martes, 23 de mayo de 2017

1999 Seus Olhos telenovela brasileira SBT 2004 🇧🇷


Seus Olhos é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT de 18 de maio a 4 de dezembro de 2004, em 173 capítulos sendo substituída por Esmeralda.
Remake da telenovela mexicana La gata e baseada no texto original de Inés Rodena, foi adaptada por Ecila Pedroso, Noemi Marinho, Marcos LazariniAimar LabakiMário Viana e Fábio Torres e dirigida por Jacques LagoaLuiz Antônio Piá e Henrique Martins, com David Grimberg como diretor geral de teledramaturgia.
enredo
Conta a história de dois jovens que se amam, mas que sofrem preconceito e intolerância devido a um passado desconhecido. Seus Olhos é dividida em três fases.

Primeira fase

Se passa em São Paulo na década de 1980. Marina, 21 anos, ótima pintora de quadros e órfã de pai desde pequena, leva uma boa vida ao lado de sua mãe, Edite. Vítor tem muitas chances de conquistar o coração da moça. Ele é um advogado bem sucedido que trabalha numa empresa de construção naval cujo herdeiro, Tiago, também é apaixonado por Marina. Mas ela não sabe que Vitor é casado com Elaine e tem um filho de dois anos, Artur.
Edite morre, deixando Marina órfã, e esta, fragilizada, se entrega a Vítor. A situação seria melhor para ele se sua esposa não descobrisse o caso. Marina fica chocada ao saber que o "namorado" é na verdade casado e imediatamente termina o romance. Depois, se aproxima de Tiago e a amizade se transforma em amor que vira, em casamento. Flávia, amiga de Marina, casa com Sérgio na mesma época, e em ambas engravidam.
Durante os nove meses de gestação, Vítor dá um golpe que resulta na falência de sua empresa. O vice-presidente Sérgio descobre tudo e, depois de uma briga, Vítor o mata e culpa Tiago pelo ocorrido. Ele conta para Marina toda a verdade. Mas, para provar que fez tudo por amor, passa todo o dinheiro que roubou para a filha recém-nascida da moça, Renata. A mãe fica indignada. Os dois brigam e, no final, Vítor assassina Marina. Desesperado, ele procura provas para culpar Tiago, que, mesmo sendo inocente, é julgado e condenado a 30 anos de prisão.
Flávia também dá à luz uma menina, Cibele. Os destinos de Cibele e de Renata se cruzarão vinte anos depois. Renata é seqüestrada por Dirce, uma exploradora de crianças que mora na periferia da capital paulista. Rinaldo, mais conhecido como Berro e filho da exploradora, comete um assalto e é preso, fazendo companhia para Tiago na cadeia.

Segunda fase

Começa com a passagem de oito anos. Renata continua morando com Dirce, que a explora o quanto pode. Vítor desiste de trabalhar na empresa para montar seu próprio escritório de advocacia, além de trabalhar para o crime organizado. A assistente social e socióloga Norma conhece Renata e fica comovida com as condições da menina. Cibele é criada por seus avós, em São Paulo, longe de sua mãe. Depois, Artur se namora de ela. Então ela inicia uma perseguição contra Dirce. Renata faz uma grande amizade com Artur, que lhe ensina a ler e escrever. Ela ama desenhar, dom esse herdado da falecida mãe.

Terceira fase

Mais doze anos se passam. Renata e Artur se apaixonam. Devido à diferença social e a pedido da moça, o casal namora em segredo. Vítor e Elaine comemoram bodas de prata. Na ocasião, Artur finalmente apresenta Renata à família como sua noiva. Mas a mãe dele enlouquece e expulsa a futura nora de casa.
Vítor fica pasmo com a semelhança entre Renata e a mãe dela, e imediatamente desconfia que se trata da menina desaparecida há anos. Muito mais que conseguir recuperar "seu dinheiro", a paixão que Vítor sentia por Marina renasce na figura de Renata, que é idêntica à mãe. Assim, é formado o triângulo amoroso que envolve Vítor, Artur e Renata. Elaine sente que a história de mais de 20 anos atrás está se repetindo e fará de tudo para não perder Vítor.
Artur se namora da gananciosa Cibele, chantagem tudo ao. Depois, Cibele se namora do traiçoeiro Felipe.
Renata passa a morar no loft que pertencia à sua mãe e, quando encontra o retrato que foi tirado na maternidade, aos poucos toma conhecimento da verdade. Ela e Artur terão que superar os problemas e traumas do passado e ultrapassar os obstáculos do presente para terem um romance feliz.
Elenco
AtorPersonagem
Carla CabralMarina/RenataThierry FigueiraArturPetrônio GontijoVítorJuan AlbaTiagoFrançoise FortonElaineRegina Maria DouradoMafaldaLuiz GuilhermeOttoCláudio FontanaGilsonBete CoelhoNormaLu GrimaldiDirceCarmo Dalla VecchiaSérgioAdriana LondoñoFláviaMarcela MunizValériaNico PuigBerro (Rinaldo)Neusa Maria FaroGiseldaLuís Carlos de MoraesDemétrioRaoni CarneiroFelipeFábio Villa VerdeTitoJiddu PinheiroJucêRogério MárcicoGregórioMatheus PetinattiNiloGésio AmadeuBartolomeuViétia ZangrandiDoraCléo VenturaIaraCésar PezzuoliMauroAngela CorrêaElviraRodolfo de FreitasLeonelPatrícia MayoAraciBruno GiordanoEveraldoJacqueline DalabonaLídiaMartha MeolaCleusaAdemir ZanyorVicenteRicardo di GiácomoTadeuRogério BandeiraValdoMarcelo PioTomásMarcelo CastioniTéoThávine FerrariRenataRenan BegaArturRodolfo ValenteGilsonJulia PalmeiraCibeleCaique SantosFilipeLuccas PappNilo'

