Conta com
Lavínia Vlasak,
Marcelo Serrado,
Patrícia França,
Bianca Rinaldi,
Heitor Martinez,
Pedro Malta,
Júlia Maggessi,
André Mattos,
Maria Ribeiro,
Maria Ceiça,
Paulo Figueiredo,
Esther Góes,
Theo Becker,
Fernanda Nobre,
Cláudio Heinrich,
Renata Dominguez,
Leonardo Vieira,
Vanessa Gerbelli,
Luiz Henrique Nogueira,
Marcelo Picchi,
Perfeito Fortuna,
Márcio Garcia e
Priscilla Rozenbaum nos papeis principais.
Foi reprisada pela primeira vez entre
4 de agosto de
2008 e
15 de maio de
2009, sendo substituída por
Bicho do Mato, por causa da baixa audiência a reprise patinou por quase todos os horários da faixa vespertina da emissora.
Sinopse
Daniel Avelar (Marcelo Serrado) e Clarice Luz (Lavínia Vlasak), pais de Mariana (Júlia Maggessi), chamada de Nininha, tinham tudo para serem felizes. Amavam-se e estavam em franco progresso em suas vidas profissionais. Daniel é um jovem advogado que foi aprovado no concurso de Direito para ser defensor público e Clarice é uma jovem estudante de Biologia, que está fazendo mestrado em Ecologia e Educação Ambiental. A gravidez e a iminente vinda da pequena Mariana fazem com que os dois decidam se casar e constituir família.
Os planos do jovem casal são atrapalhados por Vitor Lopo Jr. (Leonardo Vieira), chamado de Vitinho ou Lopo Jr., vilão da história, criminoso e pérfido, apaixonado por Clarice e que não admite que ela se case com Daniel. A história da vilania que separa Daniel de Clarice e de sua filha Mariana é uma das tramas centrais da novela. Mariana é seqüestrada a mando de Lopo Jr., que a entrega para os vilões Elza Socorro (Vanessa Gerbelli) e Vicente Pestana (Luiz Henrique Nogueira), que usam crianças seqüestradas como pedintes de esmolas nas ruas da cidade. Eventualmente Elza ganha mais um cupincha, o corrupto advogado Dr. Estanislau Creonte Carvalho (Marcelo Picchi). Mariana acaba fugindo da megera e seus dois comparsas e encontra apoio de Guilherme Silva (Rogério Fróes), o "Velho Gui", que é seu grande amigo e protetor durante a novela, sem saber que este é pai de sua mãe e portanto seu avô. Este bom homem, embora idoso, esperou pacientemente - mais precisamente 50 anos - para se casar com seu grande amor, Alice (Helena Xavier), carinhosamente chamada "A Tia Mágica" por ser tia-avó de crianças que a adoram. Enquanto Daniel se vê obrigado a viver escondido dos bandidos e das autoridades ele conta com o apoio de Ubirajara Nascimento Ferreira (Rafael Zulu), chamado de "Bira", rapaz negro que trabalha como caseiro de sítio e habilidoso piloto de helicóptero, também como parceiro e confidente dele e de Clarice.
O amor de Daniel é disputado com Clarice pela policial Diana Alba (Patrícia França), que se vê obrigada a perseguir o amor de sua vida, quando ele se torna fugitivo da justiça. Daniel é perseguido ao mesmo tempo pela polícia e pela quadrilha de Lopo Jr., e eventualmente Diana encontra sua verdadeira felicidade em seu colega de trabalho, o também policial Júlio Ladeira (Jorge Pontual), com o qual se casa e tem uma filha, a pequena Juliana. Em auxílio de Júlio e Diana na delegacia estão os novatos Luísa Palmares (Ana Paula Tabalipa), Tibério Fialho, Telma Sandenberg e Francisco Santos (Daniel Andrade) - sendo que a terceira acaba capturada e assassinada pelos bandidos ao longo da trama e o último se revela um "X-9", um contato de criminosos infiltrado na polícia.
