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sábado, 22 de octubre de 2011
Aquele Beijo telenovela brasileira 2011
Aquele Beijo é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo para o horário das sete horas desde o dia 17 de outubro de 2011, substituindo Morde & Assopra. Escrita por Miguel Falabella, Flávio Marinho e Antônia Pellegrino e dirigida por Cininha de Paula e Roberto Talma.
Sinopse
Cláudia é uma conceituada arquiteta e a anos namora Rubinho, sonhando em se casar com ele na igreja. Ele é filho da milionária Maruschka, que é contra o relacionamento do filho com a filha de sua empregada. Ela fará de toda o mal para separar os dois. Regina é a mãe de Cláudia e de Camila e trabalha para Maruschka a muitos anos e foi ela quem pagou todos os estudos de suas filhas, e Cláudia só conseguiu chegar a faculdade por conta dos ótimos colégios e Maruschka utiliza isso para pisar em Regina. As duas escondem um grande segredo do passado.
Maruschka além de poderosa e muito rica, é bem casada com o empresário Alberto e são donos da mega loja de luxo Comprare. Eles querem expandir seus negócios e faturar mais dinheiro, mas para aumentar o espaço da Comprare, eles terão que desocupar um terreno que fica ao lado da loja, mas a localidade em questão foi tomada por pessoa humildes e hoje lá é a Favela do Covil do Bagre, o que gera prejuízos a eles, já que ninguém quer comparar artigos de luxo perto de uma favela.
Quem luta pelos direitos dos moradores contra a desapropriação do terreno e por melhorias do governo são a cabeleireira Sarita, e o advogado Vicente Santelmo, que enfrentarão os poderosos Alberto e Maruschka.
Há uma reviravolta na vida de Cláudia: Tendo que viajar a trabalho para Cartagena, na Colômbia, ela está muito mal pela traição do seu namorado Rubinho e conhece no aeroporto o advogado Vicente, no momento que pede seu celular emprestado, pois o seu tinha acabado a bateria e ela estava no meio de uma ligação com Rubinho, agora seu ex-namorado. Cláudia e Vicente se tornam grandes amigos, e com o tempo se apaixonam perdidamente.
No começo, Vicente não está interessado em Cláudia, pois é loucamente apaixonado por Lucena e justamente por achar que a ama, Vicente vai a Colômbia impedir o casamento dela com Juan, um empresário rico, mas não consegue e tem seu coração partido, sendo consolado por Cláudia.
Lucena é uma modelo que em viagem de trabalho a Colômbia se interessa por Juan e em poucos meses de namoro se casam, mas o relacionamento não dá certo e ela volta ao Brasil disposta a reconquistar o ex-namorado, Vicente, sem saber que ele já está com Cláudia.
Mesmo sabendo que Vicente está com Cláudia, ela não desisitirá dele, assim como Rubinho também não desistiu de voltar para sua ex, e assim Lucena e Rubinho usarão todas as armas possíveis e muita maldade para retornar para seus respectivos pares. Então um quarteto amoroso se forma, entre Cláudia, Vicente, Lucena e Rubinho.
Dentro da Favela do Covil do Bagre, num beco chamado Vila Caiada, mora a irmã de Cláudia, Camila. Ela é casada com o bondoso e paciente médico Ricardo e tem com ele um filho recém-nascido. Ela é uma mulher extremamente ambiciosa e que reclama de sua vida o tempo todo, infernizando a vida do marido para uma solução de tirá-los da favela e terem mais dinheiro.
Dentro da favela também tem a divertida e trambiqueira Iara. Ela finge ser uma poderosa mãe-de-santo vidente que joga búzios, prometendo trazer o amor da pessoa de volta em 3 dias, mas só quer arrancar dinheiro dos clientes. Quem tem o dom da vidência mesmo é seu primo Joselito e juntos os dois armam as mais engraçadas e doidas confusões. Iara também aproveita para paquerar os clientes bonitos e jovens.
