lunes, 6 de marzo de 2017

1971 Desencontros telenovela portuguesa 1994/1995

Desencontros foi uma telenovela portuguesa que a RTP1 estreou a 1 de Fevereiro de 1995 e terminou a 1 de Setembro do mesmo ano. A novela foi gravada entre Agosto de 1994 e Janeiro de 1995. O seu autor foi Francisco Moita Flores. Esta novela foi exibida em horário nobre, às 20 e 45, substituindo a novela brasileira 74.5 - Uma Onda no Ar na RTP1

Sinopse
Esta telenovela é centrada na história de uma brigada de polícia, composta pelos agentes Emídio Carvalho (Ricardo Carriço), André Resende (Vítor Norte), Alfredo Silva (António Montez), Bernardo Pimenta (Luís Esparteiro) e pelos inspectores Rincão (Manuel Cavaco) e José Martins (José Eduardo). Emídio é um polícia bem novo, o mais novo da brigada, e descobre o sentimento do amor. Emídio conhece no cinema Ana Serpa (Sofia Alves), filha de Madalena (Ana Zanatti) e de Miguel (Carlos Daniel), e irmã de Zé Augusto (Vítor Rocha), e apaixona-se por ela. Mas o amor de Ana por Emídio não é bem visto pelos pais, devido à sua condição social, pois Emídio é polícia e Ana é filha de uma das famílias mais importantes do país. Mas tudo se complica quando se intromete na vida deles a amiga íntima de Ana, a Patrícia (Andrea Oliveira), e esta vai fazer de tudo para que este amor não se torne realidade, juntamente com Madalena, com o objectivo de roubar o namorado à amiga, mas sem êxito. Mas desde há muito tempo que as relações de Ana e Zé Augusto com os pais não estão nada boas. Com o caso do Emídio, haverá uma grande mudança na vida da família. André Resende é o polícia experiente que anda sempre em actividade. André é casado com Clara (Filomena Gonçalves), que trabalha como secretária do banco onde o sr. Manuel João Rodrigues Brás (José Gomes) é gerente. Clara tem como colegas de trabalho Margarida Oliveira (Sofia Sá da Bandeira), e o snob Mário Pereira (Paulo Matos). Margarida é casada com Carlos (António Cordeiro), mas o casamento é um perfeito falhanço, pois Margarida não é feliz. No comboio onde ela viaja para se deslocar da casa para o banco e do banco para casa, conhece Sérgio Vieira (Almeno Gonçalves), devido a um objecto que ele perdeu no comboio e ela achou.
Margarida devolveu o objecto a esse senhor, e futuramente se apaixonará por ele, mas o que ela não sabe é que Sérgio também é casado e tem filhos. Ambos decidem viver esse amor, mas sabem que disso poderão advir graves consequências, que já não podem ser evitadas. O Pereira é um pau-mandado do patrão e gosta de se fazer todo galã e todo bonito, sendo alvo de chacota pelas colegas algumas vezes. Clara e André tem dois filhos, a Rita (Mónica Marta) e o Luís (Álvaro Tavares). Ambos se preocupam com eles, mas o problema maior é que Clara vive sempre chateada com André por ele não ter tempo para ela e para os filhos, devido à sua vida atribulada de polícia, pois é Clara quem cuida de tudo em casa quando ele não está. A cada dia que passa, André e Clara tem a sua relação sempre atribulada, mas sempre estável. Bernardo é o polícia conhecido como o das anedotas foleiras e o brutamontes animado. Bernardo tem o costume de contar anedotas que geralmente nunca tem piada para os polícias e às vezes chega a ser muito bruto com alguns gajos que acaba de prender. Tem o hábito de procurar mulheres para o "engate", para passar uma noite com elas, mas às vezes tem sucesso e às vezes sai-se fracassado. Alfredo é o polícia mais velho e está na polícia desde muito novo. É um homem bem-disposto, mas teve uma vida muito atribulada e conflituosa. A sua mulher morreu muito cedo e uma vez, numa operação policial, sem querer matou um homem. Alfredo não conseguiu ultrapassar o problema e desde esse dia desatou a beber. Alfredo tem um filho adoptivo, o Alberto (Miguel Mendes), que vive na casa dele há muitos anos. O que Alfredo não sabe - é o que ele aparenta - é que Alberto é toxico-dependente, e ingere drogas através de injecções. Como dizem muitos, "atira para a veia". Quando Alfredo descobre, a vida dele passa a ter outro rumo, e decide ajudá-lo em tudo. Mas todo o esforço será em vão, pois Alberto vai fazer análises e descobre que tem SIDA. Tanto ele como os seus colegas são frequentadores assíduos da tasca do Chico Zé, alcunha do taberneiro Francisco José (Morais e Castro), homem trabalhador, que veio do Brasil para Portugal para fazer negócio e ambiciona voltar para o Brasil, e benfiquista ferrenho. Nessa tasca, ambos os polícias estão em constante convívio, e também é frequentador assíduo desta tasca o Cautelas (Canto e Castro), vendedor de cautelas de lotaria, que já foi um bandido e pagou a sua divida à sociedade.
