miércoles, 1 de septiembre de 2010

Paraíso (2009) telenovela









Paraíso foi uma telenovela brasileira exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo, adaptada por Edmara Barbosa e com a colaboração de Edilene Barbosa, com supervisão de Benedito Ruy Barbosa. A trama é uma adaptação da novela homônima de Benedito Ruy Barbosa, que foi exibida pela Rede Globo no ano de 1982, com direção geral de Rogério Gomes; direção de Felipe Binder, Pedro Vasconcelos e Paulo Guelli e direção de núcleo de Rogério Gomes, estreou no dia 16 de março de 2009, e teve seu último capítulo exibido no dia 2 de outubro, com reprise no seguinte dia 3 de outubro.Contou com 173 capítulos.
Teve Nathália Dill, Eriberto Leão, Mauro Mendonça, Vanessa Giácomo, Reginaldo Faria, Cássia Kiss e Soraya Ravenle nos papéis principais.

História
Sinopse
Primeira fase
Em uma viagem à Bahia, o coronel Eleutério comprou uma estranha relíquia para servir de recordação de sua viagem: um diabinho postado dentro de uma garrafa, provocando a fofoca da população da pequena cidade de Paraíso, no Pantanal mato-grossense, onde mora. E no dia em que sua mulher, Nena, vai ter o filho, morre após o parto. O povo, então, conclui que o culpado pelo acontecido foi o tal diabinho, e atribuir a paternidade desse ao recém nascido.

Outra lenda local também começou a correr na cidade em torno da até então criança Maria Rita, filha de Antero, que foi prometida pela sua mãe, a beata Mariana, para Santa Rita. O povo, então, passou a acreditar que "santinha", como passou a ser conhecida, fazia milagres. Eles entregavam os parentes a ponto de morrer nas mãos dela e, se sobrevivesse, seria um milagre feito, mas senão, foi por que Deus quis que tal indivíduo falecesse.

Segunda fase
José Eleutério, o "filho do Diabo", ou simplesmente Zeca, cresceu cercado pela sua lenda, causando um certo tipo de medo na população. Ele volta do Rio de Janeiro depois de oito anos, onde estudou. Ele se formara em Direito e em Agronomia mas, ao chegar em Paraíso, deixa os diplomas pendurados na parede e partiu para comitivas, o que ele realmente quer. Ele é bastante amigo dos peões Terêncio e Zé Camilo, com quem se abre.

Na casa de Eleutério mora Zefa, a empregada e sua filha, a doce Rosinha. Na verdade, Zefa é apaixonada por Eleutério, não tendo coragem de revelar o seu amor. Muitas vezes Eleutério flagra Zefa comprovando esse sentimento, vendo ela sentir o aroma de uma camisa sua, por exemplo. Já Rosinha é apaixonada por Zeca desde criança, que a tem como uma irmã. Ela, ao contrário da mãe, tem coragem de revelar esse amor e muitas vezes o revela, se decepcionando em todas.

Já Maria Rita também cresceu cercada pela sua lenda e, até hoje, o povo local acredita nos milagres da moça. E quem não gosta dessa ideia é Antero, seu pai, que diz ser a ignorância do povo. Mariana sonha em colocar Santinha em um convento, contra a sua vontade. Ela, na verdade, quer seguir uma vida normal como qualquer outra mulher.

Em um belo dia, Zeca, que está apostando uma corrida a cavalo com Terêncio, fica frente a frente com a tão famosa santinha, que está com a mãe, Mariana. Imediatamente os dois se apaixonam. E quem fica furiosa com isso é Mariana, que acredita que a filha está sendo atentada pelo Diabo, deixando Antero com os nervos à flor da pele. Isso tudo deixa Rosinha triste, que vê o amado apaixonado por outra mulher, mas ela não se conforma, por ela ser santa e ser prometida para Deus.

Depois, Zeca sai novamente em comitiva e, durante um rodeio, cai do touro e fica paraplégico, para o espanto de todos. Ele, então, pede para o pai para trazer Maria Rita até ao seu quarto para que ela possa rezar por ele e fazê-lo voltar a andar. E depois de muitos enrolamentos, principalmente passando por cima de Mariana, Antero a leva até a casa de Eleutério e a deixa no quarto dele para ela rezar. Zeca, motivado pela emoção, puxa o véu de Maria Rita, vendo o seu rosto, e os dois se encantam ainda mais. Até que depois os dois se beijam. Ela, para fazer Zeca voltar a andar, se tranca no quarto sem comer até ele voltar a andar, para o desespero dos pais, e se o milagre fosse alcançado ela iria para o convento. Mais tarde Zeca recupera o poder nas pernas, fazendo Mariana aumentar as suas crenças sobre a filha e levá-la definitivamente para um convento.Depois de um tempo fazendo Fisioterapia, no Rio de Janeiro, para recuperar o movimento total das pernas, Zeca decide pedir Maria Rita em casamento, porém ela lhe conta sobre sua promessa.Desesperado, Zeca decide fazer todo o possível para evitar que ela vá para o convento, chegando até a sequestra-la no dia de sua partida.

