 anos com sua sócia na agência, a perigosa Luiza. Camila Bianchi é filha de Rebeca Bianchi.
Rebeca é uma mulher que vive a sombra do marido Orlando dono de uma fábrica de tecidos. Orlando acaba falecendo e Rebeca se vê obrigada a cuidar da fábrica mesmo não entendendo nada do negócio. Nessa empreitada, Rebeca contará com a ajuda de Gino, um dos empregados da fábrica, Rebeca também é mãe do irresponsável Jorgito que vai se apaixonar por Desirée. Renato, arrependido do que fez com Marcela, e depois de uma temporada na Europa, está de volta ao Brasil o que vai gerar a maior confusão, Porque Marcela aos poucos vai se apaixonar por Edgard e ele por ela. Enquanto isso, a ascensão de Vitor Valentim, preocupa cada vez mais Jaques Leclair, ainda mais quando ele descobrir que seu rival desde a infância, agora também será seu rival em sua vida profissional, e a guerra entre os dois vai se acirrar cada vez mais e isso vai gerar o maior ti ti ti.
A autora Maria Adelaide Amaral junta histórias e personagens de outras duas novelas apresentadas pela Globo, ambas de autoria de Cassiano Gabus Mendes. Atualizada para os dias de hoje, Ti Ti Ti de 1985 teve excelente audiência e, entre as tesouradas dos costureiros, empolgou o público feminino com o batom Boca Loka, lançado por Vitor Valentin (personagem vivido por Luiz Gustavo). Marcela, na outra novela, Plumas e Paetês, foi interpretada muito bem pela Elizabeth Savalla, que vinha de grandes sucessos das oito: O Astro, em que formava a impagável mocinha Lili, par romântico de Tony Ramos, e de Pai Herói, onde vivia Karina, uma ricaça que se envolvia com o pobre André Cajarana, novamente interpretado por Tony. Em Plumas e Paetês, teve um fato inusitado: Cassiano Gabus Mendes teve que se afastar,por motivos de saúde, e Silvio de Abreu assumiu em seu lugar. Este transformou Marcela de mocinha simples, ingênua e bem intencionada,a uma vilã que morria ao final. Não se sabe ainda o que acontecerá neste versão de Maria Adelaide.
Elenco
Em ordem de abertura
Ator Personagem
Murilo Benício Ariclenes Martins (Victor Valentim)
Alexandre Borges André Spina (Jacques Leclair)
Christiane Torloni Rebecca Bianchi
Malu Mader Suzana Almeida Martins
Isis Valverde Marcela de Andrade
Caio Castro Edgar Soares Sampaio
Ator Personagem
Giulia Gam Bruna Soares Sampaio
Fernanda Souza Thaísa Maldonado Rodrigues
Guilhermina Guinle Luísa Salgado
Mônica Martelli Dorinha Bacelar
Tato Gabus Mendes Breno Rodrigues
André Arteche Júlio Santana (Julinho)
Humberto Carrão Luti (Luís Otávio Martins)
Leopoldo Pacheco Gustavo Sampaio
Betty Gofman Maria do Socorro (Mary Help)
David Lucas Lipe (Luis Felipe Spina)
Sophie Charlotte Stéfany Oliveira
Rodrigo Lopéz Chico (Francisco Torrão da Silva)
Guilherme Winter Renato Villa
Marco Pigossi Pedro Luís Spina
Juliana Alves Clotilde Matoso
Rafael Zulu Adriano Novaes
Alexandre Slaviero Armandinho (Armando Maragoli)
Mila Moreira Stela Sanches
Carolina Oliveira Gabriela Moura
Maria Helena Chira Camila Bianchi
Ricardo Duque Francis Fiuza
Maria Célia Camargo Mocinha Maragoli
Mayana Neiva Desirée Oliveira
Carolinie Figueiredo Madu (Maria Eduarda)
Rafael Cardoso Jorgito Bianchi
Thaila Ayala Amanda Moura
Armando Babaioff Thales
Priscila Camargo Valdete
Hilda Rebello Olga
Maria Carol Lourdes Mesquita
Yaçanã Martins Penha Mesquita
Marcos Tumura Vick
Marcelo Barros Vagner
Júlio Oliveira Angelo Moura
Izabella Bicalho Irina
Christiana Kalache Graça
Sílvio Pozatto Toninho
Rosanna Viegas Rosário
Theodoro Cochrane Dr. Queiróz
Ana Paula Pedro Teca
Dorival Carper Ed Silveira
Thiago Picchi Helinho
Rômulo Medeiros Evandro
Lúcia Bronstein Magali
Felippe Luhan Fabinho
Viviane Netto Paula
Fábio Bianchini Ramiro
Rodrigo Serrano Alfredão
Cacau Protásio Fátima
Paula Bicalho Vi (Vivian)
Bebel Ambrósio Mi (Milena)
Cris Rebelo Kátia
Daianny Cristian Cida (Aparecida)
Rodrigo Cury Cadu
Tathiane Campos Pri (Priscila Ribeiro Prado)