Cautelas é cauteleiro há muitos anos e é dos antigos. Gosta de vender as cautelas e fazer os homens felizes quando estes ganham algum prémio, e de vez em quando canta o fado, cujos fados já são do tempo da Maria Cachucha, mas que todo e qualquer que passe por ele gosta de ouvir. Cautelas de vez em quando pede ajuda a Bernardo para resolver casos pontuais de polícia, para espantar e prender criminosos que fazem a vida negra a uma amiga sua, a Juvelina (Isabel de Castro), antiga prostituta e uma das enamoradas de Cautelas. A brigada de polícia é chefiada pelo Inspector Rincão (Manuel Cavaco) e pelo Inspector José (José Eduardo). O Inspector Rincão um homem que é hipocondríaco e é uma das personagens mais animadas do enredo. Um bom chefe de brigada que tem a mania das doenças, sendo às vezes motivo de gozo para os polícias da brigada, que se aproveitam disso e gozam sempre com o chefe. Às vezes, Rincão desentende-se com Bernardo, pois ambos não gostam um do outro, tendo muitos conflitos pontuais e guerras pessoais de vez em quando. O Inspector José é o chefe de brigada mais estimado pelos polícias, pois trata-se de um chefe exemplar e considerado o melhor. Fora alguns conflitos, ambos gostam de estar na brigada de polícia, mas de vez em quando pensam em deixar a brigada por razões pessoais, pensando nas suas vidas. A acção da brigada de polícia desenrola-se a partir do desaparecimento do engenheiro Rafael Antunes (Vítor de Sousa), empresário que viveu durante anos em Macau, marido de Raquel (Isabel Medina). Mas Cautelas dá uma grande ajuda a Bernardo quando lhe informa que afinal Rafael Antunes foi assassinado, pois o corpo foi encontrado na Praia do Guincho. E André vai fazer variados inquéritos a Raquel, descobrindo o seu irmão, Tiago (Luís Pavão), companheiro de André na Guerra do Ultramar, gravemente doente.
Também se verificarão os casos de altas dificuldades financeiras do casal Matias, composto por Josefa (Florbela Queiroz) e Roberto (Henrique Viana), e o caso da família Brás, chefiada por Manuel João (José Gomes), casado com Alzira (Margarida Carpinteiro), de quem tem dois filhos: a moderníssima Marta (Sylvie Rocha), e o Nuno (Vítor Emanuel). Nesta família vai surgir um caso complicado: Marta engravida e a mãe Alzira fica furiosa de tal maneira, que quer obrigar a filha a abortar, para que ela continue a estudar. Josefa é irmã de Manuela Branco (Suzana Borges), mulher muito senhora de si, que leva uma vida independente. Manuela tem um caso amoroso comk o célebre empresário Angelino Damião (António Rama), chefe da LIZ CONSTRÓI, empresa de construção, amigo privado de Rafael Antunes. Angelino é um homem ambicioso que se intromete em variados negócios para conseguir muita fortuna, contando com a ajuda de Ezequiel (Carlos Santos), Perdigão (Luís de Mascarenhas) e o irmão de Brás, João Manuel Rodrigues Brás, mais conhecido como Rodrigues (Carlos César). Rodrigues é o vilão principal do enredo, pois ao mesmo tempo que é o patrão da ourivesaria onde Josefa trabalha, é também contrabandista de diamantes e ouro roubado. Angelino é casado com Aurora (Henriqueta Maia), irmã da secretária de Angelino e sua amiga privada, a Isabel (Ângela Pinto), mulher que gosta muito do marido, mas descobre que afinal ele nunca gostou dela, devido ao amor que ele sente por Manuela. Rapidamente, Aurora fica com uma raiva de Angelino e fará de tudo para desgraçar a vida dele e de todos aqueles que se atravessam no caminho dela. Com a investigação do caso Antunes, vai-se descobrindo que afinal por detrás do seu desaparecimento e assassinato há muitos negócios escuros e bem complicados, que podem mudar o rumo de todas as pessoas deste enredo. Casos da vida real e do quotidiano da década de 90 serão retratados neste trama. Em paralelo com as investigações difíceis da brigada policial, outras personagens desta novela descobrirão ao longo do tempo as suas fraquezas, alegrias, ódios e amores. Uma história que será, praticamente, de DESENCONTROS.

