Na cidade há muitas famílias divertidas. Uma delas é a do prefeito Norberto. Ele é casado com Aurora, que odeia a profissão do marido. Os dois tiveram uma filha, Maria Rosa, que desperta a atenção dos rapazes da cidade, deixando Norberto maluco. Dentre muitas atrapalhadas, muitas vezes ele se enrola. Na cidade também há um padre, o Padre Bento. Ele joga sinuca no bar para ganhar dinheiro para a reforma de sua Igreja, reclamando que quase ninguém o ajuda. O padre sempre tenta fugir das maluquices de Mariana, tendo quase todas as vezes aturá-la.

Quem aparece na cidade são os amigos Otávio e Ricardo, amigos que Zeca fez no Rio de Janeiro. Eles chegam em Paraíso para visitar o amigo e se encantam pela cidade, deixando Norberto e o povo preocupados, por pensarem que eles são forasteiros. Os dois se encantam por Maria Rosa, e os três viram amigos. Otávio e Ricardo, depois de ganharem a confiança de Norberto, eles fazem uma sociedade e abrem a rádio Paraíso, uma estação local.
Em Paraíso, há também caminhos de humor, como a pensão da Dona Ida, uma bondosa senhora. Ela vive com a neta Aninha, e trabalha com as garotas fogosas da cidade: Cleusinha, Jacira, Nina, Edite, Das Dores e Tonha. Elas não perdem a chance quando avistam um hóspede bonito e rico, deixando Dona Ida furiosa.

Fim
Edite descobre que Marcos morreu de acidente de avião mas cria seu filho com Juvenal que antes amava ela escondido. Maria Rita não tem amor por Otávio e que o único que a ama é Zeca; Dona Ida concordou a ideia de Bertoni e Zuleika de transformarem sua pensão em um hotel e que vai morar com Ricardo e Aninha no Rio de Janeiro. Nasce o bebê de Maria Rosa e que é filho de Geraldo; Eleutério quebra a garrafinha do diabinho e explica a Zeca que não quer mais fofocas do povo se souber disso e Zé Camilo vai embora e abandona Tonha mas Zeca vai com ele. No caminho, Zeca desiste de ir e toca o berrante chamando Maria Rita. Pouco antes do casamento, Mariana escuta o berrante mas Antero afirma que não é ele e á essa hora ele já está bem longe. Ele deixa a filha ir atrás de Zeca. Todos veem Maria Rita indo ao encontro de Zeca a cavalo, então Padre Bento cancela o casamento para uma missa campal. Zeca esperava que Maria Rita viesse até ele e que ela não ia chegar e então quase vai embora quando Maria Rita surge e os dois se reencontram novamente. Eles se beijam e juntos vivem felizes para sempre. FIM.

Elenco
em ordem da abertura da novela
Ator Personagem
Eriberto Leão José Eleutério Ferrabraz (Zeca / filho do Diabo)
Nathália Dill Maria Rita Godói (Santinha)
Mauro Mendonça Antero Godói
Cássia Kiss Mariana Godói
Vanessa Giácomo Rosa (Rosinha)
Alexandre Nero Terêncio
Soraya Ravenle Josefa Ferrabraz (Zefa)
Kadu Moliterno Bertoni
Cristiana Oliveira Zuleika Tavares
Leopoldo Pacheco Prefeito Norberto Medeiros
Bia Seidl Aurora Medeiros
Cris Vianna Candinha
Fernanda Paes Leme Maria Rosa Albuquerque Medeiros
Guilherme Berenguer Ricardo
Juliana Boller Ana Célia Aires (Aninha)
Lucy Ramos Cleusinha
José Augusto Branco Amadeu (Nono)
Genézio de Barros Alfredo Modesto
Lucci Ferreira Geraldo Valfrido Gutiérrez
Guilherme Winter Otávio Elias Barbosa
Alexandre Rodrigues Tóbi
Cláudio Galvan Vadinho
Gésio Amadeu Capita
Cosme dos Santos Zé do Correio
Carol Abras Jacira
Mareliz Rodrigues Nina
Manuela do Monte Tonha
Jackson Costa Isidoro
Hugo Gross Pedro do Posto
João Sabiá Marcos Miola
Oscar Magrini Falconi
Aisha Jambo Leni Peixoto
Lidi Lisboa Das Dores
Paula Barbosa Edite
Rodrigo Satter Tiago
Yassir Chediak Juvenal
Thommy Schiavo Chico
Eduardo Di Tarso Paraná