Elenco
Ator Personagem
Giovanna Antonelli Cláudia Collaboro
Ricardo Pereira Vicente Santelmo
Grazi Massafera Lucena
Marília Pêra Maruschka Lemos de Sá
Herson Capri Alberto
Victor Pecoraro Rubinho Lemos de Sá
Juliana Didone Brigite
Sheron Menezes Sarita
Cláudia Jimenez Mãe Iara
Bruno Garcia Joselito
Diogo Vilela Felizardo Barbosa
Stella Miranda Locanda Barbosa
Bia Nunnes Toinha/Damiana Barbosa
Ângela Rebello Vera
Bruna Marquezine Beleza "Belezinha" Falcão
Fiuk Agenor Barbosa
Elizângela Íntima Falcão
Cynthia Falabella Stela
Daniel Torres Orlandinho
Edgar Bustamante Ticiano
Ernani Moraes Olavo
Fernanda Souza Camila Collaboro
Frederico Reuter Ricardo
Frederico Volkmann Tide
Hugo Gross Tibério
Jacqueline Laurence Mirta Lemos
Jorge Maya Cabo Rusty
José D'Artagnan Júnior Valério
Karin Roepke Alana
Karina Marthin Odessa
Leilah Moreno Grace Kelly
Luciano Borges Teleco
Luís Salém Ana Girafa
Maria Eduarda Cléo
Maria Gladys Eveva
Mary Sheyla Marisol
Maria Maya Raíssa Barbosa
Maria Vieira Brites Santelmo
Maria Zilda Olga
Mariah da Penha Dalva
Marina Motta Amália Santelmo
Nívea Maria Regina
Patrícia Bueno Dona Otília
Paula Frascari Pilori
Priscila Marinho Taluda
Raoni Carneiro Sebastião Santelmo
Renata Celidônio Marieta
Renata Ghelli Jorgette
Sandro Christopher Bob Falcão
Thereza Piffer Gisele
Thelma Reston Violante
Zezeh Barbosa Deusa
*T E L E N O V E L A*
Una telenovela es un género televisivo producido originalmente en varios países de América Latina, cuya principal característica es contar desde una perspectivamente básicamente melodramática una historia de amor a lo largo de varias decenas de capítulos (usualmente más de 100) y que casi siempre tiene un final.
Durante el trayecto de la misma, los personajes principales (un galán y una damita joven) sufren los embates de uno o varios villanos (generalmente una novia despechada, un madre celosa o un padre despótico), que se ve coronada con la felicidad en el último minuto del capítulo final, hasta el cual se sucede una innumerable cantidad de peripecias. Esencialmente de carácter sentimental, con intrigas, engaños y confusiones.
Con los años han ganado más acción e incorporado elementos de otros 'géneros' (como el policíaco, la comedia, el thriller e incluso la ciencia ficción).
El argumento base de la telenovela es el de la ascención social que, generalmente, se da por medio del matrimonio (aunque también ha habido muchas en que la protagonista luego de ser seducida y abandonada, logra revertir su penosa situación y triunfa a costa de mucho esfuerzo y dedicación - sirviendo así de ejemplo, sobre todo, para las amas de casa y las mujeres que hasta los años 80, eran el público fundamental de estas producciones; pero hace un par de décadas amplios segmentos masculinos consumen seriales de esta clase).
En la telenovela clásica, generalmente hay un amor imposible, un/a hijo/a abandonado/a (casi siempre un/a heredero/a de una abultada fortuna), y grandes secretos del pasado que, al revelarse, cambian el curso de la historia rectificando fatales errores e injusticias.
La telenovela moderna ha abortado temas tan polémicos y peliaguados como el cáncer, las drogas, la homosexualidad y el crimen. También, por su gran matiz prescriptivo, promueven sensibles cuestiones sociales.
Aunque muchos lo cuestionen, la telenovela se ha vuelto patrimonio de la cultura latinoamericana (sobre todo donde mayor sofisticación ha alcanzado, como en Brasil). Pero su finalidad básica no es educar, como algunos pretenden, ya que es un programa de neto entretenimiento y que surgió más por estímulo de las jaboneras que por una necesidad recreativa o cultural.
El género nació en la radio, específicamente en Cuba, donde salieron al aire los primeros seriados radiales.
Cuando nace la TV en América Latina, especialmente en Cuba y Brasil (otoño de 1950), el género es automáticamente importado al nuevo medio. La primera telenovela latinoamericana parece ser la brasileña Tu vida me pertenece (Sua vida me pertence, en port.), realizada por TV Tupi de São Paulo. Empezó el 21 de diciembre de ese año, con capítulos de 20 minutos y 3 veces por semana.
La cubana Senderos de amor, estrenada el 1ro de octubre de 1952, por CMQ-TV parece haber sido la segunda propuesta del género en el continente, a la cual siguió una estela de historias que para 1958 ya eran 15 por año, sólo en el antes mencionado Canal 6 (CMQ) .
Erróneamente, se da a México la paternidad de la telenovela. No es hasta el 9 de junio de 1958 que se emite, en vivo, por Telesistema Mexicano (TSM, Canal 4) Senda prohibida, de Fernanda Villeli, en Su Telenovela Colgate, diariamente a las 6.30 p.m.