Elenco

Participações especiais (não creditadas)

  • Adérito Lopes - Figurante
  • Alexandra Mascarenhas - Figurante
  • António Évora - Presidente da reunião dos Narcóticos Anónimos
  • Carlos Areia - Razões (chulo de Juvelina em quem Bernardo bate e que mais tarde tenta assaltar André)
  • Carmen Santos - Maria Helena (amiga dos Serpa que janta com eles)
  • Cremilda Gil - Testemunha do assalto à bomba de gasolina
  • Custódia Gallego - Familiar de toxicodependente na reunião dos Narcóticos Anónimos
  • João Azevedo - Vizinho de Alfredo que também tem um filho toxicodependente
  • João LoyAdvogado
  • Jorge Almeida
  • José Alves - Médico que trata Alfredo
  • Licínio França - Médico
  • Luís Zagalo Médico legista que faz a autópsia do corpo de Rafael
  • Lourdes Lima - Vizinha de Alfredo que também tem um filho toxicodependente
  • Manuel Castro e Silva - Dr. José Bastos (advogado de Manuela)
  • Marques D'Arede - Amigo dos Serpa que janta com eles
  • Max Carrilho
  • Noémia Costa - Júlia
  • Pedro Pinheiro - Médico do Centro das Taipas que trata Alberto
  • Rui Fernandes - Empresário que se reúne com Manuel pelos 1000 contos
  • Rosa Villa - Elisabete (mulher com quem Bernardo dorme)
  • Rui Luís - Manuel Santos (empregado da bomba de gasolina assaltada)
  • Esta telenovela quando estreou na RTP1 sucedeu à telenovela 74.5 - Uma Onda no Ar, e foi a última telenovela de horário nobre da RTP1, pois a partir daí, a RTP começou a exibir telenovelas em horários posteriores ao horário nobre como 22 ou 23 horas da noite, culminando anteriormente em 1994 com o fim temporário das telenovelas das sete e o fim da exibição de novelas da Rede Globo na RTP1 com a novela Fera Ferida.
    • Esta telenovela devia ser substituída pela telenovela Roseira Brava, mas por estratégia programacional, a RTP decidiu exibir no lugar desta telenovela a telenovela da TVPLUS A Idade da Loba, e só depois em Janeiro de 1996 a RTP colocou em exibição a novela Roseira Brava.
    • A novela foi nomeada para os Globos de Ouro 1995 (SIC/Caras) na categoria de "Melhor Programa de Ficção".
    • A novela iniciou a rodagem no final do Verão de 1994, tendo como pano de fundo a cidade de Lisboa, e terminou no início de 1995, tendo estreado em Fevereiro desse ano.
    • Miguel Mendes teve um brilhante desempenho com o excêntrico Claudionor na novela anterior, Na Paz dos Anjos. Ainda durante a rodagem dessa novela, Miguel foi convidado pela NBP para participar em Desencontros, sendo a sua personagem bastante distinta da anterior.
    • De salientar a estreia em televisão de Sylvie Rocha, que já tinha feito cinema.
    • Segundo informação da E.R.C., o Partido Socialista revoltou-se contra a telenovela e tentou impedir a sua emissão. Ambos os dirigentes do PS consideraram na altura haver graves semelhanças da personagem de Angelino Damião, interpretada pelo actor António Rama, com o carácter do secretário geral do PS António Guterres. Mas as tentativas foram mal sucedidas, pois a Alta Autoridade para a Comunicação Social não deu provimento às queixas.

