domingo, 2 de octubre de 2011

A Vida da Gente /telenovela brasileira 2011/











A Vida da Gente é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das seis horas desde o dia 26 de setembro de 2011 substituindo Cordel Encantado. Escrita por Lícia Manzo e dirigida por Jayme Monjardim.Tema de abertura Oração ao Tempo - Maria Gadú


Enredo

A história retrata o romance de Ana e Rodrigo. Eles convivem juntos desde a pré-adolescência e em um passeio ecológico, eles acabam se apaixonando perdidamente.
Ana é tenista, filha de Eva, neta de Iná e irmã de Manuela. Sua mãe é casada com Jonas, o pai de Rodrigo. Eva e Jonas nunca aceitaram o romance dos filhos, Ana e Rodrigo, já que estão num complicado processo de divórcio e por também os dois terem crescido juntos, como irmãos.
Rodrigo é um jovem estudante, irmão de Nanda. Ele é muito tímido e solitário. Filho de Jonas, um empresário frio e calculista, que só pensa em dinheiro e que quer controlar a vida do filho. Ao perder a mãe com 4 anos, Rodrigo passou a concentrar-se somente nos estudos, e nos livros encontrou uma forma de superar essa terrível dor. Aos 11 anos seu pai casou-se de novo, e Rodrigo ganhou uma madrasta, Eva, que nunca foi carinhosa com ele, e acabou por apaixonar-se por sua nova irmã, Ana. Eles logo se tornam inseparáveis e com o tempo, acabaram por descobrir o amor.
O motivo do divórcio de Jonas e Eva é porque ela descobre que o marido a trai com a personal trainer dele, Cris, uma mulher jovem e bela, o que deixa Eva muito revoltada, determinada a se divorciar de Jonas e tirar tudo o que ele tem.
Para complicar de vez todos os conflitos dessa família, Ana descobre-se grávida de Rodrigo e fica desesperada. Eva, totalmente horrorizada com essa situação, leva à força a filha embora do Brasil, pois não quer que a filha perca sua carreira de tenista e também por querer separá-la de Rodrigo de uma vez por todas.
O tempo passa e Ana volta ao Brasil, tendo uma menina chamada Júlia, mas ela sofre um terrível acidente e fica em coma profundo durante longos cinco anos.
Rodrigo, então, descobre que teve uma filha com Ana e se desespera ao saber que o amor da sua vida está inconsciente. O anos passam e ao acordar do coma, Ana terá sua vida totalmente modificada. Ao perder parte de sua juventude internada, ela se depara com outra realidade: sua irmã, Manuela, que tem um defeito físico e manca, está casada com seu grande amor, Rodrigo, e junto com ele, cria a filha que Ana e Rodrigo tiveram.
Ana fica totalmente surpresa com tudo em sua vida, perdeu muita coisa e o tempo nunca mais voltará. Um de seus objetivos, será, pelo menos, ter o amor de Júlia, e respeitará o casamento da irmã com o homem que amará para sempre, mas depara-se com ele mesmo, Rodrigo, que não a esqueceu, a querendo de volta. Ana também descobrirá que seu neurologista, Lúcio, um viúvo que se sente culpado por não ter conseguido salvar da morte sua esposa para um câncer incurável, é totalmente apaixonado pela jovem e junto com Rodrigo, disputará o amor de Ana.
Elenco

Ator Personagem
Fernanda Vasconcellos Ana Fonseca
Rafael Cardoso Rodrigo Macedo
Marjorie Estiano Manuela Fonseca
Thiago Lacerda Dr. Lúcio Pereira
Ana Beatriz Nogueira Eva Fonseca Macedo
Paulo Betti Jonas Macedo
Regiane Alves Cris
Malu Valle Vivian "Vivi" Mourão
Nicette Bruno Iná Fonseca
Marcello Airoldi Cícero
Daniela Escobar Suzana
Gisele Fróes Vitória Azevedo Prates
Sthefany Brito Alice
Stênio Garcia Laudelino
Maria Eduarda Fernanda "Nanda" Macedo
Malu Galli Dora
Ângelo Antônio Marcos Prates
Alice Wegmann Sofia
Pietra Pan Bárbara
Neusa Borges Maria
Leonardo Medeiros Lourenço
Leona Cavalli Dra. Celina
Marcello Melo Jr. Mathias
Júlia Almeida Lorena
Rafael Almeida Miguel
Cláudia Mello Moema
Luiz Carlos Vasconcelos Renato
Luiz Serra Seu Wilson
Duda Mamberti Josias
Rita Clemente Aurélia
Tadeu di Pietro Cléber
Marat Descartes Lui
Lidiane Ribeiro Salete
Jesuela Moro Júlia Fonseca Macedo
Anna Rita Cerqueira Olívia
Vitor Navega Motta Francisco
Kaic Crescente Thiago