Otras novelas que precedieron a Senda... fueron La criada de la granja (1954, Televisa, hoy Venevisión), Ante la ley (22 de agosto de 1955, Puerto Rico) ,La esquina (1955), escrita por Román Chalbaud, y transmitida por Radio Caracas Televisión y producida por Colgate-Palmolive,
El 0597 está ocupado es considerada la primera telenovela colombiana /1959/,Vila Faia primera telenovela portuguesa /RTP 1982/,
“Magdalena de la calle” primera telenovela paraguaya /1978/, Bar Cristal primera telenovela peruana /1959/,
1967 - CHILE: La chica del bastón , realizada por PROTAB, se convierte en la primera telenovela chilena,
- Ni el amor ni al mar /1961/primera telenovela ecuatoriana.
Si bien son temáticamente parecidas a las soap operas de la televisión anglosajona, a diferencia de éstas, la telenovela latinoamericana tienen un número limitado de episodios, no pasando normalmente de alrededor de cien o pocos cientos y de una duración de aproximadamente seis meses a un año como máximo. En casos excepcionales su duración se puede extender a dos e incluso tres años, con la salvedad de las telenovelas de producción española, en las cuales la duración indefinida sí es lo habitual.Es también conocida como Tele-romance, llamada novela de TV o simplemente novela en Brasil, Tele-teatro o tira en Argentina, Culebrón (por su larga duración) en España y Venezuela, Seriado (por la cronología) en Colombia y Teleserie (porque la comedia o la acción es mayor al romance) en Chile y en zonas de Perú y Bolivia y comedia en Uruguay.
Telenovela es una palabra de origen castellano, especialmente del español hablado en Cuba, precursor de este género audiovisual que se inspiró en las radionovelas. El término es el resultado de la fusión de las palabras: tele (de televisión) y novela (el género literario romántico).
Antes de cada capítulo de uma telenovela, é exibido um pequeno clipe audiovisual chamado abertura ou genérico contendo imagens relacionadas à temática da história; música de fundo; créditos de atores, diretores e autores da obra. Em alguns casos, esta abertura é exibida somente após o primeiro bloco da telenovela, ficando entre este primeiro bloco e o primeiro intervalo comercial. Trechos das aberturas também são exibidos como vinhetas de "estamos apresentado" e "voltamos a apresentar" no início e no fim dos intervalos comerciais e como encerramento, onde são exibidos créditos de produção como câmeras e produtores.
A ordem dos créditos exibidos numa abertura não é obrigatória e varia de acordo com cada produção, mas é comum que seja exibido primeiro o nome dos autores seguidos pelos protagonistas e antagonistas, núcleo central, apresentando (novos atores), atores convidados, crianças, participações especiais e por fim os colaboradores, os diretores, o diretor principal e o diretor de núcleo. O título da novela é comumente exibido no término da abertura, mas há também ocasiões em que é exibido tanto no início quanto no fim ou até mesmo somente no início ou no meio da abertura.
Já nos encerramentos, a ordem é: Elenco de apoio (atores com baixa participação nas novelas), autorização especial (geralmente vinda do SATED), equipe técnica (ordem variada), gerência de produção e, por último, marcas que anunciaram "merchandising" e a realização (logomarca, site da novela, ano de produção e razão social da emissora).
Em Portugal e países lusófonos de África as aberturas tem o nome de "Genérico" e possuem duração variada de 50 segundos à 1 minuto.
A palavra telenovela é uma palavra de origem castelhana, particularmente do espanhol falado em Cuba, país precursor desse gênero audiovisual que foi inspirado nas radionovelas. O vocábulo é fruto da fusão das palavras: tele (de televisão) e novela, que em espanhol é o mesmo que romance em português.
Devido a sua longa-duração, há quem aponte uma pretensa contradição em sua denominação, ao dizer que as telenovelas deveriam se chamar "telerromances". Porém, para a língua portuguesa, o gênero literário novela distingue-se do romance não pelo seu tamanho, mas pela forma como os eventos se sucedem na narrativa e pela abordagem folhetinesca da sua escrita.
A matriz original do termo mostrou ser forte a ponto de conseguir legitimidade em outros idiomas, como o russo, que preferia a palavra 'serial', para designar os folhetins audiovisuais.
A fala cotidiana em países como Brasil, Portugal e a própria Cuba, aceita a forma abreviada de 'novela' para chamar a obra audiovisual. Porém o termo "telenovela" é preferível a fim de distinguir a obra audiovisual da literária.
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