Participações especiais

AtorPersonagem
Bete MendesEdite
Christina DieckmannCibele
Mariza MarchettiEnfermeira
SBT – 20h30
de 18 de maio a 4 de dezembro de 2004
173 capítulos
texto original de Inés Rodena
adaptação de Ecila Pedroso, Noemi Marinho, Marcos Lazarini, Aimar Labaki, Mário Viana e Fábio Torres
direção de Jacques Lagoa e Luiz Antonio Piá
direção geral de Henrique Martins
direção geral teledramaturgia de David Grinberg
Novela anterior
Canavial de Paixões
Novela posterior
Esmeralda
Brasil🇧🇷

No hay comentarios:

Publicar un comentario

*T E L E N O V E L A*

Una telenovela es un género televisivo producido originalmente en varios países de América Latina, cuya principal característica es contar desde una perspectivamente básicamente melodramática una historia de amor a lo largo de varias decenas de capítulos (usualmente más de 100) y que casi siempre tiene un final.

Durante el trayecto de la misma, los personajes principales (un galán y una damita joven) sufren los embates de uno o varios villanos (generalmente una novia despechada, un madre celosa o un padre despótico), que se ve coronada con la felicidad en el último minuto del capítulo final, hasta el cual se sucede una innumerable cantidad de peripecias. Esencialmente de carácter sentimental, con intrigas, engaños y confusiones.

Con los años han ganado más acción e incorporado elementos de otros 'géneros' (como el policíaco, la comedia, el thriller e incluso la ciencia ficción).

El argumento base de la telenovela es el de la ascención social que, generalmente, se da por medio del matrimonio (aunque también ha habido muchas en que la protagonista luego de ser seducida y abandonada, logra revertir su penosa situación y triunfa a costa de mucho esfuerzo y dedicación - sirviendo así de ejemplo, sobre todo, para las amas de casa y las mujeres que hasta los años 80, eran el público fundamental de estas producciones; pero hace un par de décadas amplios segmentos masculinos consumen seriales de esta clase).

En la telenovela clásica, generalmente hay un amor imposible, un/a hijo/a abandonado/a (casi siempre un/a heredero/a de una abultada fortuna), y grandes secretos del pasado que, al revelarse, cambian el curso de la historia rectificando fatales errores e injusticias.

La telenovela moderna ha abortado temas tan polémicos y peliaguados como el cáncer, las drogas, la homosexualidad y el crimen. También, por su gran matiz prescriptivo, promueven sensibles cuestiones sociales.

Aunque muchos lo cuestionen, la telenovela se ha vuelto patrimonio de la cultura latinoamericana (sobre todo donde mayor sofisticación ha alcanzado, como en Brasil). Pero su finalidad básica no es educar, como algunos pretenden, ya que es un programa de neto entretenimiento y que surgió más por estímulo de las jaboneras que por una necesidad recreativa o cultural.

El género nació en la radio, específicamente en Cuba, donde salieron al aire los primeros seriados radiales.
Cuando nace la TV en América Latina, especialmente en Cuba y Brasil (otoño de 1950), el género es automáticamente importado al nuevo medio. La primera telenovela latinoamericana parece ser la brasileña Tu vida me pertenece (Sua vida me pertence, en port.), realizada por TV Tupi de São Paulo. Empezó el 21 de diciembre de ese año, con capítulos de 20 minutos y 3 veces por semana.

La cubana Senderos de amor, estrenada el 1ro de octubre de 1952, por CMQ-TV parece haber sido la segunda propuesta del género en el continente, a la cual siguió una estela de historias que para 1958 ya eran 15 por año, sólo en el antes mencionado Canal 6 (CMQ) .

Erróneamente, se da a México la paternidad de la telenovela. No es hasta el 9 de junio de 1958 que se emite, en vivo, por Telesistema Mexicano (TSM, Canal 4) Senda prohibida, de Fernanda Villeli, en Su Telenovela Colgate, diariamente a las 6.30 p.m.

