jueves, 16 de junio de 2016

1893 À Sombra dos Laranjais telenovela brasileira 1977


À Sombra dos Laranjais é uma telenovela brasileira produzida pelaRede Globo e exibida no horário das 18 horas de 7 de fevereiro a 23 de maio de 1977, em 91 capítulos, substituindo Escrava Isaura e sendo substituída por Dona Xepa. Foi a 11ª "novela das seis" exibida pela emissora.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e Sylvan Paezzo, adaptada da peça teatral homônima de Viriato Correia, e dirigida por Herval Rossano e Milton Gonçalves.
Trama
A trama começa com a volta de Pedro à cidade de Laranjais, de onde saíra havia 28 anos, deixando a noiva, Madalena. Depois de tanto tempo, Pedro havia se tornando um advogado importante, cujo sucesso Madalena acompanhava de longe, sempre à sua espera e alheia às diferenças políticas entre suas famílias: os Lemos, na figura do prefeito Perácio Lemos, irmão de Pedro, e os Caldas, representantes da oposição, liderados por Marta Caldas, irmã de Madalena .
Marta é uma mulher amarga e inconformada com o irmão Tomé, que não quis seguir a carreira política do pai falecido. Longe de Laranjais, Pedro havia se casado, tido um filho e ficado viúvo, mas continuava prometendo casamento a todas as mulheres com as quais se envolvia. De volta à sua terra, encontra a família em campanha política e a antiga noiva, ainda apaixonada. A história deamor entre os dois é o fio condutor de toda a novela.
Além disso, retrata-se na trama a forte ligação entre os habitantes de Laranjais e os artistas de um circo que se instala na pequenacidade
Elenco
AtorPersonagem
Ary FontouraTomé Caldas / Estopim
Herval RossanoPedro Lemos
Aracy CardosoMadalena Caldas
Castro GonzagaPerácio Lemos
Beatriz LyraMarta Caldas
Marcelo PicchiJúnior
Maria PompeuFátima
Patrícia BuenoLourdes (Lurdinha)
Élcio RomarJuan Carlos
Fernando JoséMiguel
Ísis KoschdoskiZulmira Caldas
Paulo GonçalvesSeu Alvarez
Tamara TaxmanDalva Alvarez
Arthur Costa FilhoJosé Mota
Monah DelacyMaria das Graças
Marília BarbosaRitoca
Lauro GóesCláudio Lemos
Lídia BrondiLúcia Alvarez
Wellington BotelhoBruno
Sílvia SalgadoBerenice



Trilha Sonora
Obs.: Esta trilha sonora é uma das raras lançadas pela Rede Globo em um compacto triplo, contando com três músicas de cada lado.
  1. O Poeta e a Lua - Hélio Matheus
  2. Mata-borrão - Márcio Lott
  3. O Circo - Marília Barbosa
  4. À Sombra dos Laranjais - Marília Barbosa
  5. Mulher de Malandro - Renata Lu
  6. Não Interessa - Marília Barbosa
Curiosidades
  • atriz Marília Barbosa, a Ritoca da novela, gravou a canção O circo, de Sidney Miller, para a abertura da trama: “Vai, vai, vai começar a brincadeira/ Tem charanga tocando a noite inteira / Vem, vem, vem ver o circo de verdade/ Tem, tem, tem picadeiro e qualidade”.
  • A telenovela foi reapresentada de 7 de janeiro a 2 de maio de1980, às 13h30. Foi a última reprise "da tarde" exibida pela emissora sem nenhuma caracterização. Sua sucessora no horário, Dona Xepa, estrearia o título Vale a Pena Ver de Novo, utilizado até hoje.
  • Sylvan Paezzo escreveu a novela até ao capítulo 31, sendo então substituído por Benedito Ruy Barbosa.
  • Estreia de Sílvia Salgado na televisão.
  • Um dos maiores destaques da novela foi a atuação de Ary Fontoura, que interpretava o entristecido Tomé e, ao mesmo tempo, o fanfarrão palhaço Estopim.Tanto que o nome do ator passou a ser grifado como o primeiro nos créditos da abertura.
  • A produção da novela montou um circo mambembe no bairro carioca de Santa Teresa e na estação ferroviária de Itacuruçá(RJ). Outras gravações externas foram realizadas em Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro.
  • Herval Rossano acumulou o papel de diretor (junto com Milton Gonçalves) e de ator, interpretando o galã Pedro.
Tema de abertura"O Circo", Marília Barbosa
Transmissão original7 de fevereiro de 1977-23 de maio de 1977
N de capítulos 91
Brasil
Rede Globo

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*T E L E N O V E L A*

Una telenovela es un género televisivo producido originalmente en varios países de América Latina, cuya principal característica es contar desde una perspectivamente básicamente melodramática una historia de amor a lo largo de varias decenas de capítulos (usualmente más de 100) y que casi siempre tiene un final.

