lunes, 9 de junio de 2014

1757 Pé na Cova

Pé na Cova é um seriado de televisão brasileiro produzido pela Rede Globo e exibido desde 24 de janeiro de 2013. Escrito por Alessandra Poggi, Antonia Pellegrino, Artur Xexéo, Flávio Marinho, Luiz Carlos Góes e Miguel Falabella, com redação final de Falabella; tem direção de Cris D'Amato, direção geral de Cininha de Paula e direção de núcleo deRoberto Talma A 1ª temporada estreou em 24 de janeiro de 2013, estendendo-se até 20 de junho do mesmo ano, em 22 episódios. A 2ª temporada estreou em 1 de outubro de 2013, se encerrando no dia 17 de dezembro de 2013, em 11 episódios.  Em novembro do mesmo ano, a série foi renovada para uma terceira temporada, que no momento se encontra em exibição.
FormatoSitcom
GêneroComédia
Duração50 minutos
Criador(es)Miguel Falabella
País de origem Brasil
Idioma originalportuguês
Produção
Diretor(es)Cris D'Amato
Cininha de Paula
Roberto Talma
ElencoMiguel Falabella
Marília Pêra
Mart'nália
ver todos
Tema de abertura"Pé na Cova" - Mart'nália
Tema de
encerramento
"Pé na Cova" - Mart'nália
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil Rede Globo
Formato de exibição1080i (HDTV)
Transmissão original24 de janeiro de 2013 - presente
Nº de temporadas3
Nº de episódios36

Sinopse

A trama se centra em Gedivan Pereira, mais conhecido como Ruço (Miguel Falabella), que namora Abigail (Lorena Comparato), uma menina órfã que é trinta anos mais nova que ele, e em uma família, moradores de Irajá, no subúrbio carioca, que são donos da F.U.I. (Funerária Unidos do Irajá). Devido a má administração de seus antepassados, só a funerária não é o bastante para prover o sustento da família, então, sua filha, Odete (Luma Costa), que namora a mecânica Tamanco (Mart'nália), começa a trabalhar fazendo stripteases pela internet para complementar a renda familiar. Além de Odete, Ruço e sua ex-mulher, Darlene (Marília Pêra), que é alcoólatra e trabalha como maquiadora de defuntos para a empresa, tem outro filho, Alessanderson (Daniel Torres), um jovem que deseja ingressar na carreira política. Na terceira temporada, iniciada em 8 de abril de 2014Marília Pêra se afasta da série em razão de um problema de saúde.
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Elenco
Ator / AtrizPersonagemTemporada
123
Miguel FalabellaGedivan Pereira (Ruço)
Marília PêraDarlene Pereira Silva
Mart'náliaTamanco (Cristiane)
Luma CostaOdete Roitman Pereira
Daniel TorresAlessanderson Pereira
Lorena ComparatoAbigail
Magno BandarzClécio
Niana MachadoBabá (Isaura)
Sabrina KorgutAdenóide
Gabriel LimaSermancino
Maurício XavierMarcão/Markassa
Eliana RochaMaria da Luz Divina Jardim de Souza e Silva
Alexandre ZacchiaJuscelino Souza e Silva
Rubens de AraújoFloriano
Helady AraújoDircéia
Karin HilsSoninja
Karina MarthinGiussandra
Marcelo PicchiDeputado Arlindo Sebonette
Diogo VilelaDr. Zoltan
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Participações Especiais

AtorPersonagem
Eline PortoPrinces
Giovanna AntonelliEla mesma / Priscila
Márcia CabritaFelícia
Ricardo Graça MelloGarnizé
Marcos BredaMariozinho
Stella MirandaJandira
Alessandra MaestriniHérnia / Rénner
Zezeh BarbosaPaulina
Cassiano CarneiroHaroldinho
Viétia ZangrandiMaria de Lourdes (Lurdinha)
Laura CardosoMozica Pereira
Fafy SiqueiraMadame Aracy
Débora OlivieriElisinha/Jurema
Fátima FreireZaíra
Ângela DipVera Lúcia Pereira
Preta Gilela mesma
Bia NunnesMaria Isabel Sebonette
Prazeres BarbosaNivalda
Zezeh BarbosaPaulina
Júlio RochaMarcinho Azeitona
Roberto PirilloJurandir
Roney FacchiniLorival
Jarbas Homem de MeloSamir Nabucha
Laura KellerLuziane 
Osvaldo RomanoCapitão Rodrigo 
Andrea DantasVeridiana
Rodrigo RangelHorácio Pimenteira
Alejandro ClaveuxPablo
Fernando BeniniLadislau Souza
Larissa CunhaConan
Bernardo MendesWebson
Eliseu CarvalhoZanata