O principal inimigo de Júlio e Diana além de Lopo Jr. é Waldemiro Marquez (Perfeito Fortuna), o "Miro das Candongas", grande atacadista de armas e entorpecentes e sucessor do traficante Paulo Sérgio Barros Vidal (Márcio Garcia), conhecido por "Paulo Barão" - conforme mostrado num flashback, morto no estacionamento de um shopping por Diana no começo da novela. O posto de "Paulo Barão" é hoje fortemente ocupado por Miro, que tem em Lopo Jr. e seus asseclas como seus protegidos e "soldados do crime" e se considera o maior "imperador" do tráfico de drogas do país.
Dra. Estela Garcia (Adriana Garambone) é uma brilhante e bela advogada enquanto viveu - já que no meio da trama ela acabou seqüestrada por Lopo Jr., que a entregou a Miro para ser "julgada" pelo tráfico e cruelmente assassinada - defendeu Daniel cobrindo o lugar do advogado anterior, o Dr. Alexandre Herculano (Déo Garcez), o "Xande", homem negro e bem-sucedido que, mesmo por muito esforço próprio e sofrendo forte discriminação racial, conseguiu, após ser advogado de Daniel e Clarice no processo contra Lopo Jr. no início da trama, posteriormente, ascender ao posto de juiz de menores atuante na Primeira Vara de Infância e Adolescência -, acreditando fielmente na inocência de seu cliente. Estela teve um relacionamento rápido com o também advogado Dr. Saulo Veigas (Augusto Vargas), defensor de Lopo Jr. e acusador de Daniel no processo. Dr. Saulo também se vê responsável em acompanhar o tratamento de Elza quando esta é colocada no hospício para ser cuidada pelo psiquiatra Dr. Baltazar Matoso (Felipe Folgosi), já que Elza quando criança era uma vítima constante de maus tratos por parte de seu perverso padrasto, conhecido como "Seu Ferreira" (Roberto Frota), que a agredia, impedia-a de brincar e até violentava sexualmente sua mãe e irmã mais velha. Como se não bastasse todo esse tormento, Elza cresceu traumatizada e descobriu até que era sexualmente estéril (não poderia gerar filhos biológicos), e isso talvez explique o porquê dela seqüestrar e criar meninos e meninas como sendo crianças suas.
De outro lado da trama, também existe a história dos gêmeos Eduardo e Ricardo (interpretados por Pedro Malta), separados na maternidade, filhos da pediatra Joana (Bianca Rinaldi) e do fotógrafo freelancer Filipe Marinho (Heitor Martinez). Com a ajuda da corrupta enfermeira Guide (Priscilla Rozenbaum), Elza sequestra Ricardo (apelidado de "Joãozinho" por Elza e Pestana) para sua casa para tentar aplicar um golpe contra um ex-namorado rico, dizendo que Joãozinho era seu filho, mas este ex-namorado não cai no truque e a abandona. A família de Eduardo e "Joãozinho" é convencida por Guide que só um dos gêmeos sobreviveu e assim os dois meninos crescem em casas separadas. Anos depois, os gêmeos se reencontram, por acaso, na rua. Eduardo foi criado como príncipe, com direito a todas as mordomias de uma criança endinheirada e "Joãozinho" (que fora criado por Elza e Pestana) nunca teve um brinquedo. Por causa de uma grande confusão, os dois meninos trocam de lugar e começam uma nova série de peripécias e aventuras, deixando desnorteadas Elza e também a verdadeira família dos dois. Juntamente com "Nininha" e os gêmeos também está a pequena Cristina Rodrigues (Shaila Arsene), que também fora raptada por Elza por ordem de Lopo Jr. e junto com "Nininha" e companhia escapa da vilã e volta para os braços de sua mãe. Joana, para posterior desgosto de Filipe, tem uma paixonite por um também médico, o português Dr. Marco Aurélio (Ricardo Pereira), seu colega de trabalho no hospital que leva o nome de seu diretor, o ético e internacionalmente renomado médico Dr. Hélio Nereu (Roberto Pirillo). Mas no decorrer da trama, Marco Aurélio acaba assaltado e assassinado (na tentativa de desarmar o agressor) por Murilo Vilaça (Sérgio Abreu), o "Murilão", um dos homens de confiança de Lopo Jr.