Durante el trayecto de la misma, los personajes principales (un galán y una damita joven) sufren los embates de uno o varios villanos (generalmente una novia despechada, un madre celosa o un padre despótico), que se ve coronada con la felicidad en el último minuto del capítulo final, hasta el cual se sucede una innumerable cantidad de peripecias. Esencialmente de carácter sentimental, con intrigas, engaños y confusiones.

Con los años han ganado más acción e incorporado elementos de otros 'géneros' (como el policíaco, la comedia, el thriller e incluso la ciencia ficción).

El argumento base de la telenovela es el de la ascención social que, generalmente, se da por medio del matrimonio (aunque también ha habido muchas en que la protagonista luego de ser seducida y abandonada, logra revertir su penosa situación y triunfa a costa de mucho esfuerzo y dedicación - sirviendo así de ejemplo, sobre todo, para las amas de casa y las mujeres que hasta los años 80, eran el público fundamental de estas producciones; pero hace un par de décadas amplios segmentos masculinos consumen seriales de esta clase).

En la telenovela clásica, generalmente hay un amor imposible, un/a hijo/a abandonado/a (casi siempre un/a heredero/a de una abultada fortuna), y grandes secretos del pasado que, al revelarse, cambian el curso de la historia rectificando fatales errores e injusticias.

La telenovela moderna ha abortado temas tan polémicos y peliaguados como el cáncer, las drogas, la homosexualidad y el crimen. También, por su gran matiz prescriptivo, promueven sensibles cuestiones sociales.

Aunque muchos lo cuestionen, la telenovela se ha vuelto patrimonio de la cultura latinoamericana (sobre todo donde mayor sofisticación ha alcanzado, como en Brasil). Pero su finalidad básica no es educar, como algunos pretenden, ya que es un programa de neto entretenimiento y que surgió más por estímulo de las jaboneras que por una necesidad recreativa o cultural.

El género nació en la radio, específicamente en Cuba, donde salieron al aire los primeros seriados radiales.
Cuando nace la TV en América Latina, especialmente en Cuba y Brasil (otoño de 1950), el género es automáticamente importado al nuevo medio. La primera telenovela latinoamericana parece ser la brasileña Tu vida me pertenece (Sua vida me pertence, en port.), realizada por TV Tupi de São Paulo. Empezó el 21 de diciembre de ese año, con capítulos de 20 minutos y 3 veces por semana.

La cubana Senderos de amor, estrenada el 1ro de octubre de 1952, por CMQ-TV parece haber sido la segunda propuesta del género en el continente, a la cual siguió una estela de historias que para 1958 ya eran 15 por año, sólo en el antes mencionado Canal 6 (CMQ) .

Erróneamente, se da a México la paternidad de la telenovela. No es hasta el 9 de junio de 1958 que se emite, en vivo, por Telesistema Mexicano (TSM, Canal 4) Senda prohibida, de Fernanda Villeli, en Su Telenovela Colgate, diariamente a las 6.30 p.m.

Otras novelas que precedieron a Senda... fueron La criada de la granja (1954, Televisa, hoy Venevisión), Ante la ley (22 de agosto de 1955, Puerto Rico) ,La esquina (1955), escrita por Román Chalbaud, y transmitida por Radio Caracas Televisión y producida por Colgate-Palmolive,
El 0597 está ocupado es considerada la primera telenovela colombiana /1959/,Vila Faia primera telenovela portuguesa /RTP 1982/,
“Magdalena de la calle” primera telenovela paraguaya /1978/, Bar Cristal primera telenovela peruana /1959/,
1967 - CHILE: La chica del bastón , realizada por PROTAB, se convierte en la primera telenovela chilena,