Participações especiais
Ator Personagem
Marcelo Faria Eleutério Ferrabraz (jovem)
Luli Müller Nena Ferrabraz
Luiz Antônio do Nascimento Tião (jovem)
Duda Ribeiro Mané Corrupio
Larissa Vereza Irmã Matilde
Anamaria Barreto Madre Superiora
Apresentando
Ator Personagem
Daniel Zé Camilo
Reginaldo Faria como Eleutério Ferrabraz
Walderez de Barros como Dona Ida
Carlos Vereza como Padre Bento
Tema de abertura Instrumental e posteriormente "Deus e Eu no Sertão", Victor & Leo
Rede Globo

No hay comentarios:

Publicar un comentario

*T E L E N O V E L A*

Una telenovela es un género televisivo producido originalmente en varios países de América Latina, cuya principal característica es contar desde una perspectivamente básicamente melodramática una historia de amor a lo largo de varias decenas de capítulos (usualmente más de 100) y que casi siempre tiene un final.

Durante el trayecto de la misma, los personajes principales (un galán y una damita joven) sufren los embates de uno o varios villanos (generalmente una novia despechada, un madre celosa o un padre despótico), que se ve coronada con la felicidad en el último minuto del capítulo final, hasta el cual se sucede una innumerable cantidad de peripecias. Esencialmente de carácter sentimental, con intrigas, engaños y confusiones.

Con los años han ganado más acción e incorporado elementos de otros 'géneros' (como el policíaco, la comedia, el thriller e incluso la ciencia ficción).

El argumento base de la telenovela es el de la ascención social que, generalmente, se da por medio del matrimonio (aunque también ha habido muchas en que la protagonista luego de ser seducida y abandonada, logra revertir su penosa situación y triunfa a costa de mucho esfuerzo y dedicación - sirviendo así de ejemplo, sobre todo, para las amas de casa y las mujeres que hasta los años 80, eran el público fundamental de estas producciones; pero hace un par de décadas amplios segmentos masculinos consumen seriales de esta clase).

En la telenovela clásica, generalmente hay un amor imposible, un/a hijo/a abandonado/a (casi siempre un/a heredero/a de una abultada fortuna), y grandes secretos del pasado que, al revelarse, cambian el curso de la historia rectificando fatales errores e injusticias.

La telenovela moderna ha abortado temas tan polémicos y peliaguados como el cáncer, las drogas, la homosexualidad y el crimen. También, por su gran matiz prescriptivo, promueven sensibles cuestiones sociales.

Aunque muchos lo cuestionen, la telenovela se ha vuelto patrimonio de la cultura latinoamericana (sobre todo donde mayor sofisticación ha alcanzado, como en Brasil). Pero su finalidad básica no es educar, como algunos pretenden, ya que es un programa de neto entretenimiento y que surgió más por estímulo de las jaboneras que por una necesidad recreativa o cultural.

El género nació en la radio, específicamente en Cuba, donde salieron al aire los primeros seriados radiales.
Cuando nace la TV en América Latina, especialmente en Cuba y Brasil (otoño de 1950), el género es automáticamente importado al nuevo medio. La primera telenovela latinoamericana parece ser la brasileña Tu vida me pertenece (Sua vida me pertence, en port.), realizada por TV Tupi de São Paulo. Empezó el 21 de diciembre de ese año, con capítulos de 20 minutos y 3 veces por semana.

La cubana Senderos de amor, estrenada el 1ro de octubre de 1952, por CMQ-TV parece haber sido la segunda propuesta del género en el continente, a la cual siguió una estela de historias que para 1958 ya eran 15 por año, sólo en el antes mencionado Canal 6 (CMQ) .

Erróneamente, se da a México la paternidad de la telenovela. No es hasta el 9 de junio de 1958 que se emite, en vivo, por Telesistema Mexicano (TSM, Canal 4) Senda prohibida, de Fernanda Villeli, en Su Telenovela Colgate, diariamente a las 6.30 p.m.