Apresentando
Ator Personagem
Juliana Paiva Valquiria Spina (Val)
Clara Tiezzi Maria Beatriz Spina (Mabi)

Participações especiais
Ator Personagem
Maria Zilda Gigi
Paulo Goulart Orlando Bianchi
Gustavo Leão Osmar Soares Sampaio
Marcos Frota Massa
Walter Breda Coronel Gastão Malta
Atores convidados
Ator Personagem
Luis Gustavo Mário Fofoca (Mário Cury)
Mauro Mendonça Giancarllo Villa
Atrizes convidadas
Ator Personagem
Dira Paes Marta Moura
Elizângela Nicole (Daguijane Oliveira)
Regina Braga Cecília Spina
Marco Ricca como Gino (Higino Oliveira)
Nicette Bruno como Júlia Spina
Cláudia Raia como Jaqueline Maldonado
Tema de abertura "Ti Ti Ti", Rita Lee

No hay comentarios:

Publicar un comentario

*T E L E N O V E L A*

Una telenovela es un género televisivo producido originalmente en varios países de América Latina, cuya principal característica es contar desde una perspectivamente básicamente melodramática una historia de amor a lo largo de varias decenas de capítulos (usualmente más de 100) y que casi siempre tiene un final.

Durante el trayecto de la misma, los personajes principales (un galán y una damita joven) sufren los embates de uno o varios villanos (generalmente una novia despechada, un madre celosa o un padre despótico), que se ve coronada con la felicidad en el último minuto del capítulo final, hasta el cual se sucede una innumerable cantidad de peripecias. Esencialmente de carácter sentimental, con intrigas, engaños y confusiones.

Con los años han ganado más acción e incorporado elementos de otros 'géneros' (como el policíaco, la comedia, el thriller e incluso la ciencia ficción).

El argumento base de la telenovela es el de la ascención social que, generalmente, se da por medio del matrimonio (aunque también ha habido muchas en que la protagonista luego de ser seducida y abandonada, logra revertir su penosa situación y triunfa a costa de mucho esfuerzo y dedicación - sirviendo así de ejemplo, sobre todo, para las amas de casa y las mujeres que hasta los años 80, eran el público fundamental de estas producciones; pero hace un par de décadas amplios segmentos masculinos consumen seriales de esta clase).

En la telenovela clásica, generalmente hay un amor imposible, un/a hijo/a abandonado/a (casi siempre un/a heredero/a de una abultada fortuna), y grandes secretos del pasado que, al revelarse, cambian el curso de la historia rectificando fatales errores e injusticias.

La telenovela moderna ha abortado temas tan polémicos y peliaguados como el cáncer, las drogas, la homosexualidad y el crimen. También, por su gran matiz prescriptivo, promueven sensibles cuestiones sociales.

Aunque muchos lo cuestionen, la telenovela se ha vuelto patrimonio de la cultura latinoamericana (sobre todo donde mayor sofisticación ha alcanzado, como en Brasil). Pero su finalidad básica no es educar, como algunos pretenden, ya que es un programa de neto entretenimiento y que surgió más por estímulo de las jaboneras que por una necesidad recreativa o cultural.

El género nació en la radio, específicamente en Cuba, donde salieron al aire los primeros seriados radiales.
Cuando nace la TV en América Latina, especialmente en Cuba y Brasil (otoño de 1950), el género es automáticamente importado al nuevo medio. La primera telenovela latinoamericana parece ser la brasileña Tu vida me pertenece (Sua vida me pertence, en port.), realizada por TV Tupi de São Paulo. Empezó el 21 de diciembre de ese año, con capítulos de 20 minutos y 3 veces por semana.

La cubana Senderos de amor, estrenada el 1ro de octubre de 1952, por CMQ-TV parece haber sido la segunda propuesta del género en el continente, a la cual siguió una estela de historias que para 1958 ya eran 15 por año, sólo en el antes mencionado Canal 6 (CMQ) .

Erróneamente, se da a México la paternidad de la telenovela. No es hasta el 9 de junio de 1958 que se emite, en vivo, por Telesistema Mexicano (TSM, Canal 4) Senda prohibida, de Fernanda Villeli, en Su Telenovela Colgate, diariamente a las 6.30 p.m.