Si bien son temáticamente parecidas a las soap operas de la televisión anglosajona, a diferencia de éstas, la telenovela latinoamericana tienen un número limitado de episodios, no pasando normalmente de alrededor de cien o pocos cientos y de una duración de aproximadamente seis meses a un año como máximo. En casos excepcionales su duración se puede extender a dos e incluso tres años, con la salvedad de las telenovelas de producción española, en las cuales la duración indefinida sí es lo habitual.Es también conocida como Tele-romance, llamada novela de TV o simplemente novela en Brasil, Tele-teatro o tira en Argentina, Culebrón (por su larga duración) en España y Venezuela, Seriado (por la cronología) en Colombia y Teleserie (porque la comedia o la acción es mayor al romance) en Chile y en zonas de Perú y Bolivia y comedia en Uruguay.

Telenovela es una palabra de origen castellano, especialmente del español hablado en Cuba, precursor de este género audiovisual que se inspiró en las radionovelas. El término es el resultado de la fusión de las palabras: tele (de televisión) y novela (el género literario romántico).

Telenovela é uma história de ficção desenvolvida para apresentação na televisão. Ela tem a característica de ser dividida em capítulos, em que o seguinte é a continuação do anterior. O sentido geral da trama é previsto inicialmente, mas o desenrolar e o desenlace não. Durante a exibição – que pode levar de seis a dez meses, em episódios diários –, novos rumos e personagens podem ser inseridos.Portugal é um grande produtor de telenovelas, onde se destacam as telenovelas produzidas pela TVI e da RTP, que já são exportadas para vários países e possuem uma qualidade estética e literária incrível. A primeira novela portuguesa foi Vila Faia da RTP/1982/.

Antes de cada capítulo de uma telenovela, é exibido um pequeno clipe audiovisual chamado abertura ou genérico contendo imagens relacionadas à temática da história; música de fundo; créditos de atores, diretores e autores da obra. Em alguns casos, esta abertura é exibida somente após o primeiro bloco da telenovela, ficando entre este primeiro bloco e o primeiro intervalo comercial. Trechos das aberturas também são exibidos como vinhetas de "estamos apresentado" e "voltamos a apresentar" no início e no fim dos intervalos comerciais e como encerramento, onde são exibidos créditos de produção como câmeras e produtores.

A ordem dos créditos exibidos numa abertura não é obrigatória e varia de acordo com cada produção, mas é comum que seja exibido primeiro o nome dos autores seguidos pelos protagonistas e antagonistas, núcleo central, apresentando (novos atores), atores convidados, crianças, participações especiais e por fim os colaboradores, os diretores, o diretor principal e o diretor de núcleo. O título da novela é comumente exibido no término da abertura, mas há também ocasiões em que é exibido tanto no início quanto no fim ou até mesmo somente no início ou no meio da abertura.

Já nos encerramentos, a ordem é: Elenco de apoio (atores com baixa participação nas novelas), autorização especial (geralmente vinda do SATED), equipe técnica (ordem variada), gerência de produção e, por último, marcas que anunciaram "merchandising" e a realização (logomarca, site da novela, ano de produção e razão social da emissora).

Em Portugal e países lusófonos de África as aberturas tem o nome de "Genérico" e possuem duração variada de 50 segundos à 1 minuto.

A palavra telenovela é uma palavra de origem castelhana, particularmente do espanhol falado em Cuba, país precursor desse gênero audiovisual que foi inspirado nas radionovelas. O vocábulo é fruto da fusão das palavras: tele (de televisão) e novela, que em espanhol é o mesmo que romance em português.

Devido a sua longa-duração, há quem aponte uma pretensa contradição em sua denominação, ao dizer que as telenovelas deveriam se chamar "telerromances". Porém, para a língua portuguesa, o gênero literário novela distingue-se do romance não pelo seu tamanho, mas pela forma como os eventos se sucedem na narrativa e pela abordagem folhetinesca da sua escrita.

A matriz original do termo mostrou ser forte a ponto de conseguir legitimidade em outros idiomas, como o russo, que preferia a palavra 'serial', para designar os folhetins audiovisuais.

A fala cotidiana em países como Brasil, Portugal e a própria Cuba, aceita a forma abreviada de 'novela' para chamar a obra audiovisual. Porém o termo "telenovela" é preferível a fim de distinguir a obra audiovisual da literária.