miércoles, 4 de octubre de 2017

2026 Um Sonho a Mais telenovela brasileira 1985 🇧🇷

Um Sonho a Mais é uma telenovelabrasileira produzida e exibida pela Rede Globo, no horário das 19 horas, entre 4 de fevereiro e 2 de agosto de 1985, substituindo Vereda Tropical e sendo substituída por Ti Ti Ti, em 153 capítulos. Foi a 34ª "novela das sete" exibida pela emissora.
Escrita por Daniel Más, sendo inspirada na peça teatral Volpone, de Ben Jonsoncontou com argumento e supervisão de texto de Lauro César Muniz, a colaboração de Mário Prata e Dagomir Marquezi, a direção de Roberto Talma, Carlos Magalhães, Mário Márcio Bandarra e Luca de Castro, além da direção geral e de núcleo de Roberto Talma.
Foi exibido o primeiro beijo gay em telenovelasbrasileiras , entre os personagens de Ney Latorraca(travestido) e Carlos Kroeber.
enredo
Na década de 1960, mais precisamente 1965, Antônio Carlos Volpone (Ney Latorraca) é acusado de matar o dr. Telles (Rubens Correa), seu futuro sogro, e pai de Stella (Sílvia Bandeira), sua noiva.
Para fugir da acusação, Volpone foge do país com seu amigoMosca (Marco Nanini), faz fortuna e passa a viver no Egito. Stella casa-se com o rival de seu antigo noivo, Orlando Aranha (Fúlvio Stefanini), e tem uma filha, Mônica (Tássia Camargo).
Vinte anos depois, Volpone vê Stella e Mônica passeando pelo Cairo, sente que continua a amá-la e decide voltar ao Brasil.
Para não ser preso, anuncia que está com uma grave doença e, por isso, vive preso numa redoma de plástico, e, como está "moribundo", procura um herdeiro. Sua chegada ao Rio de Janeiro atrai a atençãoda imprensa, em especial da repórter Amélia Bicudo, que passa a investigar sua vida.
Enquanto um ator fica dentro da bolha de plástico, simulando ser Volpone, como se este se encontrasse em prisão domiciliar, ele circula disfarçado entre seus antigos amigos e inimigos, investigando quem é o verdadeiro assassino, tentando se reaproximar de Stella e vivendo várias aventuras. Volpone assume personalidades como a secretáriaAnabela Freire, o médico Nilo Peixe, o advogado Augusto Mello Sampaio e o motorista André Silva (este com sua braguilhaeternamente aberta), tudo isso escudado por seu fiel amigo Mosca.
Em sua última cena na novela, Edgar (Anselmo Vasconcellos), irmão gêmeo de Edson (Anselmo Vasconcellos), ex-advogado de Volpone, aparece no topo de um prédio com uma guitarra e canta uma música de despedida:
Alguém se entregou no lugar de quem não fez
Mas a raposa livre a verdade vai resgatar
Tudo o que eu sei, que eu fui, que eu fiz
Neste momento vai se apagar
Pelos poderes herdados de Diana Cris
Pelos poderes herdados de Diana Cris
O personagem, então, invoca seus poderes paranormais e desaparece da novela, a sua existência sendo apagada da memória de todos os outros.







elenco
Ator/AtrizPersonagem
Ney LatorracaAntônio Carlos Volpone / Anabela Freire / Dr. Nilo Peixe / Moribundo / André Silva / Augusto Mello Sampaio
Fúlvio StefaniniOrlando Aranha
Marco NaniniMosca / Irmã Florisbela Freire
Sílvia BandeiraStella Aranha
Susana VieiraRenata Aranha Menezes
Edson CelulariJoaquim Bueno de Andrade
Maitê ProençaValéria Moura Góes
Tássia CamargoMônica Aranha
Roberto BataglinEmílio Mendes
José LewgoyGuilherme Menezes (Neném)
Yara AmaralBeatriz Guimarães
Carlos KroeberPedro Ernesto Martins
Cissa GuimarãesAmélia Bicudo
Narjara TurettaSuelen Amado
Antônio PedroLuiz (Lula) / Clarabela Freire
Tamara TaxmanDorothy
Anselmo Vasconcelos
Edgar Chaves
Edson Chaves
Cláudia MagnoRegina
Ernesto PiccoloBarrão
Maria Helena DiasMagda
Tony FerreiraAfonso
Henriqueta BriebaDona Guiomar
Lupe GigliottiOlívia Krauss
PauletteJulião
Cinira CamargoNona Martins
Edson SilvaJaime
Márcia PortoSandra (prostituta)
Tânia GomideGlenda
Marcelo IbrahimDagoberto (Beto)
Lys BeltrãoIsabel
ChaguinhaMário Alberto