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*T E L E N O V E L A*

Una telenovela es un género televisivo producido originalmente en varios países de América Latina, cuya principal característica es contar desde una perspectivamente básicamente melodramática una historia de amor a lo largo de varias decenas de capítulos (usualmente más de 100) y que casi siempre tiene un final.

Durante el trayecto de la misma, los personajes principales (un galán y una damita joven) sufren los embates de uno o varios villanos (generalmente una novia despechada, un madre celosa o un padre despótico), que se ve coronada con la felicidad en el último minuto del capítulo final, hasta el cual se sucede una innumerable cantidad de peripecias. Esencialmente de carácter sentimental, con intrigas, engaños y confusiones.

Con los años han ganado más acción e incorporado elementos de otros 'géneros' (como el policíaco, la comedia, el thriller e incluso la ciencia ficción).

El argumento base de la telenovela es el de la ascención social que, generalmente, se da por medio del matrimonio (aunque también ha habido muchas en que la protagonista luego de ser seducida y abandonada, logra revertir su penosa situación y triunfa a costa de mucho esfuerzo y dedicación - sirviendo así de ejemplo, sobre todo, para las amas de casa y las mujeres que hasta los años 80, eran el público fundamental de estas producciones; pero hace un par de décadas amplios segmentos masculinos consumen seriales de esta clase).

En la telenovela clásica, generalmente hay un amor imposible, un/a hijo/a abandonado/a (casi siempre un/a heredero/a de una abultada fortuna), y grandes secretos del pasado que, al revelarse, cambian el curso de la historia rectificando fatales errores e injusticias.

La telenovela moderna ha abortado temas tan polémicos y peliaguados como el cáncer, las drogas, la homosexualidad y el crimen. También, por su gran matiz prescriptivo, promueven sensibles cuestiones sociales.

Aunque muchos lo cuestionen, la telenovela se ha vuelto patrimonio de la cultura latinoamericana (sobre todo donde mayor sofisticación ha alcanzado, como en Brasil). Pero su finalidad básica no es educar, como algunos pretenden, ya que es un programa de neto entretenimiento y que surgió más por estímulo de las jaboneras que por una necesidad recreativa o cultural.

El género nació en la radio, específicamente en Cuba, donde salieron al aire los primeros seriados radiales.
Cuando nace la TV en América Latina, especialmente en Cuba y Brasil (otoño de 1950), el género es automáticamente importado al nuevo medio. La primera telenovela latinoamericana parece ser la brasileña Tu vida me pertenece (Sua vida me pertence, en port.), realizada por TV Tupi de São Paulo. Empezó el 21 de diciembre de ese año, con capítulos de 20 minutos y 3 veces por semana.

La cubana Senderos de amor, estrenada el 1ro de octubre de 1952, por CMQ-TV parece haber sido la segunda propuesta del género en el continente, a la cual siguió una estela de historias que para 1958 ya eran 15 por año, sólo en el antes mencionado Canal 6 (CMQ) .

Erróneamente, se da a México la paternidad de la telenovela. No es hasta el 9 de junio de 1958 que se emite, en vivo, por Telesistema Mexicano (TSM, Canal 4) Senda prohibida, de Fernanda Villeli, en Su Telenovela Colgate, diariamente a las 6.30 p.m.

Otras novelas que precedieron a Senda... fueron La criada de la granja (1954, Televisa, hoy Venevisión), Ante la ley (22 de agosto de 1955, Puerto Rico) ,La esquina (1955), escrita por Román Chalbaud, y transmitida por Radio Caracas Televisión y producida por Colgate-Palmolive,
El 0597 está ocupado es considerada la primera telenovela colombiana /1959/,Vila Faia primera telenovela portuguesa /RTP 1982/,
“Magdalena de la calle” primera telenovela paraguaya /1978/, Bar Cristal primera telenovela peruana /1959/,
1967 - CHILE: La chica del bastón , realizada por PROTAB, se convierte en la primera telenovela chilena,