Otras novelas que precedieron a Senda... fueron La criada de la granja (1954, Televisa, hoy Venevisión), Ante la ley (22 de agosto de 1955, Puerto Rico) ,La esquina (1955), escrita por Román Chalbaud, y transmitida por Radio Caracas Televisión y producida por Colgate-Palmolive,
El 0597 está ocupado es considerada la primera telenovela colombiana /1959/,Vila Faia primera telenovela portuguesa /RTP 1982/,
“Magdalena de la calle” primera telenovela paraguaya /1978/, Bar Cristal primera telenovela peruana /1959/,
1967 - CHILE: La chica del bastón , realizada por PROTAB, se convierte en la primera telenovela chilena,

Si bien son temáticamente parecidas a las soap operas de la televisión anglosajona, a diferencia de éstas, la telenovela latinoamericana tienen un número limitado de episodios, no pasando normalmente de alrededor de cien o pocos cientos y de una duración de aproximadamente seis meses a un año como máximo. En casos excepcionales su duración se puede extender a dos e incluso tres años, con la salvedad de las telenovelas de producción española, en las cuales la duración indefinida sí es lo habitual.Es también conocida como Tele-romance, llamada novela de TV o simplemente novela en Brasil, Tele-teatro o tira en Argentina, Culebrón (por su larga duración) en España y Venezuela, Seriado (por la cronología) en Colombia y Teleserie (porque la comedia o la acción es mayor al romance) en Chile y en zonas de Perú y Bolivia y comedia en Uruguay.

Telenovela es una palabra de origen castellano, especialmente del español hablado en Cuba, precursor de este género audiovisual que se inspiró en las radionovelas. El término es el resultado de la fusión de las palabras: tele (de televisión) y novela (el género literario romántico).

Telenovela é uma história de ficção desenvolvida para apresentação na televisão. Ela tem a característica de ser dividida em capítulos, em que o seguinte é a continuação do anterior. O sentido geral da trama é previsto inicialmente, mas o desenrolar e o desenlace não. Durante a exibição – que pode levar de seis a dez meses, em episódios diários –, novos rumos e personagens podem ser inseridos.Portugal é um grande produtor de telenovelas, onde se destacam as telenovelas produzidas pela TVI e da RTP, que já são exportadas para vários países e possuem uma qualidade estética e literária incrível. A primeira novela portuguesa foi Vila Faia da RTP/1982/.

Antes de cada capítulo de uma telenovela, é exibido um pequeno clipe audiovisual chamado abertura ou genérico contendo imagens relacionadas à temática da história; música de fundo; créditos de atores, diretores e autores da obra. Em alguns casos, esta abertura é exibida somente após o primeiro bloco da telenovela, ficando entre este primeiro bloco e o primeiro intervalo comercial. Trechos das aberturas também são exibidos como vinhetas de "estamos apresentado" e "voltamos a apresentar" no início e no fim dos intervalos comerciais e como encerramento, onde são exibidos créditos de produção como câmeras e produtores.

A ordem dos créditos exibidos numa abertura não é obrigatória e varia de acordo com cada produção, mas é comum que seja exibido primeiro o nome dos autores seguidos pelos protagonistas e antagonistas, núcleo central, apresentando (novos atores), atores convidados, crianças, participações especiais e por fim os colaboradores, os diretores, o diretor principal e o diretor de núcleo. O título da novela é comumente exibido no término da abertura, mas há também ocasiões em que é exibido tanto no início quanto no fim ou até mesmo somente no início ou no meio da abertura.

Já nos encerramentos, a ordem é: Elenco de apoio (atores com baixa participação nas novelas), autorização especial (geralmente vinda do SATED), equipe técnica (ordem variada), gerência de produção e, por último, marcas que anunciaram "merchandising" e a realização (logomarca, site da novela, ano de produção e razão social da emissora).

Em Portugal e países lusófonos de África as aberturas tem o nome de "Genérico" e possuem duração variada de 50 segundos à 1 minuto.

A palavra telenovela é uma palavra de origem castelhana, particularmente do espanhol falado em Cuba, país precursor desse gênero audiovisual que foi inspirado nas radionovelas. O vocábulo é fruto da fusão das palavras: tele (de televisão) e novela, que em espanhol é o mesmo que romance em português.

Devido a sua longa-duração, há quem aponte uma pretensa contradição em sua denominação, ao dizer que as telenovelas deveriam se chamar "telerromances". Porém, para a língua portuguesa, o gênero literário novela distingue-se do romance não pelo seu tamanho, mas pela forma como os eventos se sucedem na narrativa e pela abordagem folhetinesca da sua escrita.

A matriz original do termo mostrou ser forte a ponto de conseguir legitimidade em outros idiomas, como o russo, que preferia a palavra 'serial', para designar os folhetins audiovisuais.

A fala cotidiana em países como Brasil, Portugal e a própria Cuba, aceita a forma abreviada de 'novela' para chamar a obra audiovisual. Porém o termo "telenovela" é preferível a fim de distinguir a obra audiovisual da literária.