Elenco de apoio



Um Sonho a Mais
Informação geral
FormatoTelenovela
GéneroCrônica humorística
Romance
Suspense
Duração45 minutos aproximadamente
Criador(es)Daniel Más substituído a partir do capítulo 37 por Lauro César Muniz
País de origem Brasil
Idioma originalPortuguês
Produção
Diretor(es)Roberto Talma
ElencoNey Latorraca
Fúlvio Stefanini
Marco Nanini
Sílvia Bandeira
Edson Celulari
Tássia Camargo
Roberto Bataglin
Antônio Pedro
Cissa Guimarães
Tema de abertura"Whisky a Go-Go", Roupa Nova
Exibição
Emissora de televisão originalBrasil Rede Globo
Transmissão original4 de fevereiro - 2 de agosto de 1985
N.º de capítulos153

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*T E L E N O V E L A*

Una telenovela es un género televisivo producido originalmente en varios países de América Latina, cuya principal característica es contar desde una perspectivamente básicamente melodramática una historia de amor a lo largo de varias decenas de capítulos (usualmente más de 100) y que casi siempre tiene un final.

Durante el trayecto de la misma, los personajes principales (un galán y una damita joven) sufren los embates de uno o varios villanos (generalmente una novia despechada, un madre celosa o un padre despótico), que se ve coronada con la felicidad en el último minuto del capítulo final, hasta el cual se sucede una innumerable cantidad de peripecias. Esencialmente de carácter sentimental, con intrigas, engaños y confusiones.

Con los años han ganado más acción e incorporado elementos de otros 'géneros' (como el policíaco, la comedia, el thriller e incluso la ciencia ficción).

El argumento base de la telenovela es el de la ascención social que, generalmente, se da por medio del matrimonio (aunque también ha habido muchas en que la protagonista luego de ser seducida y abandonada, logra revertir su penosa situación y triunfa a costa de mucho esfuerzo y dedicación - sirviendo así de ejemplo, sobre todo, para las amas de casa y las mujeres que hasta los años 80, eran el público fundamental de estas producciones; pero hace un par de décadas amplios segmentos masculinos consumen seriales de esta clase).

En la telenovela clásica, generalmente hay un amor imposible, un/a hijo/a abandonado/a (casi siempre un/a heredero/a de una abultada fortuna), y grandes secretos del pasado que, al revelarse, cambian el curso de la historia rectificando fatales errores e injusticias.

La telenovela moderna ha abortado temas tan polémicos y peliaguados como el cáncer, las drogas, la homosexualidad y el crimen. También, por su gran matiz prescriptivo, promueven sensibles cuestiones sociales.

Aunque muchos lo cuestionen, la telenovela se ha vuelto patrimonio de la cultura latinoamericana (sobre todo donde mayor sofisticación ha alcanzado, como en Brasil). Pero su finalidad básica no es educar, como algunos pretenden, ya que es un programa de neto entretenimiento y que surgió más por estímulo de las jaboneras que por una necesidad recreativa o cultural.

El género nació en la radio, específicamente en Cuba, donde salieron al aire los primeros seriados radiales.
Cuando nace la TV en América Latina, especialmente en Cuba y Brasil (otoño de 1950), el género es automáticamente importado al nuevo medio. La primera telenovela latinoamericana parece ser la brasileña Tu vida me pertenece (Sua vida me pertence, en port.), realizada por TV Tupi de São Paulo. Empezó el 21 de diciembre de ese año, con capítulos de 20 minutos y 3 veces por semana.

La cubana Senderos de amor, estrenada el 1ro de octubre de 1952, por CMQ-TV parece haber sido la segunda propuesta del género en el continente, a la cual siguió una estela de historias que para 1958 ya eran 15 por año, sólo en el antes mencionado Canal 6 (CMQ) .

Erróneamente, se da a México la paternidad de la telenovela. No es hasta el 9 de junio de 1958 que se emite, en vivo, por Telesistema Mexicano (TSM, Canal 4) Senda prohibida, de Fernanda Villeli, en Su Telenovela Colgate, diariamente a las 6.30 p.m.