Chega de Lisboa, capital de Portugal, o escritor Marco Antônio (também interpretado por Ricardo Pereira), irmão gêmeo de Marco Aurélio, disposto a vingar sua morte. Juntamente com a paranóica enfermeira Adelaide - que presenciou um momento de descontrole de Filipe em que este teria ameaçado Marco Aurélio de morte e logo depois ela testemunhou o brutal assassinato do médico por "Murilão" na porta do hospital -, ambos passam a creditar freneticamente a morte brutal de Marco Aurélio a Filipe, que eles acreditam firmemente ser o mandante do crime (embora este seja inocente, tal como Daniel pelas acusações que pesam contra ele). Depois de finalmente acreditar que Filipe não matou seu irmão, Marco Antônio acaba se apaixonando pela bela jovem Janice (Fernanda Nobre), irmã de Clarice, mas é um amor impossível, pois ele é velho demais para ela.
Paralelamente à história das crianças, há o desenrolar de algumas outras histórias. Patrícia Lopo (
Renata Dominguez), irmã mais nova do vilão Lopo Jr., apaixona-se por Rafael Avelar (
Cláudio Heinrich), salva-vidas na praia de
Praia de Grumari e irmão mais novo de Daniel. Ela é rica e ele é pobre. Por causa da história do assalto que Daniel teria cometido, crime pelo qual foi condenado apesar de ser inocente, o amor de "Rafa" e "Pati" passa a ser proibido, bem ao estilo de "
Romeu e Julieta".
Raquel Miranda (
Maria Ribeiro) é uma jovem
escritora que foge do assédio do ex-marido, que não consegue esquecê-la, o violento Rogério Correia (
André Segatti), o "Gerião", braço-direito (e evenutalmente esquerdo) de Lopo Jr. (e também de Miro) em suas tramóias. Raquel vai trabalhar no quiosque de Tereza Avelar (
Cláudia Alencar), mãe de Daniel, Rafael e Gabriel (
Théo Becker), e vive um triângulo amoroso com Rafael e Gabriel, os quais desenvolvem um mesmo sentimento por ela. Mas ela logo se descobre nos braços de "Bira". Tereza tem seu coração batalhado como
troféu de guerra por dois homens: o médico Dr. Hélio e seu ex-marido, o marinheiro Carlos Eduardo (
Raul Gazolla, o "Cadu", pai dos seus filhos.
Dr. Vitor Lopo (
Paulo Figueiredo) é um poderoso industrial, dono de uma rede de
farmácias, e pai de Vitor Lopo Jr. e Patrícia Lopo. Diferentemente de seu
primogênito perverso, Vitor Lopo é um homem ético e de ótimo caráter, mas que vive atormentado por não conseguir esquecer sua falecida esposa, Cacilda (
Nádia Lippi). Dr. Lopo também envolve-se num triângulo amoroso com as
viúvas Beatriz Luz (
Esther Góes) e Maria Eduarda (
Ítala Nandi): a primeira é sua secretária e mãe das irmãs Clarice e Janice e portanto avó de "Nininha"; a segunda é mãe de Joana e irmã da "Tia Mágica" Alice, sendo portanto avó dos gêmeos "Joãozinho" e Eduardo.