Otras novelas que precedieron a Senda... fueron La criada de la granja (1954, Televisa, hoy Venevisión), Ante la ley (22 de agosto de 1955, Puerto Rico) ,La esquina (1955), escrita por Román Chalbaud, y transmitida por Radio Caracas Televisión y producida por Colgate-Palmolive,
El 0597 está ocupado es considerada la primera telenovela colombiana /1959/,Vila Faia primera telenovela portuguesa /RTP 1982/,
“Magdalena de la calle” primera telenovela paraguaya /1978/, Bar Cristal primera telenovela peruana /1959/,
1967 - CHILE: La chica del bastón , realizada por PROTAB, se convierte en la primera telenovela chilena,

Si bien son temáticamente parecidas a las soap operas de la televisión anglosajona, a diferencia de éstas, la telenovela latinoamericana tienen un número limitado de episodios, no pasando normalmente de alrededor de cien o pocos cientos y de una duración de aproximadamente seis meses a un año como máximo. En casos excepcionales su duración se puede extender a dos e incluso tres años, con la salvedad de las telenovelas de producción española, en las cuales la duración indefinida sí es lo habitual.Es también conocida como Tele-romance, llamada novela de TV o simplemente novela en Brasil, Tele-teatro o tira en Argentina, Culebrón (por su larga duración) en España y Venezuela, Seriado (por la cronología) en Colombia y Teleserie (porque la comedia o la acción es mayor al romance) en Chile y en zonas de Perú y Bolivia y comedia en Uruguay.

Telenovela es una palabra de origen castellano, especialmente del español hablado en Cuba, precursor de este género audiovisual que se inspiró en las radionovelas. El término es el resultado de la fusión de las palabras: tele (de televisión) y novela (el género literario romántico).

Telenovela é uma história de ficção desenvolvida para apresentação na televisão. Ela tem a característica de ser dividida em capítulos, em que o seguinte é a continuação do anterior. O sentido geral da trama é previsto inicialmente, mas o desenrolar e o desenlace não. Durante a exibição – que pode levar de seis a dez meses, em episódios diários –, novos rumos e personagens podem ser inseridos.Portugal é um grande produtor de telenovelas, onde se destacam as telenovelas produzidas pela TVI e da RTP, que já são exportadas para vários países e possuem uma qualidade estética e literária incrível. A primeira novela portuguesa foi Vila Faia da RTP/1982/.

Antes de cada capítulo de uma telenovela, é exibido um pequeno clipe audiovisual chamado abertura ou genérico contendo imagens relacionadas à temática da história; música de fundo; créditos de atores, diretores e autores da obra. Em alguns casos, esta abertura é exibida somente após o primeiro bloco da telenovela, ficando entre este primeiro bloco e o primeiro intervalo comercial. Trechos das aberturas também são exibidos como vinhetas de "estamos apresentado" e "voltamos a apresentar" no início e no fim dos intervalos comerciais e como encerramento, onde são exibidos créditos de produção como câmeras e produtores.

A ordem dos créditos exibidos numa abertura não é obrigatória e varia de acordo com cada produção, mas é comum que seja exibido primeiro o nome dos autores seguidos pelos protagonistas e antagonistas, núcleo central, apresentando (novos atores), atores convidados, crianças, participações especiais e por fim os colaboradores, os diretores, o diretor principal e o diretor de núcleo. O título da novela é comumente exibido no término da abertura, mas há também ocasiões em que é exibido tanto no início quanto no fim ou até mesmo somente no início ou no meio da abertura.

Já nos encerramentos, a ordem é: Elenco de apoio (atores com baixa participação nas novelas), autorização especial (geralmente vinda do SATED), equipe técnica (ordem variada), gerência de produção e, por último, marcas que anunciaram "merchandising" e a realização (logomarca, site da novela, ano de produção e razão social da emissora).

Em Portugal e países lusófonos de África as aberturas tem o nome de "Genérico" e possuem duração variada de 50 segundos à 1 minuto.

A palavra telenovela é uma palavra de origem castelhana, particularmente do espanhol falado em Cuba, país precursor desse gênero audiovisual que foi inspirado nas radionovelas. O vocábulo é fruto da fusão das palavras: tele (de televisão) e novela, que em espanhol é o mesmo que romance em português.

Devido a sua longa-duração, há quem aponte uma pretensa contradição em sua denominação, ao dizer que as telenovelas deveriam se chamar "telerromances". Porém, para a língua portuguesa, o gênero literário novela distingue-se do romance não pelo seu tamanho, mas pela forma como os eventos se sucedem na narrativa e pela abordagem folhetinesca da sua escrita.

A matriz original do termo mostrou ser forte a ponto de conseguir legitimidade em outros idiomas, como o russo, que preferia a palavra 'serial', para designar os folhetins audiovisuais.

A fala cotidiana em países como Brasil, Portugal e a própria Cuba, aceita a forma abreviada de 'novela' para chamar a obra audiovisual. Porém o termo "telenovela" é preferível a fim de distinguir a obra audiovisual da literária.