Otras novelas que precedieron a Senda... fueron La criada de la granja (1954, Televisa, hoy Venevisión), Ante la ley (22 de agosto de 1955, Puerto Rico) ,La esquina (1955), escrita por Román Chalbaud, y transmitida por Radio Caracas Televisión y producida por Colgate-Palmolive,
El 0597 está ocupado es considerada la primera telenovela colombiana /1959/,Vila Faia primera telenovela portuguesa /RTP 1982/,
“Magdalena de la calle” primera telenovela paraguaya /1978/, Bar Cristal primera telenovela peruana /1959/,
1967 - CHILE: La chica del bastón , realizada por PROTAB, se convierte en la primera telenovela chilena,

Si bien son temáticamente parecidas a las soap operas de la televisión anglosajona, a diferencia de éstas, la telenovela latinoamericana tienen un número limitado de episodios, no pasando normalmente de alrededor de cien o pocos cientos y de una duración de aproximadamente seis meses a un año como máximo. En casos excepcionales su duración se puede extender a dos e incluso tres años, con la salvedad de las telenovelas de producción española, en las cuales la duración indefinida sí es lo habitual.Es también conocida como Tele-romance, llamada novela de TV o simplemente novela en Brasil, Tele-teatro o tira en Argentina, Culebrón (por su larga duración) en España y Venezuela, Seriado (por la cronología) en Colombia y Teleserie (porque la comedia o la acción es mayor al romance) en Chile y en zonas de Perú y Bolivia y comedia en Uruguay.

Telenovela es una palabra de origen castellano, especialmente del español hablado en Cuba, precursor de este género audiovisual que se inspiró en las radionovelas. El término es el resultado de la fusión de las palabras: tele (de televisión) y novela (el género literario romántico).

Telenovela é uma história de ficção desenvolvida para apresentação na televisão. Ela tem a característica de ser dividida em capítulos, em que o seguinte é a continuação do anterior. O sentido geral da trama é previsto inicialmente, mas o desenrolar e o desenlace não. Durante a exibição – que pode levar de seis a dez meses, em episódios diários –, novos rumos e personagens podem ser inseridos.Portugal é um grande produtor de telenovelas, onde se destacam as telenovelas produzidas pela TVI e da RTP, que já são exportadas para vários países e possuem uma qualidade estética e literária incrível. A primeira novela portuguesa foi Vila Faia da RTP/1982/.

Antes de cada capítulo de uma telenovela, é exibido um pequeno clipe audiovisual chamado abertura ou genérico contendo imagens relacionadas à temática da história; música de fundo; créditos de atores, diretores e autores da obra. Em alguns casos, esta abertura é exibida somente após o primeiro bloco da telenovela, ficando entre este primeiro bloco e o primeiro intervalo comercial. Trechos das aberturas também são exibidos como vinhetas de "estamos apresentado" e "voltamos a apresentar" no início e no fim dos intervalos comerciais e como encerramento, onde são exibidos créditos de produção como câmeras e produtores.

A ordem dos créditos exibidos numa abertura não é obrigatória e varia de acordo com cada produção, mas é comum que seja exibido primeiro o nome dos autores seguidos pelos protagonistas e antagonistas, núcleo central, apresentando (novos atores), atores convidados, crianças, participações especiais e por fim os colaboradores, os diretores, o diretor principal e o diretor de núcleo. O título da novela é comumente exibido no término da abertura, mas há também ocasiões em que é exibido tanto no início quanto no fim ou até mesmo somente no início ou no meio da abertura.

Já nos encerramentos, a ordem é: Elenco de apoio (atores com baixa participação nas novelas), autorização especial (geralmente vinda do SATED), equipe técnica (ordem variada), gerência de produção e, por último, marcas que anunciaram "merchandising" e a realização (logomarca, site da novela, ano de produção e razão social da emissora).

Em Portugal e países lusófonos de África as aberturas tem o nome de "Genérico" e possuem duração variada de 50 segundos à 1 minuto.

A palavra telenovela é uma palavra de origem castelhana, particularmente do espanhol falado em Cuba, país precursor desse gênero audiovisual que foi inspirado nas radionovelas. O vocábulo é fruto da fusão das palavras: tele (de televisão) e novela, que em espanhol é o mesmo que romance em português.

Devido a sua longa-duração, há quem aponte uma pretensa contradição em sua denominação, ao dizer que as telenovelas deveriam se chamar "telerromances". Porém, para a língua portuguesa, o gênero literário novela distingue-se do romance não pelo seu tamanho, mas pela forma como os eventos se sucedem na narrativa e pela abordagem folhetinesca da sua escrita.

A matriz original do termo mostrou ser forte a ponto de conseguir legitimidade em outros idiomas, como o russo, que preferia a palavra 'serial', para designar os folhetins audiovisuais.

A fala cotidiana em países como Brasil, Portugal e a própria Cuba, aceita a forma abreviada de 'novela' para chamar a obra audiovisual. Porém o termo "telenovela" é preferível a fim de distinguir a obra audiovisual da literária.