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*T E L E N O V E L A*

Una telenovela es un género televisivo producido originalmente en varios países de América Latina, cuya principal característica es contar desde una perspectivamente básicamente melodramática una historia de amor a lo largo de varias decenas de capítulos (usualmente más de 100) y que casi siempre tiene un final.

Durante el trayecto de la misma, los personajes principales (un galán y una damita joven) sufren los embates de uno o varios villanos (generalmente una novia despechada, un madre celosa o un padre despótico), que se ve coronada con la felicidad en el último minuto del capítulo final, hasta el cual se sucede una innumerable cantidad de peripecias. Esencialmente de carácter sentimental, con intrigas, engaños y confusiones.

Con los años han ganado más acción e incorporado elementos de otros 'géneros' (como el policíaco, la comedia, el thriller e incluso la ciencia ficción).

El argumento base de la telenovela es el de la ascención social que, generalmente, se da por medio del matrimonio (aunque también ha habido muchas en que la protagonista luego de ser seducida y abandonada, logra revertir su penosa situación y triunfa a costa de mucho esfuerzo y dedicación - sirviendo así de ejemplo, sobre todo, para las amas de casa y las mujeres que hasta los años 80, eran el público fundamental de estas producciones; pero hace un par de décadas amplios segmentos masculinos consumen seriales de esta clase).

En la telenovela clásica, generalmente hay un amor imposible, un/a hijo/a abandonado/a (casi siempre un/a heredero/a de una abultada fortuna), y grandes secretos del pasado que, al revelarse, cambian el curso de la historia rectificando fatales errores e injusticias.

La telenovela moderna ha abortado temas tan polémicos y peliaguados como el cáncer, las drogas, la homosexualidad y el crimen. También, por su gran matiz prescriptivo, promueven sensibles cuestiones sociales.

Aunque muchos lo cuestionen, la telenovela se ha vuelto patrimonio de la cultura latinoamericana (sobre todo donde mayor sofisticación ha alcanzado, como en Brasil). Pero su finalidad básica no es educar, como algunos pretenden, ya que es un programa de neto entretenimiento y que surgió más por estímulo de las jaboneras que por una necesidad recreativa o cultural.

El género nació en la radio, específicamente en Cuba, donde salieron al aire los primeros seriados radiales.
Cuando nace la TV en América Latina, especialmente en Cuba y Brasil (otoño de 1950), el género es automáticamente importado al nuevo medio. La primera telenovela latinoamericana parece ser la brasileña Tu vida me pertenece (Sua vida me pertence, en port.), realizada por TV Tupi de São Paulo. Empezó el 21 de diciembre de ese año, con capítulos de 20 minutos y 3 veces por semana.

La cubana Senderos de amor, estrenada el 1ro de octubre de 1952, por CMQ-TV parece haber sido la segunda propuesta del género en el continente, a la cual siguió una estela de historias que para 1958 ya eran 15 por año, sólo en el antes mencionado Canal 6 (CMQ) .

Erróneamente, se da a México la paternidad de la telenovela. No es hasta el 9 de junio de 1958 que se emite, en vivo, por Telesistema Mexicano (TSM, Canal 4) Senda prohibida, de Fernanda Villeli, en Su Telenovela Colgate, diariamente a las 6.30 p.m.

Otras novelas que precedieron a Senda... fueron La criada de la granja (1954, Televisa, hoy Venevisión), Ante la ley (22 de agosto de 1955, Puerto Rico) ,La esquina (1955), escrita por Román Chalbaud, y transmitida por Radio Caracas Televisión y producida por Colgate-Palmolive,
El 0597 está ocupado es considerada la primera telenovela colombiana /1959/,Vila Faia primera telenovela portuguesa /RTP 1982/,
“Magdalena de la calle” primera telenovela paraguaya /1978/, Bar Cristal primera telenovela peruana /1959/,
1967 - CHILE: La chica del bastón , realizada por PROTAB, se convierte en la primera telenovela chilena,