Otras novelas que precedieron a Senda... fueron La criada de la granja (1954, Televisa, hoy Venevisión), Ante la ley (22 de agosto de 1955, Puerto Rico) ,La esquina (1955), escrita por Román Chalbaud, y transmitida por Radio Caracas Televisión y producida por Colgate-Palmolive,
El 0597 está ocupado es considerada la primera telenovela colombiana /1959/,Vila Faia primera telenovela portuguesa /RTP 1982/,
“Magdalena de la calle” primera telenovela paraguaya /1978/, Bar Cristal primera telenovela peruana /1959/,
1967 - CHILE: La chica del bastón , realizada por PROTAB, se convierte en la primera telenovela chilena,

Si bien son temáticamente parecidas a las soap operas de la televisión anglosajona, a diferencia de éstas, la telenovela latinoamericana tienen un número limitado de episodios, no pasando normalmente de alrededor de cien o pocos cientos y de una duración de aproximadamente seis meses a un año como máximo. En casos excepcionales su duración se puede extender a dos e incluso tres años, con la salvedad de las telenovelas de producción española, en las cuales la duración indefinida sí es lo habitual.Es también conocida como Tele-romance, llamada novela de TV o simplemente novela en Brasil, Tele-teatro o tira en Argentina, Culebrón (por su larga duración) en España y Venezuela, Seriado (por la cronología) en Colombia y Teleserie (porque la comedia o la acción es mayor al romance) en Chile y en zonas de Perú y Bolivia y comedia en Uruguay.

Telenovela es una palabra de origen castellano, especialmente del español hablado en Cuba, precursor de este género audiovisual que se inspiró en las radionovelas. El término es el resultado de la fusión de las palabras: tele (de televisión) y novela (el género literario romántico).

Telenovela é uma história de ficção desenvolvida para apresentação na televisão. Ela tem a característica de ser dividida em capítulos, em que o seguinte é a continuação do anterior. O sentido geral da trama é previsto inicialmente, mas o desenrolar e o desenlace não. Durante a exibição – que pode levar de seis a dez meses, em episódios diários –, novos rumos e personagens podem ser inseridos.Portugal é um grande produtor de telenovelas, onde se destacam as telenovelas produzidas pela TVI e da RTP, que já são exportadas para vários países e possuem uma qualidade estética e literária incrível. A primeira novela portuguesa foi Vila Faia da RTP/1982/.

Antes de cada capítulo de uma telenovela, é exibido um pequeno clipe audiovisual chamado abertura ou genérico contendo imagens relacionadas à temática da história; música de fundo; créditos de atores, diretores e autores da obra. Em alguns casos, esta abertura é exibida somente após o primeiro bloco da telenovela, ficando entre este primeiro bloco e o primeiro intervalo comercial. Trechos das aberturas também são exibidos como vinhetas de "estamos apresentado" e "voltamos a apresentar" no início e no fim dos intervalos comerciais e como encerramento, onde são exibidos créditos de produção como câmeras e produtores.

A ordem dos créditos exibidos numa abertura não é obrigatória e varia de acordo com cada produção, mas é comum que seja exibido primeiro o nome dos autores seguidos pelos protagonistas e antagonistas, núcleo central, apresentando (novos atores), atores convidados, crianças, participações especiais e por fim os colaboradores, os diretores, o diretor principal e o diretor de núcleo. O título da novela é comumente exibido no término da abertura, mas há também ocasiões em que é exibido tanto no início quanto no fim ou até mesmo somente no início ou no meio da abertura.

Já nos encerramentos, a ordem é: Elenco de apoio (atores com baixa participação nas novelas), autorização especial (geralmente vinda do SATED), equipe técnica (ordem variada), gerência de produção e, por último, marcas que anunciaram "merchandising" e a realização (logomarca, site da novela, ano de produção e razão social da emissora).

Em Portugal e países lusófonos de África as aberturas tem o nome de "Genérico" e possuem duração variada de 50 segundos à 1 minuto.

A palavra telenovela é uma palavra de origem castelhana, particularmente do espanhol falado em Cuba, país precursor desse gênero audiovisual que foi inspirado nas radionovelas. O vocábulo é fruto da fusão das palavras: tele (de televisão) e novela, que em espanhol é o mesmo que romance em português.

Devido a sua longa-duração, há quem aponte uma pretensa contradição em sua denominação, ao dizer que as telenovelas deveriam se chamar "telerromances". Porém, para a língua portuguesa, o gênero literário novela distingue-se do romance não pelo seu tamanho, mas pela forma como os eventos se sucedem na narrativa e pela abordagem folhetinesca da sua escrita.

A matriz original do termo mostrou ser forte a ponto de conseguir legitimidade em outros idiomas, como o russo, que preferia a palavra 'serial', para designar os folhetins audiovisuais.

A fala cotidiana em países como Brasil, Portugal e a própria Cuba, aceita a forma abreviada de 'novela' para chamar a obra audiovisual. Porém o termo "telenovela" é preferível a fim de distinguir a obra audiovisual da literária.