Trilha sonora


  1. "Pé na Cova" - Mart'nália (Abertura)
  2. "Canto Para a Minha Morte" - Raul Seixas (Geral)
  3. "Mon Amour Meu Bem Ma Famme" - Reginaldo Rossi (Abigail)
  4. "Eu Te Amo Meu Brasil" - Os Incriveis
  5. "Lábio que Beijei" - Orlando Silva
  6. "The Green Leaves Of Summer" - The Brothers Fourpe_na_cova_latinoparaiso-6

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*T E L E N O V E L A*

Una telenovela es un género televisivo producido originalmente en varios países de América Latina, cuya principal característica es contar desde una perspectivamente básicamente melodramática una historia de amor a lo largo de varias decenas de capítulos (usualmente más de 100) y que casi siempre tiene un final.

Durante el trayecto de la misma, los personajes principales (un galán y una damita joven) sufren los embates de uno o varios villanos (generalmente una novia despechada, un madre celosa o un padre despótico), que se ve coronada con la felicidad en el último minuto del capítulo final, hasta el cual se sucede una innumerable cantidad de peripecias. Esencialmente de carácter sentimental, con intrigas, engaños y confusiones.

Con los años han ganado más acción e incorporado elementos de otros 'géneros' (como el policíaco, la comedia, el thriller e incluso la ciencia ficción).

El argumento base de la telenovela es el de la ascención social que, generalmente, se da por medio del matrimonio (aunque también ha habido muchas en que la protagonista luego de ser seducida y abandonada, logra revertir su penosa situación y triunfa a costa de mucho esfuerzo y dedicación - sirviendo así de ejemplo, sobre todo, para las amas de casa y las mujeres que hasta los años 80, eran el público fundamental de estas producciones; pero hace un par de décadas amplios segmentos masculinos consumen seriales de esta clase).

En la telenovela clásica, generalmente hay un amor imposible, un/a hijo/a abandonado/a (casi siempre un/a heredero/a de una abultada fortuna), y grandes secretos del pasado que, al revelarse, cambian el curso de la historia rectificando fatales errores e injusticias.

La telenovela moderna ha abortado temas tan polémicos y peliaguados como el cáncer, las drogas, la homosexualidad y el crimen. También, por su gran matiz prescriptivo, promueven sensibles cuestiones sociales.

Aunque muchos lo cuestionen, la telenovela se ha vuelto patrimonio de la cultura latinoamericana (sobre todo donde mayor sofisticación ha alcanzado, como en Brasil). Pero su finalidad básica no es educar, como algunos pretenden, ya que es un programa de neto entretenimiento y que surgió más por estímulo de las jaboneras que por una necesidad recreativa o cultural.

El género nació en la radio, específicamente en Cuba, donde salieron al aire los primeros seriados radiales.
Cuando nace la TV en América Latina, especialmente en Cuba y Brasil (otoño de 1950), el género es automáticamente importado al nuevo medio. La primera telenovela latinoamericana parece ser la brasileña Tu vida me pertenece (Sua vida me pertence, en port.), realizada por TV Tupi de São Paulo. Empezó el 21 de diciembre de ese año, con capítulos de 20 minutos y 3 veces por semana.

La cubana Senderos de amor, estrenada el 1ro de octubre de 1952, por CMQ-TV parece haber sido la segunda propuesta del género en el continente, a la cual siguió una estela de historias que para 1958 ya eran 15 por año, sólo en el antes mencionado Canal 6 (CMQ) .

Erróneamente, se da a México la paternidad de la telenovela. No es hasta el 9 de junio de 1958 que se emite, en vivo, por Telesistema Mexicano (TSM, Canal 4) Senda prohibida, de Fernanda Villeli, en Su Telenovela Colgate, diariamente a las 6.30 p.m.