Si bien son temáticamente parecidas a las soap operas de la televisión anglosajona, a diferencia de éstas, la telenovela latinoamericana tienen un número limitado de episodios, no pasando normalmente de alrededor de cien o pocos cientos y de una duración de aproximadamente seis meses a un año como máximo. En casos excepcionales su duración se puede extender a dos e incluso tres años, con la salvedad de las telenovelas de producción española, en las cuales la duración indefinida sí es lo habitual.Es también conocida como Tele-romance, llamada novela de TV o simplemente novela en Brasil, Tele-teatro o tira en Argentina, Culebrón (por su larga duración) en España y Venezuela, Seriado (por la cronología) en Colombia y Teleserie (porque la comedia o la acción es mayor al romance) en Chile y en zonas de Perú y Bolivia y comedia en Uruguay.

Telenovela es una palabra de origen castellano, especialmente del español hablado en Cuba, precursor de este género audiovisual que se inspiró en las radionovelas. El término es el resultado de la fusión de las palabras: tele (de televisión) y novela (el género literario romántico).

Telenovela é uma história de ficção desenvolvida para apresentação na televisão. Ela tem a característica de ser dividida em capítulos, em que o seguinte é a continuação do anterior. O sentido geral da trama é previsto inicialmente, mas o desenrolar e o desenlace não. Durante a exibição – que pode levar de seis a dez meses, em episódios diários –, novos rumos e personagens podem ser inseridos.Portugal é um grande produtor de telenovelas, onde se destacam as telenovelas produzidas pela TVI e da RTP, que já são exportadas para vários países e possuem uma qualidade estética e literária incrível. A primeira novela portuguesa foi Vila Faia da RTP/1982/.

Antes de cada capítulo de uma telenovela, é exibido um pequeno clipe audiovisual chamado abertura ou genérico contendo imagens relacionadas à temática da história; música de fundo; créditos de atores, diretores e autores da obra. Em alguns casos, esta abertura é exibida somente após o primeiro bloco da telenovela, ficando entre este primeiro bloco e o primeiro intervalo comercial. Trechos das aberturas também são exibidos como vinhetas de "estamos apresentado" e "voltamos a apresentar" no início e no fim dos intervalos comerciais e como encerramento, onde são exibidos créditos de produção como câmeras e produtores.

A ordem dos créditos exibidos numa abertura não é obrigatória e varia de acordo com cada produção, mas é comum que seja exibido primeiro o nome dos autores seguidos pelos protagonistas e antagonistas, núcleo central, apresentando (novos atores), atores convidados, crianças, participações especiais e por fim os colaboradores, os diretores, o diretor principal e o diretor de núcleo. O título da novela é comumente exibido no término da abertura, mas há também ocasiões em que é exibido tanto no início quanto no fim ou até mesmo somente no início ou no meio da abertura.

Já nos encerramentos, a ordem é: Elenco de apoio (atores com baixa participação nas novelas), autorização especial (geralmente vinda do SATED), equipe técnica (ordem variada), gerência de produção e, por último, marcas que anunciaram "merchandising" e a realização (logomarca, site da novela, ano de produção e razão social da emissora).

Em Portugal e países lusófonos de África as aberturas tem o nome de "Genérico" e possuem duração variada de 50 segundos à 1 minuto.

A palavra telenovela é uma palavra de origem castelhana, particularmente do espanhol falado em Cuba, país precursor desse gênero audiovisual que foi inspirado nas radionovelas. O vocábulo é fruto da fusão das palavras: tele (de televisão) e novela, que em espanhol é o mesmo que romance em português.

Devido a sua longa-duração, há quem aponte uma pretensa contradição em sua denominação, ao dizer que as telenovelas deveriam se chamar "telerromances". Porém, para a língua portuguesa, o gênero literário novela distingue-se do romance não pelo seu tamanho, mas pela forma como os eventos se sucedem na narrativa e pela abordagem folhetinesca da sua escrita.

A matriz original do termo mostrou ser forte a ponto de conseguir legitimidade em outros idiomas, como o russo, que preferia a palavra 'serial', para designar os folhetins audiovisuais.

A fala cotidiana em países como Brasil, Portugal e a própria Cuba, aceita a forma abreviada de 'novela' para chamar a obra audiovisual. Porém o termo "telenovela" é preferível a fim de distinguir a obra audiovisual da literária.