Si bien son temáticamente parecidas a las soap operas de la televisión anglosajona, a diferencia de éstas, la telenovela latinoamericana tienen un número limitado de episodios, no pasando normalmente de alrededor de cien o pocos cientos y de una duración de aproximadamente seis meses a un año como máximo. En casos excepcionales su duración se puede extender a dos e incluso tres años, con la salvedad de las telenovelas de producción española, en las cuales la duración indefinida sí es lo habitual.Es también conocida como Tele-romance, llamada novela de TV o simplemente novela en Brasil, Tele-teatro o tira en Argentina, Culebrón (por su larga duración) en España y Venezuela, Seriado (por la cronología) en Colombia y Teleserie (porque la comedia o la acción es mayor al romance) en Chile y en zonas de Perú y Bolivia y comedia en Uruguay.

Telenovela es una palabra de origen castellano, especialmente del español hablado en Cuba, precursor de este género audiovisual que se inspiró en las radionovelas. El término es el resultado de la fusión de las palabras: tele (de televisión) y novela (el género literario romántico).

Telenovela é uma história de ficção desenvolvida para apresentação na televisão. Ela tem a característica de ser dividida em capítulos, em que o seguinte é a continuação do anterior. O sentido geral da trama é previsto inicialmente, mas o desenrolar e o desenlace não. Durante a exibição – que pode levar de seis a dez meses, em episódios diários –, novos rumos e personagens podem ser inseridos.Portugal é um grande produtor de telenovelas, onde se destacam as telenovelas produzidas pela TVI e da RTP, que já são exportadas para vários países e possuem uma qualidade estética e literária incrível. A primeira novela portuguesa foi Vila Faia da RTP/1982/.

Antes de cada capítulo de uma telenovela, é exibido um pequeno clipe audiovisual chamado abertura ou genérico contendo imagens relacionadas à temática da história; música de fundo; créditos de atores, diretores e autores da obra. Em alguns casos, esta abertura é exibida somente após o primeiro bloco da telenovela, ficando entre este primeiro bloco e o primeiro intervalo comercial. Trechos das aberturas também são exibidos como vinhetas de "estamos apresentado" e "voltamos a apresentar" no início e no fim dos intervalos comerciais e como encerramento, onde são exibidos créditos de produção como câmeras e produtores.

A ordem dos créditos exibidos numa abertura não é obrigatória e varia de acordo com cada produção, mas é comum que seja exibido primeiro o nome dos autores seguidos pelos protagonistas e antagonistas, núcleo central, apresentando (novos atores), atores convidados, crianças, participações especiais e por fim os colaboradores, os diretores, o diretor principal e o diretor de núcleo. O título da novela é comumente exibido no término da abertura, mas há também ocasiões em que é exibido tanto no início quanto no fim ou até mesmo somente no início ou no meio da abertura.

Já nos encerramentos, a ordem é: Elenco de apoio (atores com baixa participação nas novelas), autorização especial (geralmente vinda do SATED), equipe técnica (ordem variada), gerência de produção e, por último, marcas que anunciaram "merchandising" e a realização (logomarca, site da novela, ano de produção e razão social da emissora).

Em Portugal e países lusófonos de África as aberturas tem o nome de "Genérico" e possuem duração variada de 50 segundos à 1 minuto.

A palavra telenovela é uma palavra de origem castelhana, particularmente do espanhol falado em Cuba, país precursor desse gênero audiovisual que foi inspirado nas radionovelas. O vocábulo é fruto da fusão das palavras: tele (de televisão) e novela, que em espanhol é o mesmo que romance em português.

Devido a sua longa-duração, há quem aponte uma pretensa contradição em sua denominação, ao dizer que as telenovelas deveriam se chamar "telerromances". Porém, para a língua portuguesa, o gênero literário novela distingue-se do romance não pelo seu tamanho, mas pela forma como os eventos se sucedem na narrativa e pela abordagem folhetinesca da sua escrita.

A matriz original do termo mostrou ser forte a ponto de conseguir legitimidade em outros idiomas, como o russo, que preferia a palavra 'serial', para designar os folhetins audiovisuais.

A fala cotidiana em países como Brasil, Portugal e a própria Cuba, aceita a forma abreviada de 'novela' para chamar a obra audiovisual. Porém o termo "telenovela" é preferível a fim de distinguir a obra audiovisual da literária.