Vitor Lopo Junior (Leonardo Vieira ) é o principal vilão da história pérfido apaixonado por Clarice que luta pelo seu amor que é disputado por Daniel Avelar, é filho de Cacílda Lopo e Dr. Vitor Lopo dono de uma empresa de farmácia s nas últimas semanas da novela ele é assassinado por um misterioso X9 da polícia onde o verdadeiro assassino é Francisco Santos o "Chicao".
De forma paralela à história de sua irmã Clarice, Janice, também filha de Beatriz, se apaixona pelo cunhado Daniel. Porém entra em seu caminho o mesmo Dr. Alexandre que defendera Daniel no processo contra Lopo Jr., e mesmo estando dividido entre Janice, a
assistente social Eleonora (
Anna Markun) e Valéria (
Valquíria Ribeiro), viúva de um líder do
MST e mãe do pequeno "Zezinho" (
Diego Francisco), também seqüestrado por Elza e que por conta disso se torna amigo de Nininha, Tita e dos gêmeos Eduardo e "Joãozinho", o juiz sente seu coração sacudir por Valéria, que lhe declara seu amor e com ele se casa, e assim Alexandre adota o pequeno "Zezinho" como sendo seu filho, deixando o menino muito feliz.
Integrando uma parte do núcleo tipicamente cômico da novela está o casal formado pelo
taxista Ariosvaldo Padilha (
André Mattos) com a vendedora de plantas Marília (
Maria Ceiça), que são vizinhos do "Velho Gui" e representam um tipo de
democracia racial conjugal no Brasil - visto que ele é branco e ela é negra, e têm juntos a filha mais velha Lúcia (Jéssica Sodré) e os caçulas Celso (Vitor de Andrade) e Vânia (Ana Eliza Oliveira), além da "Vó Zita" (
Marina Miranda), mãe de Marília que mora com seu genro, netos e filha. Lúcia é uma adolescente rebelde que se envolve com o vilão Lopo Jr., que a engravida e se recusa a assumir a
paternidade da criança, mas logo ela descobre sua felicidade com o jovem Jonas Pereira (
Maurício Ribeiro), amigo de Filipe e dos irmãos Avelar e que trabalha como ajudante na loja de plantas com Marília e assume como sendo seu o filho que sua amada Lúcia espera do diabólico Lopo Jr...
Nas últimas semanas da novela, o vilão Lopo Jr. é assassinado e fica o mistério "Quem matou Lopo Jr.?". No último capítulo da novela, foi revelado que "Chicão" é o assassino de Lopo Jr. por este dever ao primeiro pagamentos como espião infiltrado na polícia.
- É a segunda telenovela do autor Tiago Santiago. Antes de Prova de Amor, Tiago Santiago escreveu a nova versão de A escrava Isaura, também produzida pela Rede Record.
- O personagem Daniel seria interpretado por Leonardo Vieira e Vítor Lopo Jr. por Marcelo Serrado. Devido o moçinho ser atleta e praticar surf, Leonardo Vieira, que sofreu um acidente na época, preferiu interpretar o vilão. Os papéis foram trocados de última hora.
- A personagem Paty Loppo, interpretada por Renata Dominguez, que era de grande importância para a trama, precisou ter um desfecho antes mesmo do fim da novela. Na época a atriz se preparava para protagonizar Bicho do Mato, a novela sucessora de Prova de Amor. Na época a emissora anunciou na sua grade horária e deu a possibilidade para o público escolher o desfecho de Patty Loppo na trama: a morte ou uma viagem para o exterior, tendo o público escolhido o último. No contexto, Patty Loppo viajaria definitivamente temendo as ameaças do irmão Vítor Lopo Júnior, o grande vilão da história.
- A novela fecharia com 143 capítulos, mas com a audiência em alta, a trama foi esticada em 54 capítulos, somando 197. Só que a Rede Record a esticou em mais 32 capítulos, finalizando em 229 capítulos.
Elenco
- Participação Especial
- Elenco de apoio
TELENOVELA 214
No hay comentarios:
Publicar un comentario