Otras novelas que precedieron a Senda... fueron La criada de la granja (1954, Televisa, hoy Venevisión), Ante la ley (22 de agosto de 1955, Puerto Rico) ,La esquina (1955), escrita por Román Chalbaud, y transmitida por Radio Caracas Televisión y producida por Colgate-Palmolive,
El 0597 está ocupado es considerada la primera telenovela colombiana /1959/,Vila Faia primera telenovela portuguesa /RTP 1982/,
“Magdalena de la calle” primera telenovela paraguaya /1978/, Bar Cristal primera telenovela peruana /1959/,
1967 - CHILE: La chica del bastón , realizada por PROTAB, se convierte en la primera telenovela chilena,

Si bien son temáticamente parecidas a las soap operas de la televisión anglosajona, a diferencia de éstas, la telenovela latinoamericana tienen un número limitado de episodios, no pasando normalmente de alrededor de cien o pocos cientos y de una duración de aproximadamente seis meses a un año como máximo. En casos excepcionales su duración se puede extender a dos e incluso tres años, con la salvedad de las telenovelas de producción española, en las cuales la duración indefinida sí es lo habitual.Es también conocida como Tele-romance, llamada novela de TV o simplemente novela en Brasil, Tele-teatro o tira en Argentina, Culebrón (por su larga duración) en España y Venezuela, Seriado (por la cronología) en Colombia y Teleserie (porque la comedia o la acción es mayor al romance) en Chile y en zonas de Perú y Bolivia y comedia en Uruguay.

Telenovela es una palabra de origen castellano, especialmente del español hablado en Cuba, precursor de este género audiovisual que se inspiró en las radionovelas. El término es el resultado de la fusión de las palabras: tele (de televisión) y novela (el género literario romántico).

Telenovela é uma história de ficção desenvolvida para apresentação na televisão. Ela tem a característica de ser dividida em capítulos, em que o seguinte é a continuação do anterior. O sentido geral da trama é previsto inicialmente, mas o desenrolar e o desenlace não. Durante a exibição – que pode levar de seis a dez meses, em episódios diários –, novos rumos e personagens podem ser inseridos.Portugal é um grande produtor de telenovelas, onde se destacam as telenovelas produzidas pela TVI e da RTP, que já são exportadas para vários países e possuem uma qualidade estética e literária incrível. A primeira novela portuguesa foi Vila Faia da RTP/1982/.

Antes de cada capítulo de uma telenovela, é exibido um pequeno clipe audiovisual chamado abertura ou genérico contendo imagens relacionadas à temática da história; música de fundo; créditos de atores, diretores e autores da obra. Em alguns casos, esta abertura é exibida somente após o primeiro bloco da telenovela, ficando entre este primeiro bloco e o primeiro intervalo comercial. Trechos das aberturas também são exibidos como vinhetas de "estamos apresentado" e "voltamos a apresentar" no início e no fim dos intervalos comerciais e como encerramento, onde são exibidos créditos de produção como câmeras e produtores.

A ordem dos créditos exibidos numa abertura não é obrigatória e varia de acordo com cada produção, mas é comum que seja exibido primeiro o nome dos autores seguidos pelos protagonistas e antagonistas, núcleo central, apresentando (novos atores), atores convidados, crianças, participações especiais e por fim os colaboradores, os diretores, o diretor principal e o diretor de núcleo. O título da novela é comumente exibido no término da abertura, mas há também ocasiões em que é exibido tanto no início quanto no fim ou até mesmo somente no início ou no meio da abertura.

Já nos encerramentos, a ordem é: Elenco de apoio (atores com baixa participação nas novelas), autorização especial (geralmente vinda do SATED), equipe técnica (ordem variada), gerência de produção e, por último, marcas que anunciaram "merchandising" e a realização (logomarca, site da novela, ano de produção e razão social da emissora).

Em Portugal e países lusófonos de África as aberturas tem o nome de "Genérico" e possuem duração variada de 50 segundos à 1 minuto.

A palavra telenovela é uma palavra de origem castelhana, particularmente do espanhol falado em Cuba, país precursor desse gênero audiovisual que foi inspirado nas radionovelas. O vocábulo é fruto da fusão das palavras: tele (de televisão) e novela, que em espanhol é o mesmo que romance em português.

Devido a sua longa-duração, há quem aponte uma pretensa contradição em sua denominação, ao dizer que as telenovelas deveriam se chamar "telerromances". Porém, para a língua portuguesa, o gênero literário novela distingue-se do romance não pelo seu tamanho, mas pela forma como os eventos se sucedem na narrativa e pela abordagem folhetinesca da sua escrita.

A matriz original do termo mostrou ser forte a ponto de conseguir legitimidade em outros idiomas, como o russo, que preferia a palavra 'serial', para designar os folhetins audiovisuais.

A fala cotidiana em países como Brasil, Portugal e a própria Cuba, aceita a forma abreviada de 'novela' para chamar a obra audiovisual. Porém o termo "telenovela" é preferível a fim de distinguir a obra audiovisual da literária.